Mudanças nas padarias: veja 5 trazidas pela tecnologia

Prática • set. 11, 2019

Muitas pessoas podem não ter percebido, mas houve grandes mudanças nas padarias do Brasil. Elas passaram a oferecer refeições completas, opções variadas de pães e adotaram diversos serviços.

Até chegar nesse patamar, as padarias precisaram passar por transformações tecnológicas que afetaram todos os processos e abriram oportunidades para que empresários pudessem trazer novidades e explorar novos ares. O que atraiu clientes e manteve vários estabelecimentos vivos, mesmo diante da crise.

Porém, há um problema que fez os empreendimentos buscarem novas soluções para deixar sua produção mais ágil. Os supermercados e hipermercados, concorrentes diretos, aumentaram seus números em 2018 e dispararam em relação às tradicionais padarias.

Preparamos este texto para mostrar como os panificadores podem usar a tecnologia a seu favor e de que forma ela pode ajudar no desenvolvimento do seu negócio. Acompanhe a leitura!

Por que fazer mudanças nas padarias?

O que vemos na realidade são muitas padarias que continuam trabalhando de forma ineficiente e ineficaz.

Esse é um dos grandes problemas quando a concorrência se torna a grande indústria, que consegue produzir pães e bolos com um custo baixo e 100% automatizado. Dessa forma, ela acaba inviabilizando todos os negócios que não conseguem confrontar os preços.

Segundo o levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria ( ABIP ), em 2018 o setor de panificação teve um crescimento de apenas 2,8%. A título de comparação, o Grupo Carrefour e Assaí tiveram aumento total de quase 34%. Para tentar lutar contra essa situação, desde 2012 as padarias aumentaram a variedade de alimentos produzidos internamente.

A padaria brasileira tem capacidade de desenvolver diferenciais para concorrer com o mercado. O empresário precisa saber como e quando atuar para superá-los.

Não é preciso vender apenas pão francês ou ser só uma padaria de bairro. Ele pode assumir diferentes características dentro do mesmo empreendimento, respeitando o perfil do seu negócio, mantendo os clientes fiéis e conseguindo novos consumidores.

A tecnologia é um dos principais fatores que determinam a sobrevivência de uma panificadora no mercado atualmente, é preciso acompanhar as mudanças e identificar os pontos que impactam no valor final do produto.

1. Aumento da produção

O primeiro ponto que a tecnologia impactou foi no sistema de trabalho. Grande parte das padarias hoje em dia são orientadas à produtividade, muito diferente do que se via a alguns anos, quando a capacidade era menor. Essa mudança de pensamento se teve por causa do crescimento da população e o aumento da demanda.

Então, para manter o negócio vivo, os empresários precisaram adaptar os seus estabelecimentos para atender a necessidade do público. Atualmente, segundo estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), cada indivíduo consome em média mais de 22 kg de pães por ano. Em comparação com 1997 , é um aumento de 5 kg.

Com isso, foi preciso contratar mais colaboradores, utilizar equipamentos adequados para a produção em quantidade e trabalhar com variedades de produtos para se destacar dos concorrentes.

2. Uso de energia

Com a eletricidade, os padeiros e padarias passaram a contar com vários confortos no ambiente de trabalho e durante o processo de fabricação dos alimentos. Primeiro ponto foi a substituição dos fornos de alvenaria pelos elétricos. Com essa mudança, ao apertar um botão era possível regular a temperatura, ligar, desligar e até programar receitas e vaporização.

Com o tempo, esses equipamentos foram evoluindo e permitiram automatizar todos os processos da produção de pão. Desde a mistura da massa até a cocção ideal para o produto atingir as características chamativas como cheiro, textura e cor. Podemos dizer que essa foi a maior mudança causada pela tecnologia.

3. Transformação dos ingredientes

A farinha e o fermento biológico foram os ingredientes que passaram pelas maiores mudanças tecnológicas.

Por exemplo, o caso do fermento biológico. A levedura Saccharomyces Cerevisiae , passou a contar com investimentos tecnológicos para que fosse capaz de produzir mais gases que ajudam na maciez e volume do pão.

A farinha também teve modificações importantes como seleção de grãos, e misturas e processos que permitem maior controle do desempenho e padronização de produto.

Pode-se dizer que hoje a padaria tem disponível no mercado, um arsenal de insumos para os mais diversos fins.

4. Evolução dos equipamentos

Os ingredientes também puxaram a tecnologia nos equipamentos, um sem o outro não compensa, é uma soma de fatores. A informática está presente em todos os pontos da padaria, do controle de caixa até o tipo de assamento que determinada massa precisa.

Hoje em dia, qualquer um consegue reproduzir uma receita de pão com um celular na mão e o maquinário certo.

As placas dos fornos possibilitam controlar cada etapa do processo é um dos avanços que os equipamentos passaram a ter. Todos funcionam por meio de um software que controla tudo. Muito diferente do que era visto antigamente, com equipamentos arcaicos e controle de estoque em cadernetas.

5. Automação dos processos

Toda essa mudança só foi possível porque houve pessoas dispostas a encontrar soluções para tornar todo o processo mais ágil. Existem sistemas que fazem a divisão, modelagem e padronização do peso automaticamente e com apenas um clique. Sem a necessidade de ficar um responsável por acompanhar todo o processo.

Só para exemplificar, as câmaras de fermentação e o ultracongelador que permite guardar o excesso de massa para ser utilizado depois, de acordo com a demanda da loja. Não há necessidade fazer nada na hora e do zero, o que mantém a padaria sempre com pães frescos e quentes.

As padarias precisam inovar para se manter no mercado, para isso é preciso aumentar a produção, ter processos mais automatizados e espaços melhor aproveitados.

Em suma, como vimos, a solução é investir em equipamentos que poderão ajudar os empreendedores a aumentar a fabricação própria de alimentos, com baixo consumo energético e com matéria prima diferenciada.

pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
Pessoa embalando alimentos em embaladora à vácuo
Por Prática 08 abr., 2024
As vantagens das embalagens no setor alimentício vão desde a eliminação de desperdícios, estocagem, transporte e segurança. Saiba mais.
MAIS POSTS
Share by: