Pães artesanais: veja 8 dicas incríveis para vender

Prática • abr. 30, 2018

Pães artesanais são a nova realidade no mercado de alimentação que vive momentos de prosperidade. Uma prova disso são os dados do setor de panificação e confeitaria: 98% da população brasileira consome produtos panificados.

De acordo com levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria ( ABIP ), uma das principais tendências para os próximos anos no mercado desse segmento é a produção de pães especiais, direcionada a um público diferenciado e exigente.

Já que é assim, confira neste post 8 importantes dicas para iniciar a produção de pães artesanais, conquistar os consumidores e gerar bons lucros.

Boa leitura!

1. Produção criteriosa

Um dos diferenciais de um produto artesanal é a seleção acertada dos ingredientes. Por isso, avalie bem os fornecedores da matéria-prima a ser utilizada. Assim, você tem tudo para fabricar um pão de qualidade e delicioso.

O capricho e a higiene também são fundamentais para destacar seu produto da concorrência. Então, fique atento para garantir a qualidade em todas as etapas do processo de produção.

2. Fermentação natural

Sabor incomparável, casca crocante e aspecto rústico são características marcantes de um pão artesanal feito com fermentação natural. Os benefícios dessa técnica, contudo, vão além da aparência e do sabor.

A fermentação natural faz com que o pão fique com o índice glicêmico menor. Além disso, o pão fabricado a partir dessa técnica é digerido mais facilmente, em função do teor de bactérias benéficas ao funcionamento do intestino.

A fabricação por meio da fermentação natural tem características que não podem ser ignoradas. O tempo para fermentar a massa , por exemplo, é bem demorado, o que deve ser levado em conta na produção do pão artesanal.

3. Restrição alimentar

Hoje, há consumidores de diversos tipos e necessidades, e cada vez mais é preciso atendê-los para se destacar no mercado.

Os que buscam uma alimentação mais saudável costumam optar por pães artesanais elaborados com ingredientes funcionais: farinhas integrais, chia, aveia, linhaça, castanhas etc. O pão integral enriquecido com fibras, por sua vez, atende ao público adepto das dietas para emagrecimento.

Os veganos, por sua vez, não consomem produtos com ingredientes de origem animal. Nesse caso, é preciso excluir da receita ovos, mel, manteiga, leite e outros produtos. Uma alternativa é investir no óleo de coco e na chia, que substitui o ovo em algumas preparações.

Também é uma boa estratégia produzir versões com baixo teor de gorduras e de sódio, para os que fazem controle da pressão arterial, e com baixo teor de açúcares, para os diabéticos.

4. Inovação de sabores

Quando se trata de pães artesanais, o céu é o limite! Sempre será uma boa alternativa investir em receitas apetitosas, que agucem o paladar do cliente já ao pronunciar o nome dos ingredientes.

Que tal desenvolver, por exemplo, um croissant com diferentes opções de recheio, como chocolate belga, geleia de damasco, queijo e cogumelos? Com certeza, essa variedade vai encantar o público.

Versões regionais também caem no gosto dos clientes. Quer um exemplo? Pão artesanal com carne seca desfiada: a cara do nordeste!

5. Embalagens e quantidades

O mesmo critério na escolha dos ingredientes deve ser levado em consideração na escolha da embalagem. O uso de materiais sustentáveis evidencia o compromisso com o meio ambiente e a responsabilidade social do estabelecimento.

Outro diferencial é oferecer aos clientes opções variadas de quantidades: tamanho família, versões medianas e até mesmo a individual. Esta última agrada quem vai pretende levar o produto para o horário do lanche ou para incluir na merendeira das crianças.

Uma observação importante: não se esqueça de incluir na embalagem data de fabricação e validade, sugestão de armazenamento, entre outras informações.

6. Divulgação do produto

Tão fundamental quanto produzir um pão artesanal delicioso, é fazer com que as pessoas saibam que ele existe.

Um sorriso no rosto ou um cumprimento amistoso é um bom começo para iniciar o bate-papo e apresentar o seu produto. Explique ao cliente os diferenciais da massa, como os ingredientes foram selecionados e os cuidados necessários. Esse tipo de atendimento é essencial para o sucesso na venda.

Além disso, hoje em dia é fundamental que toda marca tenha visibilidade na internet. Não deixe de criar páginas nas redes sociais e de desenvolver um bom site e blog, que permitam a constante divulgação das novidades e dos benefícios dos produtos.

7. Decoração e degustação

Uma boa decoração certamente pode ajudar a promover os pães artesanais. Uma sugestão é deixar no estabelecimento uma mesa reservada para esses produtos especiais.

Invista em toalhas e cestas diferenciadas e aposte na decoração em estilo colonial, que combina com a rusticidade dos pães artesanais e ajuda a aguçar os sentidos.

Com cordialidade, convença seu cliente a experimentar os pães artesanais. Um estudo do Sebrae mostrou que a degustação é uma das formas mais eficazes de fazer o cliente conhecer o produto e retornar ao estabelecimento.

Vale a pena incluir geleias e patês na degustação, para que o cliente aprecie o produto em diferentes perspectivas de sabor.

8. Investimento necessário 

A produção de pães artesanais requer a aquisição de equipamentos específicos. Invista em bons fornos e em ultracongeladores , por exemplo.

Para produzir produtos de qualidade, também é necessário contratar mão de obra especializada, um dos maiores desafios do ramo, já que o mercado de pães artesanais ainda não dispõe de muitos profissionais com formação adequada.

Na produção dos pães artesanais, informação e planejamento são ingredientes que não podem faltar. Por isso, pesquise, planeje e se organize! Seguindo essas dicas, com certeza os lucros vão aparecer e o sucesso do empreendimento vai corresponder às suas expectativas.

pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
MAIS POSTS
Share by: