Aperitivos de boteco: confira opções para oferecer no restaurante

Aperitivos de boteco: confira opções que vão deixar seus clientes com água na boca

  • Home
  • Gastronomia
  • Aperitivos de boteco: confira opções que vão deixar seus clientes com água na boca
Aperitivos de boteco

Aperitivos de boteco: confira opções que vão deixar seus clientes com água na boca

Os aperitivos de boteco são uma grande tradição presente não só no Brasil, mas também em vários países pelo mundo, com suas respectivas culturas culinárias.

Assim, adicionar um bom mix desses alimentos pode alavancar exponencialmente os lucros do seu negócio, pois os clientes ficam satisfeitos com aperitivos diferentes e também com os tradicionais.

Você sabe o que realmente caracteriza os aperitivos de boteco? Quer conhecer os diferentes tipos e as melhores opções para o seu estabelecimento? Então continue a leitura para ter essas e outras informações.

O que são os aperitivos de boteco?

Aperitivos são alimentos servidos em pequenas porções que são consumidas em diversos eventos e estabelecimentos, como em bares, restaurantes, casamentos, palestras, formaturas, shows, jogos, encontros empresariais, dentre outros. 

A maioria dos petiscos é, portanto, fácil de transportar, preparar e armazenar e podem ser comidos com as mãos. Isso fez com que essas iguarias ganhassem destaque, visto que não geram grandes resíduos quando comparadas aos pratos comuns. 

Nesse sentido, podemos destacar as principais características dos aperitivos:

  • pequenos tamanhos e quantidades razoáveis: os petiscos, na maioria das vezes, são distribuídos em tamanhos menores para atender todos os consumidores que desejam degustar o alimento por mais tempo, sem que ele se torne enjoativo;
  • boa apresentação: vários pratos de petiscos são montados, a fim de passar uma boa impressão visual e atrair os clientes;
  • manuseio simples: aperitivos são fáceis de serem feitos e servidos e dispensam condimentos mais elaborados que, geralmente, são servidos à parte, como limão, pimenta, mostarda, ketchup e outros molhos.

14 diferentes tipos de aperitivos de boteco servidos no mundo para adicionar ao seu negócio

1. Coxinha de frango

A coxinha de frango é um dos petiscos mais famosos e consumidos no Brasil. É um salgado frito que tem uma crosta crocante e o recheio de frango desfiado no seu interior.

Sem dúvidas, essa é uma ótima opção para disponibilizar em diversas ocasiões e confraternizações, ainda mais com outros tipos de salgados por exemplo minipastéis, minienroladinhos e bolinhas de queijos, além de bebidas diversas.

2. Tapas

As tapas são porções de aperitivos tradicionais da Espanha, comidas com a mão e acompanhadas de vinho, cerveja ou sangria, uma bebida típica espanhola.

Dentre as tapas mais conhecidas podemos destacar as tortillas, as patatas bravas, as croquetas e o pan con tomate e jamón. 

3. Tacos

Os tacos tem origem mexicana e são uma das marcas culturais desse país. O petisco, no entanto, também tem muitos fãs nos Estados Unidos.

Eles consistem em uma tortilha de milho crocante ou trigo macia, recheada de tiras de alface, queijo, carne moída ou outros recheios de sua preferência.

4. Bolinho de bacalhau

O bolinho de bacalhau é uma receita portuguesa que dá um toque especial no seu estabelecimento, já que é um queridinho no Brasil.

Ao preparar o alimento, contudo, é importante ter atenção aos cuidados necessários em relação ao bacalhau, isso porque, ele deve ser dessalgado por, pelo menos, 12 horas. Você pode servir o petisco com molhos a base de maionese e também combina muito com pastas de azeitonas.

5. Pretzel

O pretzel é uma opção de pão que pode ser tanto doce quanto salgada e é bastante popular na Alemanha, além de ser difundido também na Austrália, Suíça e em outros lugares pelo mundo.

Quando são doces, os pretzels podem ter uma cobertura de coco, doce de leite ou calda de chocolate. 

6. Empada

Assim como a coxinha, a empada é um aperitivo famoso entre os brasileiros e bastante adorado, então que tal adicioná-lo ao seu catálogo de petiscos?

Elas consistem em uma massa composta basicamente por farinha de trigo com um recheio no seu interior e, após ser tampada, ela é assada. Os recheios mais tradicionais são frango e palmito, mas é possível inovar e apostar em combinações bem diversas.

7. Dadinho de tapioca

Essa é uma receita bem brasileira que utiliza massa de tapioca e queijo coalho. Na versão original, ele é frito, no entanto é comum servir a porção em uma versão mais saudável, assando-os em uma fritadeira sem óleo.

Na hora de servir, você pode oferecer os dadinhos acompanhados de mel, melado de cana ou geleia de pimenta.

8. Pizza

A pizza é um dos alimentos mais conhecidos no mundo e foi criada e distribuída inicialmente pela Itália. Esses quitutes tem dezenas de combinações de recheios, como queijos, carnes, molhos, temperos, folhagens, dentre outros.

Aliás, há também opções de pizzas doces, com coberturas de chocolate, confetes, creme de leite e muito mais. Cabe destacar, no entanto, que é interessante servir minipizzas ou então fatias de uma pizza comum como petisco.

9. Batata frita

A batata frita é um alimento que atrai muita gente. Sabendo disso, é praticamente indispensável oferecer esse petisco no seu negócio.

Dessa forma, você pode servir as batatas fritas junto a outros aperitivos, sozinhas ou até mesmo acompanhadas por bacon e por molhos especiais, como os de queijo.

10. Canapé

O canapé é um aperitivo pequeno, que na maioria das vezes tem uma bela apresentação. Normalmente, é composto por um pedaço de pão torrado ou não, um biscoito ou uma massa folhada com uma enorme gama de recheios disponíveis para aplicar.

Se o objetivo é encher os olhos dos consumidores, o canapé é, portanto, uma opção certa para conseguir essa façanha. 

11. Minis-hambúrgueres

Utilizar minis hambúrgueres como petisco é uma opção bastante válida, principalmente em eventos e happy hours.

Eles podem transmitir um ótimo sabor de um hambúrguer convencional, mas não demandam grandes quantidades de ingredientes para serem produzidos, além de serem feitos em grandes escalas.

12. Tempurá

O tempurá foi introduzido no Japão pelos portugueses e também pode ser encontrado em outros países. Esse alimento consiste em pedaços de mariscos, camarões e vegetais fritos sob altas temperaturas e envoltos em uma massa de espessura fina.

13. Isca de peixe

É mais uma opção para trazer o sabor do litoral para o seu estabelecimento. A isca de peixe consiste em empanar e fritar pedaços de peixes que podem acompanhar molhos e bebidas.

Para fritar, no entanto, o ideal é optar por peixes mais firmes, com pouca espinha e gordura. Assim, as melhores opções são sardinha, agulha, traíra, tambaqui, tilápia, pescada branca, linguado e manjubinha.

14. Bolinhos

Além do bolinho de bacalhau, existem outras opções de bolinhos que também atraem o público para os aperitivos. Ótimas pedidas são opções como bolinhos de carne, carne seca, linguiça, feijoada, camarão e lula.

Na hora de escolher a receita, contudo, busque as mais cremosas e rústicas, para dar um charme ao produto. Além disso, lembre-se de servir a porção com molhos diferentes e que complementem o sabor.

Conclusão

Você viu que há dezenas de opções de aperitivos de boteco para diversificar e expandir o seu negócio, aumentando o seu faturamento. Assim, basta escolher as melhores opções para o seu cardápio e disponibilizá-las o quanto antes para os seus clientes.

Já sabe quais vai incluir no menu? Confira também as principais tendências para bares em 2022.

Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!