Atendimento: tenha uma equipe especialista em vender mais

Atendimento: tenha uma equipe especialista em vender mais

capacitar o time de atendimento

Atendimento: tenha uma equipe especialista em vender mais

Um bom atendimento depende diretamente de sua equipe para o sucesso de qualquer empreendimento. Bons produtos, localização, propaganda, apresentação e loja, perdem todo sentido quando seu time não está comprometido.

Além da cordialidade de um bom atendimento, conhecimento dos produtos, capacidade de orientar o cliente e fazer indicações, outro ponto fundamental é a agilidade do serviço.

A boa notícia é que tudo isso pode ser resolvido! É possível capacitar o time de atendimento para impactar positivamente o timing de compra do cliente. Acompanhe este artigo para saber mais detalhes a respeito!

O fator “Tempo”

Vivemos em uma realidade em que tudo é incrivelmente rápido e as pessoas também vivem no mesmo ritmo. No trabalho, estudos ou outras atividades, as pessoas estão com pouco tempo para se alimentarem e portanto, não podem esperar 40 minutos por uma refeição.

Mesmo quando em seu horário livre, em um final de semana, feriado, férias ou à passeio, elas ficam insatisfeitas com a demora porque estão condicionadas a não esperarem muito no dia a dia.

O que é o “timing de compra do cliente”?

A expressão em inglês “timing” refere-se ao tempo que se leva para realizar qualquer ação. Já o “timing” de compra do cliente se refere ao tempo que ele leva para decidir se compra ou não o seu produto, ou se permanece ou não na sua loja.

Do momento que ele entra em seu estabelecimento, vê seus produtos e preços, recebe o atendimento, até ao pagar por ele no caixa, tudo deve contribuir para que ele seja otimizado.

Neste processo, um dos fatores que mais pesa é este tempo de atendimento. Não adianta ter um excelente produto, um belo estabelecimento, mas um serviço moroso ou de qualidade desejável.

Dessa forma, é importante investir em treinamentos e capacitações para a equipe de atendimento, de modo que ela aprenda a atender ao timing de compra do cliente e suas necessidades de forma eficiente, proporcionando a melhor experiência possível e não deixar o cliente ir embora e perder as vendas.

Bom atendimento começa na cozinha

Uma técnica que pode ajudar é a do Cook and Chill que consiste na produção antecipada dos alimentos utilizando os ultracongeladores. Outro apoio é o uso dos Speed Ovens e micro-ondas profissionais, para finalizar e aquecer alimentos com rapidez.

Dessa forma você pode produzir um maior volume de produtos, separar porções, congelar e armazenar, e, por fim regenerar no momento de servir. Ademais, com isto você facilita o atendimento e aumenta a variedade de itens oferecidos.

Atendimento é agilidade também na entrega

A ansiedade e a insatisfação aumentam a cada minuto que passa e o pedido não chega. Por isso, o estabelecimento deve estar preparado para que a logística, seja em pedidos no balcão ou mesmo nas entregas por aplicativo de delivery.

Lembre-se também de treinar e capacitar seus entregadores, para que as entregas ocorram de forma pontual e segura. O pedido também deve manter a apresentação e temperatura ideais. Para isso, faça um estudo de embalagens e transporte, para que a entrega seja feita da forma mais profissional possível.

Como capacitar o time de atendimento?

Muitos negócios começam de forma amadora e acabam incluindo profissionais que ainda não estão completamente capacitados para oferecer o melhor atendimento ao público. Mas isso não é motivo para desespero. Existem diversas formas de alinhar sua equipe mesmo com o estabelecimento funcionando.

Vale destacar, ainda, que existe uma vantagem no processo de profissionalização com o negócio em marcha, porque sua equipe aplicará o que aprendeu de forma prática quase que instantaneamente.

É essencial que o empreendedor invista na profissionalização da equipe e que busque recursos e ferramentas para garantir um bom aprendizado.

Você pode optar pelos cursos online, acessáveis a qualquer momento, de qualquer lugar e em módulos independentes, para melhorias específicas.

Existem ainda, instituições como o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), com as quais é possível receber orientações mais específicas, de acordo com a cidade em que o empreendimento está localizado. 

Por fim, tenha em mente que toda transição exigirá esforço, mas na medida em que os resultados começarem a surgir positivamente e o negócio ganhar um ritmo mais orgânico, você verá que toda a dedicação valeu a pena!

Conclusão

Como você pôde ver, capacitar o time de atendimento é algo fundamental para otimizar os processos de produção e entrega, possibilitando assim, oferecer os produtos certos aos clientes no momento certo, o que resultará na expansão do empreendimento.

Agora que você já sabe o que precisa ser feito, confira nossas dicas de cursos de gastronomia para se profissionalizar ainda mais.

Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!