Azeite de dendê: conheça esse ingrediente

Azeite de dendê: conheça esse ingrediente

Azeite de dendê

Azeite de dendê: conheça esse ingrediente

O azeite de dendê é um alimento bastante utilizado no Brasil, principalmente na região nordeste, onde se concentra historicamente a maior quantidade dessa iguaria.

Contudo, por não ser tão conhecido em comparação ao óleo de soja, por exemplo, muitas pessoas – inclusive da área gastronômica – têm dúvidas sobre a origem desse azeite, como ele é feito e extraído, como utilizá-lo, quais são os benefícios, dentre outras questões.

Pensando nisso, preparamos este post para apresentar informações relevantes sobre esse assunto. Boa leitura!

O que é o azeite de dendê?

O azeite de dendê, também conhecido como óleo de dendê ou óleo de palma, é uma variação de óleo vegetal produzida a partir de um pequeno fruto de cor amarronzada ou alaranjada, originária de uma espécie de palmeira, chamada de palmeira-de-dendê ou dendezeiro, cujo nome científico é Elaeis guineensis.

Origem do dendezeiro

O dendezeiro é uma palmeira que surgiu na África. Mais especificamente na costa do Golfo de Guiné, que se trata da parte litorânea ocidental do continente africano.

O óleo de dendê sempre fez parte da cultura dos nativos dessa região. Essa iguaria, no entanto, chamou a atenção dos colonizadores europeus durante o período que eles chegaram no continente.

Há vários relatos do uso do azeite de dendê, um deles está na obra “Relação do Reino de Congo e das Terras Circunvizinhas”, escrita em 1591, em que o explorador e comerciante português Duarte Lopez relatou o uso do óleo de dendê pelos africanos.

Por fim, além dos registros que os europeus divulgaram sobre essa iguaria, há também evidências do uso do dendê na corte dos faraós, no Egito, por volta de 5 mil anos atrás.

Azeite de dendê no Brasil

As palmeiras produtoras de dendê chegaram no Brasil durante o século XVII, período em que havia o domínio europeu com práticas escravistas no país. Os dendezeiros foram plantados nas proximidades da cidade de Salvador e logo se expandiram. Pois se adaptaram rapidamente em todo o litoral baiano devido ao seu clima tropical.

Logo após, os afrodescendentes contribuíram para que o azeite de dendê passasse a ser difundido na culinária local e regional, em pratos típicos que se tornaram marca da Bahia e que ganharam o reconhecimento nacional.

O livro “História da Alimentação no Brasil”, escrito pelo historiador Luís da Câmara Cascudo, apresenta informações sobre as origens da aplicação do azeite de dendê no país, destacando fatos culturais e históricos.

Como é feito o azeite de dendê?

A fabricação do azeite de dendê passa por vários processos desde a sua extração, na qual os frutos são colhidos e aquecidos a vapor, para que a sua polpa interior amoleça e se separe da semente, facilitando a retirada do óleo.

Depois dessa etapa, os frutos são colocados em um digestor, no qual forma-se uma massa que será prensada para a extração do óleo de palma bruto. Esse óleo é encaminhado para o desaerador.

Dentro do desaerador, o óleo será filtrado para garantir que nenhum componente indesejado continue misturado a ele. O armazenamento inicial dessa substância é realizado em tanques especiais que mantêm a temperatura constante por volta de 50°C.

Benefícios do azeite de dendê

O azeite de dendê possui uma composição nutricional peculiar. Além do mais, ele é um alimento rico em vitamina A e vitamina E, proporcionando benefícios como:

  • melhora na saúde da pele e dos olhos;
  • melhora no funcionamento dos órgãos reprodutores;
  • fortalecimento do sistema imunológico;
  • atuação direta nos radicais livres;
  • prevenção do envelhecimento precoce;
  • prevenção de doenças.

Vale destacar, também, que o óleo de palma contém altos índices de ácidos graxos, tais como o ácido esteárico, ácido palmítico, linoleico (ômega 6) e oleico (ômega 9), trazendo assim mais benefícios para a nossa saúde.

Contudo, você não deve consumir o azeite de dendê de forma exagerada. Já que, como se trata de um óleo vegetal, naturalmente os níveis de gorduras desse alimento são elevados, portanto, não é recomendado em grandes quantidades.

Aplicações do azeite de dendê na culinária

Ao se tratar do preparo de alimentos, você pode utilizar o óleo de dendê como tempero de saladas, como óleo para a fritura de outros pratos ou diretamente na massa. Como encontramos em refeições tipicamente baianas, como:

  • acarajé: bolinho de feijão fradinho, amassado e frito no azeite de dendê;
  • vatapá: prato feito com farinha de trigo, peixe desfiado, camarão e azeite de dendê;
  • abará: bolinho de feijão fradinho, amassado, cozido, temperado com óleo de dendê e enrolado na folha de bananeira;
  • farofa de dendê: farinha de mandioca torrada com cebola e óleo de dendê;
  • caruru: prato feito com quiabo picado, frango, camarão e azeite de dendê;
  • bobó de camarão: prato típico feito à base de mandioca, camarão e azeite de dendê;
  • xinxim: carne refogada no azeite de dendê com amendoim, castanha de caju e camarão.

Conclusão

Como vimos, o azeite de dendê é um óleo vegetal tradicional no Brasil, considerado como um alimento versátil que conta com uma história rica ligada a traços culturais que marcaram a origem do nosso país.

Um dos principais pratos produzidos com o dendê é a moqueca baiana, que é composta por peixes, como badejo, garoupa, robalo, cação e dourado, além de frutos do mar, legumes e outros temperos. Quer saber mais sobre essa receita regional e suas características? Acesse nosso post completo.

Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!