Bolinhos de chuva: como conquistar seus clientes com eles

Bolinhos de chuva: como conquistar seus clientes com eles

bolinhos de chuva

Bolinhos de chuva: como conquistar seus clientes com eles

Os bolinhos de chuva são uma tradicional receita da vovó, servidos quentes, sequinhos e fofinhos, passados no açúcar e canela. Eles são sinônimos de carinho e hospitalidade e fazem sucesso no café ou chá da tarde, ou em qualquer outro período do dia. Muito queridos, eles aparecem, por exemplo, na obra Sítio do Pica Pau Amarelo de Monteiro Lobato, feitos pela Tia Nastácia, e no seriado de TV.

Embora comuns nos lares brasileiros, nada impede que possam ser oferecidos também pelos variados empreendimentos do mercado da alimentação, como um produto “da casa”, acompanhamento, brinde ou mesmo um mimo para seus clientes.

Na postagem de hoje do nosso Blog Prática, você encontrará algumas vantagens, informações e dicas de como tornar este produto um atrativo.

As vantagens

Os bolinhos de chuva possuem diversos benefícios, aguçando os sentidos através do visual, aroma, textura e, em geral, são servidos quentes. Além disso, o produto possui um forte apelo emocional, já que muitos clientes o associam a entes queridos, criando um carinho especial pelo mesmo.

Além dessas vantagens, podemos destacar:

  • Baixo custo: os ingredientes são baratos e comuns.
  • Fácil e rápido: a receita não demanda operações longas e complexas.
  • Alta aceitação: o produto é apreciado por públicos de todas as idades.
  • Preço atrativo: devido às suas características, o bolinho de chuva é bem acessível.
  • Lucrativo: dependendo da qualidade e apresentação, pode ser um produto rentável.
  • Personalizável: pode se tornar uma exclusividade “da casa”, agregando valor ao estabelecimento.

Como fazer bolinhos de chuva?

No universo das receitas, as versões dos bolinhos de chuva são infinitas, mas sua composição é básica: farinha de trigo, ovos, açúcar e leite. É importante destacar que a massa precisa ser mais pastosa do que líquida para evitar que o bolinho fique encharcado de óleo.

Segue um exemplo de receita simples:

Ingredientes:

  • 500 gramas de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar
  • 15 gramas de fermento em pó químico
  • 200 mililitros de leite
  • 2 ovos

Modo de preparo:

  1. Misture os ovos, leite e açúcar na farinha até obter uma massa pastosa.
  2. Utilize uma colher para dosar as unidades e frite em óleo quente, mantendo a temperatura entre 160°C e 180°C. Fique atento para que não escureçam ou queimem.
  3. Quando dourados, retire e passe no açúcar e canela em pó.

Dica: ao notar que o óleo está muito quente, baixe o fogo ou a temperatura para evitar que os bolinhos queimem.

Dicas de preparo dos bolinhos de chuva

Cuidado com os líquidos: Adicione o leite aos poucos, já que algumas farinhas tendem a absorver menos água do que outras. É ideal que a massa seja bem pastosa, pois será frita.

Cuidado com o fermento: A quantidade de fermento deve ser menor, já que a massa tende a fermentar com o passar do tempo e o bolinho pode crescer exageradamente.

Faça em menores quantidades: É recomendado que a massa seja preparada para ser frita imediatamente, evitando que fique parada.

Dose unidades menores: É importante dosar as unidades em quantidades menores (entre 10 e 20 gramas por unidade, meia colher de sopa) para que fritem melhor e não fiquem cruas no interior. É comum que se prefira que fiquem bem redondinhas e menores.

Não dose muitas unidades de uma vez: É importante evitar que os bolinhos grudem uns aos outros, por isso, é recomendado usar tachos ou fritadeiras maiores.

Utilize óleo exclusivo e evite o contato com outros produtos: Como a massa é neutra, ela absorve facilmente aromas e sabores. É importante acompanhar de perto os parâmetros do óleo.

Escorra bem o produto: Para evitar que o bolinho fique enjoativo e com aspecto prejudicado, é importante escorrer bem em escorredores ou papel toalha.

Use açúcar do tipo “gelado” para passar com a canela: Esse tipo de açúcar não absorve umidade nem gordura, mantendo o acabamento característico desejado. Se não tiver, pode ser o refinado, sem problemas.

Utilize equipamentos profissionais: Como estamos falando de um ambiente profissional comercial, fritadeiras e tachos são mais produtivos e adequados para a produção em larga escala.

Variando as receitas

Há possibilidades de fazer diversos tipos de bolinhos, como:

  • Banana amassada na massa
  • Cenoura
  • Cobertura de chocolate
  • Raspas de limão ou laranja
  • Baunilha
  • Especiarias como cravo e gengibre
  • Adição de cacau na massa e depois passar em chocolate
  • Salgado com sal e queijo ralado também na massa

Além disso, os bolinhos salgados são igualmente deliciosos. Basta substituir o açúcar por sal e adicionar ingredientes como queijo parmesão, ervas finas, calabresa ou cebola. É importante não adicionar líquidos em excesso para não atrapalhar na fritura.

Para pessoas com restrições, é possível fazer a receita sem ovos e leite ou com outros tipos de farinhas, como a integral para adicionar fibras.

Ao adotar uma formulação, é importante fazer testes prévios, oferecer degustações, ouvir opiniões e fazer quaisquer alterações necessárias nos ingredientes ou no processo. Isso ajudará a atingir os padrões de qualidade esperados e a manter a satisfação e fidelidade dos clientes.

Dicas de comercialização dos bolinhos de chuva

Atenção à qualidade: Mantenha controle dos ingredientes, processo, tamanho e formato, bem como do aspecto do produto.

Sirva ainda quente: O bolinho é mais apreciado quentinho e feito na hora.

Capriche na apresentação: A apresentação pode ser criativa, seja em potinhos, cestinhos, caixinhas ou saquinhos, inclusive para presente. Invista nela!

Capriche na porção: Pese os bolinhos para servir sempre porções padronizadas e generosas.

Acompanhamento do café: Ofereça uma pequena porção para acompanhar uma xícara de café comum ou expresso, ou mesmo inclua alguns de brinde ao lado da xícara no pires.

Ramo empresarial: O bolinho é uma ideia para ser oferecida em reuniões e eventos, seja em pacotes ou montagens de mesas de coffee break.

Invista no Delivery: Com os aplicativos e redes sociais, prepare porções, kits e cestas de café da manhã ou tarde para alcançar aqueles que estão em casa.

Ofereça degustações: As pessoas adoram surpresas, especialmente quando se trata de degustar um produto tão querido como o bolinho.

Avalie a precificação: Apesar de ser um produto conhecido, o preço precisa ser mais atrativo do que fazer em casa.

Concluindo

Produtos como bolinhos de chuva se enquadram na categoria das chamadas “comfort foods”, que trazem boas lembranças, satisfação e estimulam a socialização. São uma estratégia para atrair, agradar e estimular o apetite e o consumo.

Uma última dica é investir no ambiente. Todos gostam de apreciar um café com bolinhos ou dividir o momento com alguém especial. Para isso, o local precisa ser propício e receptivo.

Perceberam como é possível inovar com produtos acessíveis, mas apreciados pelos clientes? Acompanhe essas e outras maravilhas do mundo da alimentação em nosso Blog Prática. Até logo!

Fonte Imagem: Adobe Stock

Fornos de Panificação
Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!