Bolo de laranja: não deixe faltar na vitrine!

Bolo de laranja: não deixe faltar na vitrine!

bolo de laranja

O bolo de laranja é uma simples e deliciosa opção que pode trazer um toque cítrico e refrescante para diversas ocasiões. Aromatizado com suco ou raspas, ele conquista paladares ao redor do mundo. Seja em uma padaria, confeitaria, café ou qualquer empreendimento do ramo da alimentação, ele pode ser uma alternativa irresistível para oferecer aos clientes.

Com infinitas variações e apresentações, inclusive ao mudar a espécie da fruta utilizada, o sabor também poderá mudar! Ele remonta aos preparos típicos da cozinha colonial e da vovó, e é sempre um sucesso, seja no café da manhã, tarde ou lanche. Vale a pena oferecer no seu estabelecimento.

Leia o texto abaixo e aproveite as nossas dicas.

Evite sucos muito ácidos

Algumas variedades de laranjas podem ser excessivamente ácidas ou amargar rapidamente. Portanto, opte pelas mais comuns, adequadas para fazer sucos. Algumas são mais indicadas para consumo “in natura” e possuem menos líquido. Utilize o suco puro, sem diluir em água.

Aproveite a casca

As raspas da casca também são deliciosas para dar sabor, não só a este bolo, mas também a outras receitas. Você pode adicionar pedacinhos de doce de casca cristalizada ou de casca em calda escorrida e picada à massa.

Prepare o bolo rapidamente

Para aproveitar ao máximo o suco natural, esprema-o e prepare a massa do bolo imediatamente. Isso evita que o suco perca suas características, aromas e sabores, e previne que fique amargo.

Bolo de laranja fofinho

Peneire todos os ingredientes secos para evitar grumos. Use mais ovos e bata as claras em neve, incorporando-as delicadamente à massa para manter a aeração. Duas colheres de sopa de amido de milho, substituindo parte da farinha, ajudam a obter uma textura melhor.

Bolo amarelinho

Se o suco não for suficiente para dar ao bolo uma cor vibrante, você pode adicionar algumas colheres de sopa de fubá, diminuindo a quantidade de farinha, ou até mesmo fazer um bolo de fubá com suco de laranja.

Não se esqueça de pré-aquecer o forno

O pré-aquecimento é essencial para um crescimento adequado, cozimento uniforme e coloração ideal do bolo. Além disso, enquanto o bolo estiver assando, evite abrir a porta do forno, pois a troca de temperatura com o ambiente pode afetar o resultado.

Com cobertura de chocolate

Você também pode usar os mesmos tipos de cobertura de chocolate que são usados nos bolos de cenoura para este bolo, ou até mesmo uma calda de brigadeiro mole ou ganache. O chocolate combina muito bem com laranja.

Calda de chocolate

  • 2 colheres de margarina (60 g)
  • 2 colheres de achocolatado em pó (60 g)
  • 2 colheres de sopa de leite (60 ml)

Modo de preparo

Misture tudo e leve ao fogo baixo até formar uma calda. O leite é para que a calda não fique muito açúcarada depois de fria e você poderá utilizar mais.

Decoração

Você pode usar rodelas de laranja frescas ou desidratadas, gomos de laranja sem a membrana branca, canela em pau ou anis estrelado na hora de montar ou servir o bolo. O açúcar de confeiteiro também é uma ótima opção, além de não absorver água e dar um toque especial na apresentação.

Bolo simples de Laranja com calda

Ingredientes

  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo (360 g)
  • 1 xícara de açúcar cristal (180g)
  • 1 xícara de chá de suco de laranja puro (180 ml)
  • 2 colheres de sopa de margarina (60 g)
  • 2 ovos inteiros (120 ml)
  • 1 colher de sopa de fermento (15 g)

Modo de fazer

Misture todos os ingredientes até obter uma massa pastosa e uniforme. Dependendo da farinha utilizada, a massa pode ficar mais seca, e nesse caso, você pode acrescentar um pouco mais de suco para reforçar o sabor.

Adicione o fermento em pó e misture o suficiente para dissolvê-lo. Despeje a massa em uma assadeira previamente untada e enfarinhada.

Pré-aqueça o forno a 160°C e asse o bolo por cerca de 30 a 45 minutos, ou até que fique dourado na superfície.

Durante o processo de cozimento, evite abrir o forno para não interferir no crescimento do bolo. Após assar, deixe o bolo esfriar completamente antes de desenformar.

Calda de laranja

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de suco de laranja (180 ml)
  • 1 xícara de chá de açúcar (180 g)

Modo de fazer

Prepare a calda, levando-a ao fogo baixo até que o suco reduza e adquira a consistência de uma calda. Despeje-a sobre o bolo já frio antes de servir. Se preferir, faça furos no bolo para permitir que a calda penetre na massa.

Receita de Cobertura de fondant

Este bolo também combina com cobertura de fondant. Vamos à receita:

Ingredientes

  • 60 ml de leite quente (ou água)
  • 360 gramas de açúcar de confeiteiro

Modo de preparo

Aqueça o leite, também pode fazer essa receita com água.

Adicione aos poucos no açúcar de confeiteiro (não pode ser o açúcar gelado, pois não dá o esperado).

Cozinhe em micro-ondas por dois minutos, parando na metade para mexer.

Depois de cozido, mantenha em banho-maria para não endurecer.

Faça a cobertura do seu bolo de laranja.

Conclusão

Em suma, o bolo de laranja é uma escolha versátil que agrada a diversos públicos. Ele pode ser apreciado no café da manhã, como uma opção leve e saborosa, ou como sobremesa após uma refeição. As possibilidades de personalização permitem que cada empreendimento adicione seu toque especial ao bolo, criando uma identidade única.

Por fim, veja nosso post exclusivo esclarecendo dúvidas técnicas no preparo de bolos para você não errar. Continue a leitura.

Fornos de Panificação
Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!