Cilindro: saiba mais sobre esse equipamento da padaria

Prática • set. 21, 2023

Aquele pãozinho que comemos todos os dias, com miolo saboroso e casca crocante, é resultado de um processo complexo que envolve vários equipamentos, incluindo, claro, o cilindro. Isso porque ele é responsável por uniformizar e compactar as massas, o que colabora com esses aspectos de qualidade.

Ele é um auxiliar importante do trabalho dos profissionais de panificação, especialmente em produtos de alta demanda, como o pão francês, o pão doce e até tipos específicos de pães, como o sovado.

Por isso, preparamos a postagem de hoje com informações, curiosidades e dicas, tanto para quem já é do ramo quanto para quem está iniciando agora.

Continue lendo e confira!

Um pouco da história do cilindro

Até a década de 50, poucas eram as padarias no Brasil que contavam com uma linha completa de equipamentos. Como as amassadeiras da época faziam somente a mistura dos ingredientes e não davam o ponto final da massa, essa tarefa cabia aos cilindros.

Os modelos mais antigos de cilindro possuíam uma mecânica pesada e consistiam, geralmente, de dois rolos de ferro fundido. Além disso, eles não tinham muita segurança e recorrentemente causavam acidentes. Essa questão só veio a ser minimizada com o advento da certificação NR12 e de suas inúmeras atualizações até 2019, que trouxeram mais segurança aos equipamentos.

Atualmente, os melhores cilindros possuem rolos em aço inox ou revestidos de cromo duro (materiais atóxicos) e podem ser regulados por manípulo, para a definição da abertura entre os rolos, o que auxilia na compactação ideal e permite a formação da rede de glúten.

Aplicação do cilindro na padaria atualmente

No Brasil, os pães têm, em sua maioria, a hidratação abaixo de 60%, o que permite que as massas sejam passadas no cilindro e fiquem lisas, bem compactadas e com miolo bem fechado e uniforme.

Outro fato é que, devido ao nosso clima quente, as massas tendem a crescer rápido e o cilindro remove as bolhas de ar, contendo a fermentação e ajudando no trabalho diário dos profissionais. Esse processo também é chamado de “sova”, dando origem ao nome do pão “sovado”.

Em padarias modernas, que contam com grupos automáticos de divisão e modelagem, o cilindro também é importante para confeccionar as mantas ou tiras de massa, que são utilizadas para abastecer esses equipamentos.

Cuidados no uso

Como se trata de um equipamento profissional, é importante seguir algumas recomendações:

  1. Pense em saúde e segurança em primeiro lugar: opere corretamente, mantenha a postura, tenha cuidado com a movimentação da massa e utilize EPIs.
  2. Atente-se à carga máxima do equipamento: opere com o limite de carga estabelecido pelo fabricante para garantir tanto a qualidade dos produtos quanto a vida útil do equipamento.
  3. Mantenha o cilindro próximo à amassadeira, mesa e divisora: isso evita a movimentação excessiva, o que favorece a ergonomia e a produtividade.
  4. Reduza uso de farinha: como a operação é feita com uso de farinha, tome cuidado para não exagerar na quantidade, evitando desperdícios, sujidades e o desequilíbrio da receita.
  5. Evite a cilindragem em excesso: a massa pode ficar pesada e o produto pode ficar opaco e sem crescimento.
  6. Faça a limpeza diária: porém, antes desligue o disjuntor e a chave principal e aperte os botões de segurança.
  7. Atente-se à limpeza do piso: utilize produtos neutros e adequados, que não sejam corrosivos, para não danificar a base e pintura do equipamento.

Cuidados na aquisição

Reunimos algumas dicas para que você invista em um equipamento que tenha mais segurança, mais retorno em produtividade, baixa manutenção e mais vida útil, confira:

  1. Certifique-se que seu espaço é suficiente: tenha atenção quanto aos acessos e a localização do equipamento, para não adquirir um equipamento pesado ou grande demais para o estabelecimento.
  2. Verifique a capacidade do equipamento: em geral, são disponibilizados modelos com capacidades de 15 a 30 quilos de massa por operação.
  3. Confira se os rolos são revestidos em cromo duro, pois esses não oxidam ou riscam e nem acumulam sujidades.
  4. Escolha os com boa capacidade em motores : os maiores têm potência entre 4 cv e 5 cv.
  5. Busque por estruturas reforçadas: observe se os mancais são maciços e usinados e se os rolamentos são blindados com lubrificação permanente.
  6. Confira se os pés elevados são em aço inox: isso porque esses facilitam a higienização do local e evitam contato com o piso e o acúmulo de sujidade.
  7. Escolha um fabricante que possua uma extensa rede de assistência técnica e de peças: na eventualidade de uma manutenção, a proximidade com sua localidade é um fator a ser considerado.

Os outros tipos de cilindro

Como termo genérico, esse nome é aplicado a diversos equipamentos que realizam uma função semelhante. Entretanto, os cilindros não são iguais e é importante não fazer confusão. Veremos a seguir alguns tipos de cilindros:

  • Para pastel: específico para a produção de massa de pastel com hidratação abaixo de 40%, possui uma estrutura muito simples.
  • Para macarrão: utilizado pois a massa de macarrão utiliza farinha com alto teor proteico e ovos, esse também não se aplica aos pães.
  • Laminadora : chamado assim porque transforma a massa em “lâminas” finas e é voltado para a produção de massas folhadas e afins.

Profissionalmente falando, o cilindro de panificação não é indicado para a produção desses itens e vice e versa. Isso se dá por suas diferenças construtivas, suas capacidades, os perfis de produtos e os padrões de qualidade final desejados.

Só para exemplificar, se você tentar fazer croissant em um cilindro sovador, ele provavelmente ficará pesado e com menos “folhas”.

Concluindo

Por fim, você pôde entender os porquês do cilindro ter grande importância na rotina das padarias. Agora, caso você pretenda trabalhar com produções maiores e com mais praticidade, padronização e ergonomia, vale a pena pesquisar sobre a versão automática do equipamento.

Porém, nem só de cilindros vivem as padarias, não é mesmo? Por isso, que tal estudar também sobre as amassadeiras? Clique aqui e continue aprendendo !

pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
Pessoa embalando alimentos em embaladora à vácuo
Por Prática 08 abr., 2024
As vantagens das embalagens no setor alimentício vão desde a eliminação de desperdícios, estocagem, transporte e segurança. Saiba mais.
MAIS POSTS
Share by: