Cinnamon Roll: aprenda mais sobre esse doce

Prática • mai. 25, 2022

Um doce ganhou destaque nas redes sociais em 2020:  o cinnamon roll. Esse pão doce em formato de espiral apareceu no feed de várias pessoas e virou queridinho. Ele é de origem sueca, mas também faz bastante sucesso nos Estados Unidos e, recentemente, vem conquistando os brasileiros.

Mas você sabe como fazer essa receita? Essa é uma ótima opção para colocar no cardápio da sua padaria. Neste artigo, portanto, vamos apresentar a história do cinnamon roll, porque ele pode ser uma boa oportunidade de negócio e, no final, ainda vamos te passar uma receitinha. Então, fica com a gente!

O que é cinnamon roll?

Os cinnamon rolls, ou rolinhos de canela, como podem ser chamados em português, são um tipo de pão doce com recheio de canela. Tradicionalmente, são feitos com uma massa de brioche e apresentados com uma cobertura de glacê. Essa estrutura, no entanto, pode apresentar variações, como o uso de chocolates, frutas, castanhas e geleias.

Esses pãezinhos são perfeitos para acompanhar um chá ou café, além de poderem ser consumidos como lanchinhos e sobremesas. Eles podem aparecer na mesa do café da manhã ou da tarde. Afinal, os cinnamon rolls são repletos de sabor e do perfume típico da canela.

As origens do cinnamon roll

O cinnamon roll surgiu na Suécia do início do século XX. Por lá, ele leva o nome de “kanelbulle”, em tradução literal “rosca de canela”. O doce tornou-se um ícone da gastronomia do país nórdico. Dessa forma, ele faz parte da tradição do café sueco, mais conhecido como “fika”.

Para se ter uma ideia da importância do cinnamon roll na cultura sueca, há uma data em comemoração ao doce. O “Kanelbullens Dag”, ou Dia do Kanelbulle, acontece anualmente no dia 04 de outubro desde 1999. O pão doce tornou-se um traço da identidade do país escandinavo.

Apesar da origem sueca, o cinnamon roll ficou bastante popular na região sul dos Estados Unidos. No entanto, com o passar do tempo, o doce ganhou espaço nas mesas de toda a nação. Por aqui, sobretudo, cada vez mais brasileiros vem adicionando o rolinho de canela às suas refeições.

O mercado de cinnamon rolls

Você pode pensar: por que colocar um doce de um país tão distante no cardápio da sua padaria? Simples! Existe demanda para os cinnamon rolls. Nos últimos anos, em especial durante a pandemia, esses doces escandinavos chamaram a atenção dos brasileiros.

O aumento no interesse dos brasileiros foi refletido no fluxo de buscas online. De acordo com o Google Trends , pesquisas com o termo “cinnamon roll” cresceram exponencialmente ao longo dos primeiros meses da pandemia de Covid-19 entre os usuários do Brasil.

Isso, por si só, já é um bom motivo para colocar o doce no seu cardápio. Existe um interesse crescente pelos rolinhos de canela. Principalmente depois que eles se popularizaram nas redes sociais. Ainda que os números de pesquisa tenham se estabilizado, não significa que a procura tenha diminuído.

Um doce com bastante demanda

A alta nas buscas está ligada ao fato de que durante a pandemia a panificação, e a culinária no geral, foi um dos hobbies mais procurados para gastar o tempo livre em casa. Porém muitos fizeram do cinnamon roll mais do que um hobby, transformando-o em um novo interesse na panificação.

Em um cenário de lockdown, fechamento dos estabelecimentos e insegurança financeira, empreendedores viram uma oportunidade. Os cinnamon rolls foram responsáveis por diversos negócios onlines e físicos de sucesso. Bem como muitas padarias e confeitaria acrescentaram o doce ao cardápio devido à procura.

Um doce rentável e com a cara do inverno

Outro fator que torna os rolinhos de canela atrativos para padarias é o seu baixo custo de produção. Afinal, são poucos os ingredientes utilizados na receita original e o processo de preparo não é muito complexo. Nada que diminua o sabor marcante e delicioso do doce.

Em sua receita original, os únicos equipamentos necessários para o preparo dos cinnamon rolls são o forno e a batedeira, bem como os utensílios domésticos facilmente encontrados na cozinha. Em média, a maioria dos estabelecimentos, vendem a unidade dos rolinhos de canela por valores entre R$6 e R$10.

Uma dica é adicionar o cinnamon roll no seu cardápio de inverno. Afinal, quem não curte comer um doce quentinho em um dia frio? Essa pode ser uma ótima ideia para impulsionar a venda dos rolinhos de canela.

Dica para tornar o seu cinnamon roll ainda mais atrativo

Você deve saber que produtos que têm um diferencial ganham mais espaço no mercado. Por isso é importante sempre inovar e apostar em opções diversas. No caso dos rolinhos de canela, é possível mudar o recheio e a cobertura para torná-los ainda mais atrativos para seus clientes.

Originalmente feito com canela e açúcar, o recheio do cinnamon roll pode ser substituído por outros sabores. Existem versões feitas com chocolate, geleias de frutas, doce de leite, castanhas, nozes, pasta de amendoim, creme de avelã, frutas e muito mais.

Receita de Cinnamon Roll

Como prometemos, vamos te passar uma receitinha fácil e simples de cinnamon roll. Ela é baseada na versão padrão norte-americana do doce. Então, anote os ingredientes e o passo a passo para testar.

M assa

  • 1 xícara de leite;
  • 2 ovos;
  • 4 xícaras de farinha;
  • ⅓ xícara de manteiga;
  • ½ xícara de açúcar refinado;
  • ½ colher de chá de sal;
  • 10 g de fermento biológico.

Recheio

  • 1 xícara de açúcar mascavo;
  • 3 colheres de sopa de canela;
  • ⅓ xícara de manteiga em temperatura ambiente.

Cobertura

  • 114 g de cream cheese;
  • ¼ xícara de manteiga em temperatura ambiente;
  • ½  xícara de açúcar de confeiteiro;
  • ½ colher de chá de extrato de baunilha;
  • 1 pitada de sal;
  • 25 ml de leite.

Modo de preparo

  • O primeiro passo é colocar o leite, a manteiga, o açúcar e o sal em um recipiente.
  • Depois é só esquentar a mistura no forno micro-ondas ou fogão até atingir 48°C.
  • Em uma batedeira, coloque a farinha. Após isto, adicione os ovos e o líquido aquecido no passo anterior.
  • Agora é só sovar a mistura na batedeira até alcançar uma textura lisa, sempre em velocidade baixa. Pode adicionar mais farinha se achar necessário.
  • Após bater, reserve a massa em um recipiente coberto. Isso é importante para cumprir a primeira etapa da fermentação, que dura entre 15 e 30 minutos.
  • Nesse intervalo, vamos começar a preparação do recheio. Para isso, misture o açúcar mascavo e a canela. Reserve.
  • Em outro recipiente, reserve a manteiga.
  • Agora chegou o momento da mão na massa. Com a mesa enfarinhada, abra a massa que estava descansando em forma de retângulo.
  • Espalhe a manteiga sobre a massa e, em depois, a mistura de canela e açúcar.
  • Após isso, enrole a massa em 12 pedaços iguais.
  • Com o forno pré-aquecido a 200°C, asse os cinnamon rolls até que estejam levemente dourados. Costuma ser entre 12 e 15 minutos.
  • Nesse intervalo, faça a cobertura. Na batedeira, adicione o cream cheese, a manteiga, o açúcar de confeiteiro, o sal, o extrato de baunilha e o leite.
  • Bata todos os ingredientes até que estejam bem misturados.
  • Quando retirar os rolinhos do forno, espere esfriar e derrame a cobertura.
  • Prontinho, já pode servir!

Conclusão

Em suma, como você viu, os cinnamon rolls são uma ótima opção de doce para colocar no cardápio de padaria. Eles são fáceis de fazer e saborosíssimos, além de estarem em alta. Portanto, vale a pena “acompanhar a onda” e lucrar.

Por fim, vale destacar que esses pãezinhos também podem ser congelados e finalizados na frente da loja. Para isso, você pode investir na produção antecipada. Entenda como isso funciona.

molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
MAIS POSTS
Share by: