Colomba Pascal: saiba como aproveitar a páscoa e alavancar as vendas

Colomba Pascal: saiba como aproveitar a páscoa e alavancar as vendas

  • Home
  • Panificação
  • Colomba Pascal: saiba como aproveitar a páscoa e alavancar as vendas
colomba pascal

A Colomba Pascal é um pão doce e originário da Itália, que possui maciez, aroma e sabor deliciosos. Tradicionalmente, ela é feita com laranjas cristalizadas e uma cobertura à base de farinha de amêndoas, açúcar e claras.

Aqui, no Brasil, ela ganhou releituras e ficou tão associada à Páscoa quanto o panetone ao Natal, atuando como um excelente presente para a família e amigos.

Assim sendo, a Colomba Pascal representa uma oportunidade imperdível de vendas e ganhos para o empreendedor como produto sazonal. Por isso, preparamos essa postagem especial com dicas sobre como faturar com esse produto e, também uma receita para você fazer a sua no seu empreendimento!

Continue a leitura e confira!

A Colomba Pascal e o mercado

Importância da sazonalidade da Colomba Pascal para o setor

Só para ilustrar a importância da data, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em 2019, mostrou que cerca de 102,7 milhões de brasileiros realizariam compras para a Páscoa só em 2020.

De acordo com a mesma sondagem, 64% dos consumidores pretendiam comprar presentes e chocolates para a data e 31% relataram a intenção de gastar mais. Isso é, projeções de vendas boas.

A Colomba Pascal e a concorrência

Quem acompanha supermercados ou outros varejistas já observou como esse produto vem entrando cedo nas prateleiras, isso porque as marcas querem ser notadas primeiro e porque há uma tendência entre os consumidores de querer comer algo sazonal fora da sazonalidade.

Dessa forma, cabe ao empreendedor tanto investir na agilidade da produção e comercialização quanto oferecer alternativas atrativas para ganhar essa “fatia” do mercado.

Dicas para a produção de Colomba Pascal

Pesquise por insumos recém-lançados

Em primeiro lugar, fique atento aos lançamentos do mercado. Sempre há a divulgação de novas farinhas, pré-misturas, enzimas, essências, chocolates e até embalagens. As versões mais atualizadas visam trazer mais qualidade, padronização, rendimento, atratividade, conservação de produto e facilidade na operação.

Faça uma prospecção, avaliando o custo-benefício e converse com seus fornecedores. Se possível, solicite amostras para testes prévios.

Invista em produtividade

Para produzir com qualidade e atender aos clientes em geral, você já precisa prever sua demanda convencional.

Porém, só isso não vai bastar, a produção de itens sazonais também deve ser adicionada na conta, para que a demanda extra da páscoa ou do Natal, por exemplo, não impacte negativamente na sua oferta.

Por isso, se sua demanda é comercial, é necessário ter equipamentos profissionais e maiores, como amassadeiras espirais, câmaras de fermentação, fornos de convecção ou de lastro, entre outros.

Implemente a Produção antecipada

É aqui que podemos conquistar uma vantagem competitiva: o tempo. Se você conseguir colocar seu produto à venda antes dos seus concorrentes, provavelmente já sairá à frente deles nas vendas.

Com o intuito de garantir esse fornecimento, a produção antecipada feita utilizando os ultracongeladores, é uma alternativa. No caso da Colomba Pascal, você produz uma grande quantidade de massa crua, a armazena à frio e, quando necessário, apenas retira a massa do freezer, descongela, fermenta e assa, economizando tempo.

Fique de olho na concorrência

Seus concorrentes são uma grande fonte de aprendizado. Seja pelo que fazem bem, isso é, no que você pode se inspirar, personalizar e aplicar no seu negócio, ou nas possíveis falhas deles, que te ensinam o que não fazer e que podem ser exploradas.

Por exemplo, se ele faz a Colomba Pascal dele com fermento natural e os clientes gostam, você pode implementar esse ingrediente na sua também. Por outro lado, se a colomba do concorrente tem menos recheio, talvez você possa colocar mais recheio na sua e divulgar esse diferencial.

Experimente assar as colombas na frente de loja

Estamos acostumados a comprarem um produto embalado e etiquetado ou dentro de uma caixa, que foi feito dias antes.

Porém, imagine se você entra em uma padaria, é recebido por um delicioso aroma de pães ou de doces e, ao chegar ao balcão, consegue vê-los assando na hora. Isso daria água na boca, não é mesmo?

Esse é o poder do conceito de “frente de loja” e de “ponto quente”, que pode ser utilizado também para as Colombas Pascais. E o melhor, para implementá-lo, basta investir em fornos vitrine, que são compactos e possuem uma porta com vidro, permitindo a total visualização do alimento assando.

Receita – Faça a sua Colomba Pascal

Só para exemplificar, trouxemos uma receita básica de Colomba Pascal, porém essa pode ser feita em versões integrais, diet ou light e com fermentação natural:

Ingredientes

  • Mistura para panetone 500 g (10%);
  • Farinha de trigo para panificação 3550 g (71%);
  • Açúcar refinado 700 g (14%);
  • Gordura vegetal hidrogenada 250 g (5%);
  • Frutas cristalizadas 1.650 g (33%);
  • Uvas Passas 850 g (17%);
  • Fermento biológico seco 100 g (2%);
  • Água gelada 2250 mm (45%).

Preparo

Bata todos os ingredientes secos na amassadeira espiral por 1 minuto na velocidade baixa. Em seguida, acrescente a água, bata por mais 4 minutos na velocidade 1, aumente para a velocidade 2 e deixe bater até obter o “Ponto de véu”.

Feita a massa, divida-a em 36 peças de 250 g e 72 peças de 150 g, ou faça a divisão como preferir. Após isso, deixe-as em um descanso mínimo de 20 minutos, cobertas com plástico.

Molde as peças de 250 g em filões e boleie as peças de 150 g, colocando os filões no meio da forma e as bolas nas laterais. Feito isso, leve as formas à câmara de fermentação por 90 minutos ou até a massa atingir um dedo abaixo da borda.

Após fermentadas, aplique a cobertura sobre as colombas, decore-as com amêndoas fatiadas e inteiras e peneire açúcar de confeiteiro.

Por fim, leve-as ao forno a uma temperatura de 170 °C por 35 minutos ou até obter o ponto.

Cobertura

  • 512 g de açúcar refinado;
  • 393 g de farinha de amêndoas;
  • 358 g de claras de ovos;
  • 103 g de fécula de mandioca.

Preparo: bata na batedeira todos os ingredientes até que fique uniforme.

Conclusão

Como você viu, a Colomba Pascal pode trazer vários benefícios para seu empreendimento, aproveitando as oportunidades de mercado. Para melhorar ainda mais essas vantagens, vale dar destaque a esse produto na loja (e aos outros de produção própria) e, também, propor combos e cestas de páscoa com ele.

Mas as vendas não vêm apenas das colombas, não é mesmo? Por isso, confira também nossas 5 dicas de como assar produtos corretamente nos fornos de convecção!

Fornos de Panificação
Tags:
Deixe um comentário