Como fazer pudim no forno combinado?

Prática • mai. 23, 2023

Você sabe como fazer pudim no forno combinado ? A postagem de hoje do nosso Blog Prática é para você que não quer perder esta oportunidade de vendas, afinal ele é um dos maiores sucessos de sobremesas.

Apreciado por muitos devido à sua textura suave e cremosa, além do sabor irresistível. ele é também versátil, podendo ser servida em diversos sabores como chocolate, baunilha, caramelo, entre outros.

Leia o texto abaixo e confira.

Faça o pré-aquecimento

Para produzir alimentos de qualidade, é fundamental realizar o pré-aquecimento do forno antes de iniciar o preparo. Essa etapa é especialmente importante no caso dos pudins, para garantir que o produto receba a temperatura correta. Essa simples medida pode fazer toda a diferença e garantir a textura, sabor e aparência desejados.

Cuidado no batimento

É importante lembrar que a textura do pudim pode variar de acordo com a técnica de batimento utilizada. Para obter pudins mais lisos e uniformes, sem a presença de bolhas, é importante ter cuidado no momento do batimento dos ingredientes. É recomendável fazer a mistura com delicadeza, em velocidade baixa na batedeira. Por outro lado, se você deseja mais aerado, cheio de pequenos buracos, bata com o globo da batedeira em velocidade mais alta ou com o fouet de forma mais vigorosa, para incorporar pequenas bolhas de ar na massa.

Unte a forma

Para evitar que os pudins grudem nas formas, é importante utilizar margarina, gordura vegetal hidrogenada ou óleo para untá-las. Esses ingredientes formam uma camada protetora na forma, facilitando a remoção após o cozimento. Se preferir, existem também desmoldantes profissionais em spray, que oferecem um desempenho ainda melhor e maior rendimento do que as opções mencionadas anteriormente.

Cubra o pudim antes de ir no combinado

Cubra as assadeiras de pudim com uma tampa porque devido a presença de vapor de água em suspensão dentro da câmara do forno na função vapor ou vapor combinado, esta pode se depositar e molhar o pudim, atrapalhando a qualidade final. Você pode utilizar papel alumínio ou já formas com tampa.

Formas descartáveis

Se você não deseja trabalhar com pudim inteiro para ser cortado no bufê, existe a opção de utilizar formas descartáveis individuais e já com tampa, que resistam a temperaturas acima de 120°C. Isto permite que você prepare unidades individuais e já acondicionadas perfeitamente e também sem a necessidade de desenformar. Agora, se você prefere o clássico, na forma com furo no centro, utilize a grelha inox 1/1 como apoio para ela.

Fique atento à consistência da calda

Ao preparar a calda para o pudim, é importante ficar atento à sua consistência. Caldas muito espessas, em ponto de bala, tendem a grudar no fundo da assadeira e não se soltar, o que pode resultar em pedaços da parte superior do doce aderidos. Para evitar esse problema, a consistência deve ser intermediária, nem líquida e nem espessa. Dessa forma, ela irá se distribuir de maneira uniforme pela assadeira e garantir um visual e textura impecáveis.

Padronize o processo com receitas pré-programadas ou programadas

Para garantir uma produção mais eficiente e padronizada, os fornos combinados permitem a programação de receitas, que podem ser inseridas no painel de controle de acordo com as preferências do usuário. É possível configurar a temperatura de pré-aquecimento, tempo e temperatura de cozimento, entre outras opções. Além disso, muitos fornos já vêm com algumas receitas pré-programadas.

Utilize temperaturas mais baixas

É importante ter em mente que temperaturas altas podem não ser ideais, pois a mistura pode ferver e formar mais bolhas. Para obter pudins lisos e uniformes, trabalhe com temperaturas abaixo do ponto de fervura da água, ou seja, abaixo de 98°C. É recomendado o uso da função vapor combinado, que permite temperaturas mais baixas e diferentes níveis de vapor, conforme sua preferência.

Não a abra a porta durante o processo

Durante o processo de cozimento, evite abrir a porta do forno para checar o pudim, pois isso resulta em perda de calor e entrada de ar ambiente, o que pode afetar a temperatura e a consistência. Vale ressaltar que os fornos combinados possuem uma turbina com sistema de reversão, o que significa que não é necessário abrir a porta para virar a assadeira durante o processo de cocção.

Respeite o tempo de cocção do pudim

Quanto maior o pudim, maior será o tempo de cocção necessário. Isso ocorre porque ele precisará cozinhar até o meio, onde geralmente leva mais tempo para atingir a temperatura desejada. É importante testar a receita no seu forno combinado, levando em consideração o tamanho da assadeira e do produto, para avaliar o tempo. Já unidades menores e individuais são mais rápidas.

Espere esfriar para desenformar

Para desenformar o pudim sem problemas, é importante esperar que ele esfrie completamente. Evite retirá-lo ainda quente da forma, pois isso pode fazer com que ele quebre ou desmanche. Para acelerar o processo de resfriamento, você pode utilizar um ultracongelador. Muitos estabelecimentos fazem estes produtos com antecedência para não interferir na produção de outros itens no dia seguinte.

Receita de pudim de leite condensado

Ingredientes

  • 2 ovos inteiros
  • 395g leite condensado
  • 395g leite integral

Modo de fazer

  • Peneirar os ovos 4x para sair todo o odor da gema.
  • Bater os 4 ovos e depois peneirar.
  • Acrescentar o leite e o leite condensado bater com fouet ou no liquidificador.
  • Assar por 45 minutos a 85°C na função vapor combinado, vapor a 100%.

Conclusão

Em resumo, agora que você aprendeu como fazer pudim no forno combinado e percebeu como é mais fácil, seguro e dispensa a supervisão constante, saiba que você pode prepará-lo tranquilamente junto com outros alimentos, como arroz, legumes ou carne cozida. Isso é possível porque a saturação da câmara interna do forno com vapor impede a troca de aromas entre os produtos.

Por fim, confira também algumas dicas de como preparar produtos de panificação em seu forno combinado. Continue lendo.

molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
MAIS POSTS
Share by: