Cheesecake: dicas de preparo para vender à primeira vista

Prática • nov. 08, 2021

Quem já provou um delicioso Cheesecake sabe que ele agrada paladares exigentes e, para quem ainda não conhece, vale a pena experimentar. Ele é uma estrela na confeitaria e oferece oportunidades de releituras infinitas.

Seja de morango, frutas vermelhas, goiabada, chocolate ou mesmo o tradicional, o Cheesecake tem alto valor agregado, mas demanda um bom conhecimento sobre os ingredientes, a receita e os processos para que sejam obtidos bons resultados que satisfaçam seus clientes.

Leia a postagem de hoje do nosso Blog Prática e veja dicas e informações de como trabalhar com esse produto no seu empreendimento.

Para começar, o que é Cheesecake ?

Ele é tecnicamente uma torta e não um bolo, como o nome cake sugere. O formato popularmente conhecido surgiu nos EUA, no estado de Nova Iorque, e tem um recheio à base de cream cheese ou “queijo cremoso” sobre uma massa feita de bolacha triturada.

Sobre o cream cheese

O cream cheese é ligeiramente ácido, rico em gordura e possui textura macia. Para ser produzido, ele passa por uma fermentação natural, em vez do processo com uso do coalho, como é caso do requeijão que passamos no pão.

No Brasil, sua identidade e padrões é definida pela Instrução Normativa nº 71, de 24 de julho de 2020 que cita, por exemplo, que esse não pode conter gorduras ou proteínas de origem não láctea e amidos não superioras a 1,0% da composição. Portanto, converse com seu fornecedor e conhecer o produto dele.

Como fazer cheesecake

Base

Há diversas formas diferentes de produzí-la, mas a mais popular é a base feita de bolacha moída e 50% de manteiga derretida (de acordo com o peso da bolacha).

O cuidado principal é para que a base tenha, ao final, a textura semelhante à “areia molhada”, após atingir esse ponto, ela deve ser colocada e montada em uma forma untada e de fundo removível, para facilitar a retirada do cheese cake depois de pronto.

Em seguida, leve a base ao forno turbo ou forno lastro e deixe-a entre 5 a 8 minutos em temperatura baixa (150°C) até que essa fique sequinha, tomando cuidado para que ela não escureça ou queime.

Reserve e deixe esfriar para colocar o recheio.

Recheio do cheesecake

Em geral, tem-se como referência 850 gramas do cream cheese por unidade, mas a quantidade variará de acordo com o tamanho da assadeira utilizada. É ideal que esse seja o integral, porque é a gordura presente nele que ajuda a dar a textura do cheesecake.

Adicionamos então 20% de açúcar cristal e 30% de ovos, tendo como referência o peso do cream cheese , misturando tudo aos poucos na batedeira por 2 ou 3 minutos em velocidade baixa até obter uma massa lisa, evitando incorporar ar à massa. Para isso, basta utilizar o batedor raquete em vez do globo.

Todos os ingredientes precisam estar em temperatura ambiente para não dificultar homogeneização. Coloque essa massa dentro das bases pré-prontas e nivele bem.

Outros possíveis ingredientes do recheio

A receita original pede sourcream , que é um creme azedo popular na culinária americana obtido do creme de leite, com em média 35% de gordura. Porém, esse ingrediente não é comum aqui no Brasil.

Para ajudar a dar o ponto, alguns confeiteiros utilizam leite condensado ou amido, porém tudo depende de testes.

Para transformá-lo na versão chocolate, utilize cacau em pó ou chocolate meio amargo de boa qualidade e, para a de limão, utilize o suco da fruta e as raspas.

Levando o cheesecake ao forno

Antes de tudo, consideramos que o Cheesecake é um produto de tamanho e gramatura maiores e toma espaço dentro de câmara. Seu tempo é comumente de 1 hora e meia até 2 horas, a depender do porte e da composição. Se retirado antes, o recheio terá aspecto mole e, ao desenformar, cortar e servir, pode desmoronar.

Considerando isso, precisamos também de fornos que comportem um número bom de unidades, para que tenhamos uma boa produtividade e consigamos atender bem nossos clientes.

Como é um produto que não precisa ganhar cor na superfície, utilizamos papel alumínio sobre a assadeira. Ao colocar no forno, temos que observar se o carregamento total em quilos. Este não deve ultrapassar a capacidade do equipamento, pois isso pode prejudicar o tempo e a qualidade final do produto.

Todo forno possui regiões de temperatura elevada dentro da câmara e que, em geral, correspondem à fonte de calor (resistências ou queimadores) e paredes internas. Nesse caso, não é bom colocar esse tipo de produto próximo a elas.

Se você for utilizar banho-maria, é preciso envolver o fundo da forma com papel alumínio também, já a água pode entrar. Porém, isso não é necessário caso seja utilizado um forno turbo , já que esse tipo de equipamento permite a injeção de umidade em intervalos regulares. Isto reduz a dependência do banho-maria.

Ultracongelamento

Como a produção dos Cheesecakes pode ter um nível de complexidade e tempo superiores, o ultracongelamento entra como apoio em várias fases como abaixo:

Congelar bases: podemos ter um estoque dessas já assadas, congeladas e prontas para o uso, em vez de fazê-las todo dia.

Resfriamento do produto: podemos tirá-lo do forno e já levar ao equipamento sem problemas e, em seguida, desenformar e decorar.

Congelar os Cheesecakes já assados: como eles levam tempo para assar, podemos congelá-los já assados e deixá-los à disposição.

Congelamento de frutas in natura : essas podem ser congeladas em geleias ou inteiras, para serem usadas como decoração.

Congelamento do produto pronto e decorado : para facilitar o transporte, podemos também congelá-lo decorado. Exceção apenas de flores e de elementos extremamente delicados ou complexos, que devem ser adicionados somente na hora de servir.

Como você pôde observar, a técnica e a tecnologia podem ajudar a produzir Cheesecakes de altíssima qualidade com praticidade e menos tempo. Mas ainda temos uma última dica para você, que trabalha com produção profissional, é importante pensar na produtividade. Por isso, veja mais no nosso blog sobre como escolher o modelo ideal de batedeira planetária e o que considerar na compra.

molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
MAIS POSTS
Share by: