Como se diferenciar no mercado de pizzarias: veja 6 dicas

Como se diferenciar no mercado de pizzarias: veja 6 dicas

como se diferenciar no mercado

Como se diferenciar no mercado de pizzarias: veja 6 dicas

Como se diferenciar no mercado de pizzarias? É um desafio, já que o Brasil está em segundo lugar no ranking de países que mais consomem pizzas no mundo — perdendo somente para os Estados Unidos. De acordo com dados da Associação de Pizzarias Unidas de São Paulo, os brasileiros consomem 1 milhão de pizzas por dia.

Isso exige de muitos empreendedores um profundo conhecimento no ramo e a necessidade diária de saber como se diferenciar no mercado. As possibilidades são inúmeras.

Para ajudar nessa empreitada, vamos compartilhar algumas dicas exclusivas que certamente farão a diferença nos lucros mensais da sua pizzaria. Que tal? Acompanhe o post para saber mais!

1. Ofereça pizzas de diferentes tamanhos

Os gestores que não desejam alterar o menu costumam criar diferentes formatos e tamanhos, sendo:

  • pequena ou brotinho (4 pedaços);
  • média (6 pedaços);
  • grande (8 pedaços);
  • gigante (12 pedaços);
  • big (16 pedaços).

Agora, outra ideia é a comercialização de pedaços. Assim, os clientes conseguem provar mais sabores e conhecer toda a variedade de sua loja.

2. Permita que os próprios clientes montem suas pizzas

Graças ao avanço da internet, os consumidores estão mais bem informados e exigentes. Esse fator aumentou a procura por produtos e serviços personalizados.

E não seria diferente no mercado das pizzarias. Pensando em oferecer uma experiência ainda mais exclusiva, vários negócios estão permitindo que os consumidores escolham os ingredientes. Assim, é possível montar refeições customizadas.

Seguindo esse raciocínio, é interessante permitir que o consumidor escolha os seguintes elementos de sua pizza:

  • o tipo de massa (fina, média ou grossa). Também é possível decidir entre massa clássica ou integral;
  • o tipo e a quantidade de molho;
  • os queijos;
  • as carnes;
  • os vegetais;
  • os temperos, entre outros.

3. Produza massas artesanais e mais elaboradas

Outra boa estratégia para quem quer saber como se diferenciar no mercado é criar um cardápio de pizzas premium. Como o próprio nome já revela, trata-se de pizzas preparadas a partir de ingredientes selecionados e responsáveis por elevar o sabor e a qualidade de cada pedido.

Em paralelo, também é possível investir em um processo de fabricação artesanal. Para isso, o restaurante pode preparar a massa utilizando o fermento natural, que pode ser produzido na própria pizzaria, para garantir aroma, sabor, cor e massa crocante.

Dentro desse conceito, a massa costuma ser produzida com farinha italiana e apresenta um tempo de fermentação maior. Inclusive, cada etapa do procedimento deve ocorrer em um ambiente refrigerado, com excelente infraestrutura e fornos de ponta para assar muito bem as pizzas.

4. Inclua a tecnologia na sua produção

Existem diversos equipamentos no mercado que facilitam desde a produção das massas até o seu assamento, por meio da automação.

Normalmente, as massas são amassadas, emboladas e fermentadas no método convencional, tudo de forma manual. Mas, com poucos equipamentos, podemos modernizar o processo e oferecer pizzas de forma mais rápida, com mais qualidade e com padronização, três características fundamentais para conquistar o cliente.

O ideal é dar três grandes amigos ao pizzaiolo:

  • amassadeira: esse equipamento produz a massa de forma homogênea, sem perda de umidade e, o melhor, sem uso do gelo.
  • câmaras de fermentação: as fermentadoras dão à produção a capacidade de controlar a fermentação da massa, podendo retardá-la ou adiantá-la, sem depender do clima.
  • Speed Oven próprio para pizzas: esse equipamento gera resultados incríveis em pouquíssimo tempo. Os melhores modelos assam pizzas de até 40cm em apenas 2 minutos e 30 segundos.
  • Ultracongeladorescom eles é possível congelar massas cruas e pizzas cruas montadas, além de poder resfriar pizzas pré-assadas. Tudo para produzir ou finalizar as pizzas com mais agilidade, sob demanda e sem desperdícios.

5. Entenda o tipo de promoção que mais agrada ao seu público

Assim como acontece em qualquer tipo de negócio, uma boa promoção tem um poder fantástico. Afinal, quem não gosta de economizar? Por isso, ao criar ofertas, é possível atrair o público e fidelizá-lo, fazendo com que a marca da sua pizzaria fique famosa.

Mas não basta lançar promoções sem fazer o devido cálculo ou conhecer as necessidades de seus consumidores. Antes disso, o truque é analisar a sua concorrência e entender o tipo de oferta em que os demais estabelecimentos estão investindo.

Um cuidado básico é analisar se outras pizzarias oferecem combos, em quais dias da semana são ofertadas promoções e por aí em diante.

E sabe qual é a parte boa? Existem várias ofertas que podem ser criadas sem que fiquem limitadas aos tradicionais combos. Esse é o caso dos programas de fidelidade, das bordas recheadas grátis e do clássico “compre 1, leve 2”.

Outro ponto interessante é observar o dia da semana que apresenta menos movimento. Nesses períodos, lançar boas ofertas é uma estratégia certeira para aumentar a demanda de pedidos e fazer com que o seu negócio continue lucrando. Não se esqueça!

6. Utilize as estratégias de marketing a seu favor

Independentemente do tamanho da empresa, se você deseja aprender como se destacar no mercado é importante ter o marketing sempre ao seu lado.

Atualmente, não existe uma só pizzaria de sucesso que não esteja presente nas redes sociais. É essencial realizar uma forte divulgação em canais como redes sociais, criando conteúdos de valor e capazes de estimular a integração com os consumidores.

Fora isso, pensar em um site completo e que traga informações para que o consumidor consiga sanar suas dúvidas com facilidade. Por fim, invista na infraestrutura de seu negócio. Mude a fachada, aposte em uma boa iluminação e crie uma identidade visual. Vale a pena!

Depois de tudo isso, precisamos pensar nas entregas, utilizando uma boa gestão de delivery, com presença nos aplicativos. Afinal, não basta produzir e divulgar bem, precisamos cuidar para que essa qualidade chegue até o cliente.

Após essa leitura especial, esperamos que você tenha entendido como se diferenciar no mercado de pizzarias e fazer com que o seu negócio decole.

Por fim, clique aqui e veja também como ganhar praticidade e velocidade no atendimento em produção de pizzas. Continue conosco.

Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!