Comunicação visual: dicas para fazer a do seu empreendimento

Prática • mar. 10, 2023

A comunicação visual é de extrema importância para qualquer tipo de negócios, independentemente de seu tamanho. Ela é essencial desde o início para os pequenos empreendedores , passando por quem está crescendo até para as grandes marcas.

Ela muitas vezes é o primeiro contato que seus clientes terão com seu produto e marca, portanto, precisa levar o que você tem de melhor e sua mensagem.

Por esta razão, preparamos esta postagem com algumas dicas básicas, mas valiosas para você que está começando ou já está no mercado.

Leia o texto abaixo e confira.

Defina o perfil o seu público

Quem são seus consumidores? Crianças, adolescentes, jovens, adultos, melhor idade, profissionais de algum ramo? Todo material deve chamar atenção deles. Por exemplo, uma comunicação visual muito colorida, alegre e lúdica é mais comum para o público infantil. Conheça bem os gostos de seus consumidores e pergunte a opinião deles.

Foco no produto

O que você está vendendo? O seu produto precisa ser o centro de sua comunicação visual. Lembre-se que o objetivo de seu negócio é vender. Crie contatos (telefone e e-mail), perfis exclusivos nas redes sociais para a empresa e dê foco na divulgação de seus produtos. Afinal, eles são os astros principais. Reserve o conteúdo pessoal apenas para familiares e amigos.

Crie uma identidade

Logotipo, paleta de cores, a tipografia (fontes ou popularmente as letras), variações, aplicações e diretrizes de todos os materiais precisam ser definidos para que a marca tenha uma comunicação padrão. Um profissional de publicidade e propaganda, agência ou terceirizado podem ajudar neste momento e aconselhar.

Faça uma boa escolha cores

Por incrível que pareça, as cores têm um impacto nas pessoas e especialmente no ramo da alimentação, elas podem atrair, interessar ou até desestimular o consumidor. Use o senso crítico com determinados tons e combinações. Uma dica é observar seus concorrentes. Da mesma forma, evite fundos que atrapalhem a leitura.

Cuidado com elementos em excesso

Uma grande quantidade de elementos gráficos como cliparts , padrões de imagem, elementos de fundo, banners , bordas, molduras, estampas, detalhes e itens decorativos podem gerar uma poluição visual e tirar o foco do cliente no seu produto e na mensagem. Lembre-se que o objetivo é a divulgação com resultado em concretizar vendas.

Língua Portuguesa

Utilize sempre a norma culta da língua portuguesa. Os cuidados básicos são com o vocabulário, a ortografia, gramática e principalmente, a pontuação. Evite palavras estrangeiras para facilitar a compreensão de seus clientes. Caso utilize, explique seu significado e do que se trata.

Letras grandes e legíveis

As letras ou fontes, como chamamos profissionalmente, podem até serem bonitas e interessantes. Contudo, imagine que seu cliente precise ler à distância, tanto de dia quanto à noite. A formatação também pode ser um problema. Só para ilustrar, algumas pessoas têm dificuldade para ler letras muito inclinadas ou de cor clara em fundos claros.

Preços e opções visíveis

Coloque o preço no seu cardápio e opções para que seu cliente ao visualizá-lo já possa tomar a decisão de compra. Isso facilita e agiliza o atendimento. Descreva bem as opções, combinações e condições de pagamento. Dessa forma seu cliente já saberá exatamente o que deseja e fará o pedido imediatamente.

Coloque fotos realistas de seus produtos

A pior desilusão de um cliente é pedir um prato ou produto que está em uma foto e receber algo diferente. Monte um prato ou produto como você o faz e fotografe. Evite usar imagens irreais de bancos de imagem que não correspondem à realidade.

Tamanho e resolução das fotos

Fotos pequenas e com baixa resolução surtirão pouco efeito. Isto impossibilita que seu cliente forme uma impressão sobre seu produto. Opte sempre por fotos maiores e com boa resolução, conforme o meio em que serão utilizadas.

Faça materiais em alta qualidade (full hd)

Fotos, imagens, impressos, banners, cartazes, anúncios e postagens nas redes sociais precisam estar com o máximo de qualidade visual. Um material com baixa definição, causa uma impressão negativa no seu consumidor. Uma dica básica é dar zoom na imagem e ver se ela fica embaçada. Isto indica que ela está em baixa resolução.

Contrate os serviços de um designer ou agência

Os programas para produção gráfica oferecem infinitas possibilidades na criação de materiais de qualidade e de grande impacto visual.  Peça ajuda a um profissional freelancer com experiência na área de desenvolvimento desses materiais ou contrate uma agência especializada.

Posts em redes sociais

Verifique o formato das imagens, os tamanhos em pixels em redes sociais e onde serão utilizadas. Por exemplo, a do perfil do Instagram deve ter 720 x 720 pixels, enquanto a do Facebook é 180 x 180 pixels. E atenção, ambas precisam estar centralizadas para que sua logomarca e informação não fiquem cortadas.  

Ainda só para ilustrar, os posts no Instagram são 1080 x 1080 pixels e no Facebook, 1200 x 1200 pixels, já a famosa capa é 851 x 315 pixels. Fique atento!

Conclusão

Em síntese, a comunicação visual é a linha de frente que você precisa para acessar diretamente seus clientes, e por isso necessita do mesmo carinho e atenção que você dedica ao seu produto. Além disso, no ramo da alimentação, ela pode ser a diferença entre despertar o apetite e interesse do seu cliente ou fazê-lo passar despercebido. Pense nisso.

Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
Pessoa embalando alimentos em embaladora à vácuo
Por Prática 08 abr., 2024
As vantagens das embalagens no setor alimentício vão desde a eliminação de desperdícios, estocagem, transporte e segurança. Saiba mais.
mulher escolhendo comida pronta embalada no supermercado
Por Prática 05 abr., 2024
Seja na rotisseria ou no Grab and Go, oferecer comida pronta no supermercado é venda garantida! Veja dicas de sucesso neste artigo!
MAIS POSTS
Share by: