Consultoria: veja sua importância na panificação e confeitaria

Consultoria: veja sua importância na panificação e confeitaria

consultoria

Consultoria: veja sua importância na panificação e confeitaria

Uma boa consultoria em panificação ou confeitaria, é um investimento que poupa custos com desenvolvimento de produtos e receitas, matéria-prima, processos, melhor uso dos equipamentos e que também auxilia sua equipe.

É comum entre empreendedores fazerem tudo sozinhos desde o início, mas todos nós podemos nos beneficiar do apoio de profissionais terceiros especializados, com conhecimento e experiência do mercado.

Só para ilustrar, o trabalho de um consultor terceiro não se restringe a quem é novo no ramo, mas é utilizado amplamente por investidores, redes e marcas de sucesso. Eles propõem medidas que podem contribuir positivamente para seu negócio. Mesmo um empresário com informação e formação, pode ganhar com os conselhos de outros do setor.

Consultoria no mercado

Já bem conhecidos são as voltadas para as áreas administrativas, mas não são os que trataremos hoje nessa postagem. Falaremos das que atuam dentro produção, diretamente com os produtos e auxiliando na produtividade e qualidade.

Fabricantes de equipamentos em geral, possuem técnicos voltados somente ao uso e aplicação e treinamentos dos mesmos e, portanto, não compete a eles desenvolver ou alterar receitas e procedimentos.

Alguns fornecedores de insumos disponibilizam técnicos para implementação de produtos em seus clientes. Contratar estes como terceiros para orientar sua produção em outras ocasiões quanto a receituário e fases de produção, é uma estratégia.

Alguns são do ramo educacional e as vezes é viável contratar um profissional para um minicurso de um produto específico. Já um curso longo, deve ser avaliado para alguns colaboradores-chave que possam ser multiplicadores de conhecimento depois.

A área de confeitaria é rica nesse ramo e existem especializados desde o ramo de insumos até os especializados em decoração, design e trabalhos artísticos com os produtos.

Uma consultoria pode atuar tanto em um quanto em todos perfis acima. Contribuindo com experiência em técnicas, indicações de insumos, equipamentos, procedimentos e treinamentos periódicos, além de contatos com fornecedores de todo tipo, outros colegas e clientes.

Como é o trabalho de uma consultoria

Diagnose

Em primeiro lugar essa é a parte mais importante. O profissional fará um levantamento e a partir daí, ele identificará todos os pontos de melhoria e sugestões de como resolvê-los.

Desenvolvimento de receitas

Quando se trata de correção de problemas e melhorias, uma consultoria apresentará as melhores alternativas ou alterações no produto.

Um ponto importante, esta sempre terá em conta o fator custo, operacionalidade e quanto estas ações trarão de lucratividade para seu negócio.

Alguns consultores podem desenvolver seu produto mediante orçado e contratado, com toda documentação, desde a matéria prima até o treinamento da equipe.

Treinamento

No âmbito operacional, é comum que façam junto com a equipe, todo o procedimento do produto passo a passo. Seus colaboradores precisam ser orientados da importância de se seguir as recomendações.

Documentação

Outra atividade de consultoria é fornecer elaboração das fichas técnicas de produtos com lista ingredientes, pré-pesagem, procedimentos, padronização, avaliações de qualidade, conservação, manipulação, transporte, embalagem e até ideias de comercialização.

De olho em todas as variáveis

Todo produto é o resultado de uma equação com muitas variáveis onde todas devem estar balanceadas.

O problema ocorre na matéria-prima? Então preciso contatar um técnico do fornecedor. Se minha equipe não está acertando fazendo um produto, talvez valha a pena contratar um consultor para treiná-los.

Não estão conseguindo utilizar um forno ou equipamento corretamente? Em primeiro lugar, é preciso consultar o manual e seguir seus procedimentos, caso o problema persista, consulte o fabricante.

Ou seja, precisamos estar atentos a exatamente qual ponto crítico. As vezes achamos que é o forno, quando na verdade é o processo incorreto de preparo. Não raro se precise intervir em todas etapas até que se obtenha o melhor resultado.

Um fato interessante é que muitas vezes o que é ensinado em ambiente “de curso” pode não se aplicar à produção diária em larga escala ou gerar divergências, já que também as condições diferem.

Alguns produtos de confeitaria fina, por exemplo, são extremamente complexos e com padrões de qualidade altíssimos, por exemplo macarons, bolos ou fermentação natural e o apoio de um consultor terceirizado no local é um diferencial na hora.

Rede de Contatos

Converse com fornecedores e fique sempre atento a quem poderia te ajudar. Importante saber em qual área ele ou ela é especializado e se coincide com o que você precisa. Não precisa ser alguém famoso ou caro, mas precisa ter conhecimento e trazer resultados.

Buscar também referências com clientes que já foram atendidos por eles também é uma forma de saber como ele ou ela atua e se eles conseguiram de fato resolver as questões que lhes foram propostas.

Investimento

Não é preciso que se fique com em uma consultoria por 6 meses, supomos. As vezes uma consultoria de apenas um dia, já resolve uma série de problemas.

Dois, três ou até uma semana, vale a pena avaliar. Qual a complexidade do problema? Há algo que possa ser feito além? Ou seja, a vinda de um profissional pode abrir caminho para implementações em outras atividades.

Parcerias com escolas especializadas e instituições

Uma boa alternativa é consultar escolas especializadas do segmento de panificação e confeitaria para uma consultoria terceirizada ou parceria. Cursos, universidades, entidades voltadas para capacitação e a de micro e pequenas empresas ou organizações corporativas voltadas para o treinamento profissional e pesquisa também são boas alternativas para buscar apoio neste sentido.

Conte com apoio de fabricantes

Algumas empresas fornecedoras de equipamentos e tecnologia, como é o caso da Prática, não fornecem consultorias específicas mas dão pleno suporte na escolha de cada equipamento para sua produção. Com espaços filiais, concessionárias, espaços de relacionamento, parceiros e centro próprio em fábrica, podemos receber nossos clientes para conhecer, testar e avaliar seus produtos. Vale a pena conhecer.

Estar pronto a mudar

Em síntese, precisamos abrir espaço e a mentalidade para outras perspectivas. Todos nós gostamos de pensar que nosso produto é o melhor, mas também precisamos lembrar que erros acontecem. Da mesma forma, seu time precisa estar disposto a acolher, dar atenção e seguir orientações técnicas. Se não levarmos isto em consideração, mesmo com um bom consultor, será muito difícil implementar quaisquer ações e obter a tão esperada qualidade.

Por fim, veja também nossa postagem sobre cursos de panificação e confeitaria no Brasil e o impacto positivo da formação continuada nos empreendimentos do ramo.

Fornos de Panificação
Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!