Speed ovens e franquias: como as redes utilizam esta tecnologia

Speed ovens e franquias: como as redes utilizam esta tecnologia

Speed ovens e franquias

Speed ovens e franquias: como as redes utilizam esta tecnologia

Os Speed Ovens e as franquias são um exemplo de uma relação de sucesso. Unindo o atendimento rápido à qualidade, estas lojas têm uma configuração enxuta, em pontos estratégicos onde espaço é crítico. Sendo assim, estes fornos se tornam a opção ideal para estes tipos de negócios que não param de crescer.

Só para ilustrar, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em parceria com a BR Insights e publicado em matéria da Revista Exame, no terceiro trimestre de 2022, o faturamento do setor saltou de R$ 47,385 bilhões (2021) para R$ 56,256 bilhões.

Por esta razão, preparamos um texto para mostrar como estes estabelecimentos trabalham e como utilizam destas tecnologias, para ajudá-lo a fazer um benchmarking para seu empreendimento.

Leia abaixo e aproveite.

Lojas compactas e bem projetadas

Estas são menores e posicionadas em regiões de alto fluxo. Todavia, muitos desses locais não permitem instalação de equipamentos grandes, à gás ou que emitam calor, fumaça e odores. Por isso, eles utilizam fornos menores, elétricos, isolados termicamente e que dispensam coifas e exaustores como os Speed Ovens.

Desenvolvimento de Fornecedores

Em primeiro lugar, as redes de franquias trabalham incessantemente seus fornecedores. Estes criam produtos exclusivos que são previamente homologados. Em outras palavras, testados até que atinjam os padrões já nos fornos Speed Ovens escolhidos. Estes em geral, tudo congelado e finalizado nos pontos de venda conforme demanda.

Gestão de portfólio e estoque

Em segundo lugar, todos os itens oferecidos no cardápio de cada uma delas é constantemente ou periodicamente revisto e renovado. Há uma gestão de compras e distribuição para evitar perdas. Como a estocagem também é crítica, eles optam por balcões e vitrines refrigeradas ou freezer e geladeiras verticais.

Sistema pronto

Em terceiro lugar, como não produzem nada nos locais, todo o atendimento se baseia na finalização conforme demanda. Eles fazem um “descongelamento técnico”. Isto é, os produtos estocados são movidos do congelado (-18°C) para o resfriado (de 0°C a 5°C) com 12 horas de antecedência e conforme a venda, eles apenas aquecem nos fornos. Dessa forma também ganham o aumento da validade e diminuem o desperdício.

Padronização de receitas

Para garantir produtos iguais onde quer que estejam, as franquias utilizam a tecnologia dos painéis dos fornos de finalização ultrarrápida que permite a programação de receitas prévia, que já vem pronta da sede. Ou seja, o operador apenas liga, pré aquece, seleciona as receitas de produtos e higieniza o equipamento ao fim do expediente.

Gestão Remota

Uma das vantagens da tecnologia dos Speed Ovens é a plataforma IoK – Internet of Kitchen que permite criar, editar e atualizar os sistemas em tempo real via Wi-fi de todos os fornos compatíveis à distância até mesmo via um aparelho celular. Com isto, as marcas mantém receituário personalizado e algumas contam com todo apoio da Prática neste processo.

Treinamento contínuo

Parte do sucesso da relação dos Speed Ovens e franquias se dá pelos treinamentos sobre como atender e utilizar os equipamentos. Eles o fazem em horários de menor movimento e com participação engajada da coordenação e gerência de cada loja. Como a rotatividade ainda é uma realidade, são eles os multiplicadores de conhecimento. No caso dos fornos, o estabelecimento tem direito a um treinamento no local com duração de 6 horas na aquisição.

Treinamentos contínuos

Além disso, os franqueados trabalham em sistema de treinamento contínuo. Eles têm consciência de que sempre temos uma nova informação a aprender. Dessa forma, eles fazem reciclagens periódicas para fixar informações, como por exemplo higienização diária, cuidados e manutenção com equipamentos e outros procedimentos padrões. Como forma de auxiliar ainda mais a integração dos Speed Ovens e franquias, o fabricante dos equipamentos também oferece um canal para esclarecimentos de dúvidas e apoio.

Treinamentos no fabricante

Outros ponto interessante, é que as elas participam ativamente em treinamentos nas filiais e concessionárias dos fabricantes do fornos sem nenhum custo. Nestes espaços de relacionamento, com todo suporte, eles aprendem como aproveitar o melhor dos fornos e até criar receitas.

Venda ativa

Da mesma forma, elas treinam seus colaboradores também para fazer um atendimento ativo. Não ficar aguardando o cliente decidir. Oferecer opções de produtos, e novidades, ajudá-lo a escolher. É uma venda ativa. E, eles faz isto enquanto o forno está finalizando um produto, o que aumenta o ticket médio.

Foco em segurança dos alimentos

As franquias trabalham em conformidade com a Vigilância Sanitária em cada estabelecimento. Nutricionistas residentes ou contratados das próprias redes que passam nos locais. Eles fazem vistorias e auditorias, aferindo temperaturas, preparando atas e relatórios.

Conclusão

Em síntese, utilizando conceitos, métodos, processos e tecnologia, você pode adotar replicar o sucesso das franquias no seu próprio empreendimento.

Por exemplo a panificação vem adotando a esta mesma configuração com o conceito de Frente de Loja ou Ponto Quente. Também em formato compacto em locais estratégicos e uso de congelados e fornos Vitrine, elas oferecem pães e outros produtos até em quiosques de shoppings, por exemplo.

Outra alternativa, são os negócios que adotaram este sistema de atendimento para pizzas. Há fornos de finalização rápida específicos com os mesmos recursos de automação de painel e gestão remota, que também entregam por exemplo, uma pizza de 30 cm de diâmetro em menos de 3 minutos. Vale a pena conhecer.

Veja também nosso artigo sobre como utilizar a tecnologia dos Speed Ovens na venda de salgados com qualidade e agilidade. Continue a leitura.

Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!