Cozinhas pequenas e soluções para espaços reduzidos

Cozinhas pequenas e soluções para espaços reduzidos

Cozinhas pequenas

Cozinhas pequenas e soluções para espaços reduzidos

Ter cozinhas pequenas é algo que faz parte da realidade de muitos negócios. Além de terem que se adequar a esta limitação, elas precisam acima de tudo de funcionalidade e produtividade, o que é um desafio hoje para os empreendedores.

Esse tipo de cozinha deve ser funcional, portanto, precisa de soluções inteligentes para um bom aproveitamento do espaço. Assim, pensar com foco em processos e eficiência é opção para conseguir ter uma produção que atenda a demanda, bem sequenciada e otimizada.

Para te ajudar nessa missão, trouxemos dicas e soluções para sua cozinha pequena. Então, continue acompanhando e veja como ter um espaço equipado com tudo o que precisa. Boa leitura!

Dicas para as cozinhas pequenas serem funcional

Muitas pessoas encontram dificuldade na hora de organizar todos os itens que precisam. Afinal, vai caber tudo? Pensando em facilitar essa organização, reunimos seis dicas para você montar sua área de produção. Veja a seguir!

1. Planeje a ocupação dos espaços na vertical

Em vez de pensar “horizontalmente”, pense “verticalmente”. Especialmente com os equipamentos. Fornos combinados ou fornos micro-ondas profissionais sobrepostos com bases especiais ou até com ultracongeladores na parte de baixo, balcões congelados, refrigerados ou mesmo suportes para as “cubas”, as gastronorms (gn’s).

Normalmente, a pia com bancada, fogão e geladeira já ocupam toda parte inferior do cômodo. Para não ficar sem espaço, use prateleiras e carrinhos que se encaixam em vãos para ter espaço e organizar seus pertences.

2. Otimize os espaços para as louças 

O espaço, normalmente, é um obstáculo para quem tem um espaço pequeno para a produção. Mas a embaixo de uma bancada, por exemplo, pode ser um bom espaço para se instalar uma máquina de lavar louças profissional embutida que além de lavar tudo rapidamente, economiza água, produtos de limpeza, mão de obra e o que é melhor, ainda também faz a sanitização destas.

3. Use todos os cantos das cozinhas pequenas

Todo espaço tem seu potencial, por menor que seja. Portanto, use todo cantinho com otimização. Aproveite os diversos modelos de organizadores, para deixar tudo em seu devido lugar. Por exemplo, pequenos espaços podem ser para colocar um organizador de copos.

Quais equipamentos posso usar?

Se você tem um negócio com cozinhas pequenas, saiba que ela cabe tudo o que precisa. Basta arrumá-la corretamente.

Muitos empresários são questionados quando possuem pouco espaço. Afinal, e a sua funcionalidade? Mas lembre-se que mesmo pequena a área de produção pode ser muito funcional. É preciso pensar e listar tudo o que é necessário para compor a sua cozinha. Dessa forma, você vai conseguir planejar corretamente onde ficará cada equipamento. 

Se você precisa de uma cozinha industrial, saiba que pode tê-la em um espaço menor. Você vai precisar de:

  • Fogão industrial;
  • Chapas e char-broilers;
  • Fornos.

Esses são itens que ocupam maior metragem, mas que podem ser adaptados ao seu espaço e necessidade. Porém, há alternativas mais inteligentes e econômicas. 

Invista em fornos combinados para as cozinhas pequenas 

Locais pequenos precisam ser funcionais, isso você já sabe. Mas como fazer isso com uma cozinha?

Os fornos combinados são equipamentos que usam vapor e ar quente e projetados para substituir até 90% dos equipamentos de uma cozinha profissional e podem realizar diversos tipos de preparos, como cozidos, assados, frituras, grelhados, gratinados e outros. Confira suas vantagens.

Usa pouco espaço

Os fornos combinados se sobrepõem em 3 gn’s. Portanto, são três em um. Basta usar um forno de seis, um sendo a base do outro e combinar as funções. Ou seja, pode empilhá-los para caber mais e produzir mais.

Mas não se recomenda o empilhamento de mais de dois fornos de 3 gn’s. Afinal, aumenta-se o risco de acidentes. 

Boa produtividade

Esse tipo de forno, também chamado de gastronorm, atende ao que equivale a 30 pratos individuais montados. Portanto, em um com três, você consegue atender a 90 refeições.

Múltiplas funções

Além da função de assar, o forno combinado faz a cocção de arroz, legumes, acompanhamentos e guarnições. Tudo a vapor e preservando a qualidade dos alimentos. Há como fritar nele também, fazendo saborosas batatas fritas e outros. Ou seja, múltiplas funções em um só aparelho.

Conclusão 

Uma cozinha pequena tem como ser funcional se tiver as soluções corretas. Por isso, é importante ter cuidado na hora de escolher os equipamentos que vão compor o ambiente, bem como todo o design do espaço. Afinal, tudo precisa andar lado a lado para que você tenha um local apropriado para as funções que necessita desempenhar.

Quando você usa fornos combinados, por exemplo, além da praticidade, há uma imensa economia de espaço e energia, evitando-se gastos com outros eletrodomésticos, uma vez que ele desempenha várias funções. Você pode ter um negócio com cozinhas pequenas industriais sem nenhum problema, pois elas podem ter bom desempenho e atender a demanda exigida.

O sistema Cook and Chill também é altamente apropriado para espaços menores e ajudam a trazer mais produtividade. Enfim, existem várias soluções, desde que você saiba qual será a real função desse espaço.

Quer conhecer melhor o que é um forno combinado e suas funções? Confira nosso artigo sobre o assunto.

Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!