Crostoli: como fazer e por que apostar nessa receita para a padaria?

Prática • dez. 28, 2022

As panificadoras são estabelecimentos frequentados diariamente por milhões de pessoas que buscam comprar não só aquele pão tradicional, mas também adquirir outros tipos de guloseimas, variedades salgadas e sobremesas.

Investir na produção de produtos diferenciados para a sua padaria é um diferencial que pode ajudar muito a ganhar a satisfação de cada vez mais clientes, resultando no crescimento do seu negócio. O crostoli pode ser esse coringa para o seu catálogo! Continue esta leitura e saiba tudo sobre a origem desse produto, sua receita, como vendê-lo e muito mais informações extras.

Origem do crostoli

O crostoli, também conhecido por nomes como grostoli, orelha de gato e cueca virada, é uma massa simples com farinha, ovos, leite e manteiga típico da Itália.

Na Roma antiga, as pessoas costumavam preparar uma massa e frita-la. Por certo tempo esse alimento foi chamado de frictilia e eram eram fritos e comuns na culinária local. Essa mistura consistia em ovos, farinha, açúcar, fermento e gordura de porco, que era usada tanto na massa quanto para servir de óleo de fritura. 

Com a ascensão do cristianismo e a restrição do consumo de carnes durante o período da quaresma, o crostoli passou a ser bastante consumido nos intervalos entre as refeições.

Esse doce é muito produzido no natal e no ano novo na Europa. Na Itália ele é tradicionalmente consumido no carnaval, todavia no Brasil não há vínculos com épocas ou datas comemorativas ligadas ao crostoli.

Crostoli no Brasil

O crostoli, assim como diversas outras receitas, chegou no Brasil através de imigrantes europeus durante o período colonial.

O doce se popularizou em nosso território e se tornou uma forte tradição no sul do Brasil , muito querido, feito pelas avós e mães e associado à hospitalidade do “colono”.

Por fim, existem diferenças nos formatos e em alguns ingredientes usados na massa do crostoli em todo o mundo. No Brasil isso não é diferente, pois há variações mais finas, crocantes, folheadas e com massas duplas, mas sem perder a essência desse doce que é o seu processo de dobradura da massa, a fritura por imersão e a finalização com açúcar e canela em pó.

Armazenamento do crostoli

O armazenamento do crostoli em uma panificadora é o mesmo do usado para outros produtos, ou seja, protegido da umidade em recipiente de vidro ou vitrine. Vale destacar que esse alimento deve ser consumido no mesmo dia que é fabricado para que a sua consistência permaneça no ponto correto.

Vale a pena produzir o crostoli na panificadora?

Sim! O crostoli é uma boa opção de doce que você pode produzir e vender na sua panificadora devido a quatro fatos principais:

Atrai clientes que gostam da receita

Há vários amantes do doce, contudo, eles não o consomem frequentemente ou porque não sabem como é a sua produção ou porque acham esse processo muito trabalhoso. Ao se deparar com esse alimento na sua padaria, sem dúvidas essas pessoas sentirão o desejo de consumir esse quitute delicioso.

Leva os clientes a experimentarem a receita

Existem muitos indivíduos que nunca experimentaram essa espécie de pão frito por causa da dificuldade que se tem em achar o crostoli à venda por aí. Uma vez que a sua padaria dispõe dessa receita, você pode apresentá-la para os seus clientes e convidar aqueles que nunca consumiram esse alimento a experimentá-lo. 

É um diferencial para o seu negócio

A maioria das padarias só oferece o básico, ou seja, algumas variações de pães, roscas e bolos. Com o crostoli, você terá um diferencial no cardápio da sua panificadora que poderá servir como um instrumento para a captação de mais clientes.

Ajuda no aumento do faturamento da panificadora

Esse benefício advém da junção dos três itens anteriores, dado que se você produzir e vender o crostoli, isso será um diferencial que atrai ao mesmo tempo pessoas que não conhecem essa receita e as pessoas que a amam.

Como fazer o crostoli

Preparar um crostoli pode parecer complicado, mas na verdade não tem nenhum grande segredo, basta seguir a risca as instruções do seu preparo.

A receita tradicional de um crostoli contém:

  • 2 ovos;
  • 2 colheres de sopa de margarina ou manteiga;
  • 1/2 xícara de chá de leite;
  • 6 colheres de sopa de açúcar;
  • 1/2 colher de sopa de fermento em pó;
  • 1 colher de sopa de vinagre ou cachaça;
  • 2 e 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo;
  • uma pitada de sal;
  • óleo para fritar;
  • açúcar e canela a gosto.

Modo de preparo:

  1. Em uma tigela, misture os ovos, o leite, a margarina ou manteiga, o açúcar, o fermento, o sal e o vinagre ou a cachaça. 
  2. Acrescente aos poucos a farinha de trigo, mexendo inicialmente com uma colher e logo após com as mãos até que forme uma massa homogênea e macia ao ponto de que não grude nas mãos.
  3. Divida a massa em duas partes e abra ela, isso pode ser feito com a ajuda de um rolo em uma superfície enfarinhada até que ela fique fina. 
  4. Corte a massa em retângulos médios, com aproximadamente 5×10 cm de comprimento.
  5. Faça um pequeno corte no meio de cada retângulo e dobre a massa passando por dentro. 
  6. Frite aos poucos, em óleo quente, até que eles comecem a dourar.
  7. Retire os bolinhos do óleo, escorra eles em um papel toalha e  passe-os no açúcar e na canela.

Conclusão

O crostoli é um doce frito e passado no açúcar e na canela que possui uma forte presença na mesa de muitas pessoas pelo mundo. Esse alimento apresenta diversas variações no seu preparo e no seu formato, por isso, ele também é um grande aliado para preencher o cardápio da sua panificadora.

Curtiu a dica para aumentar seu mix de produtos? Confira também as possibilidades do bolo de fermentação natural.

pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
Pessoa embalando alimentos em embaladora à vácuo
Por Prática 08 abr., 2024
As vantagens das embalagens no setor alimentício vão desde a eliminação de desperdícios, estocagem, transporte e segurança. Saiba mais.
MAIS POSTS
Share by: