Dia das mães: Como preparar sua loja para a data?

Dia das mães: Como preparar sua loja para a data?

Dia das mães

Dia das mães: Como preparar sua loja para a data?

Tradicionalmente comemorado no segundo domingo do mês de maio, o Dia das Mães é uma data especial que aquece os corações e movimenta o comércio brasileiro. Esse dia representa uma boa oportunidade para estabelecimentos, como restaurantes, padarias e lanchonetes, atraírem mais clientes e aumentarem suas vendas.

Esse é o seu caso? Então confira este post especial que trouxemos para você com dicas e estratégias para movimentar o seu negócio no Dia das Mães. Boa leitura!

Dia das Mães: como se preparar para a data

Você sabia que o Dia das Mães é uma data que foi oficializada no Brasil na década de 1930? Pois bem, com a popularização desse dia o comércio se expandiu nos mais diversos setores e hoje essa confraternização é uma das mais importantes do país.

E você, empreendedor, não quer ficar de fora dessa oportunidade, não é mesmo? Então comece a se preparar com antecedência e confira as dicas a seguir.

Planejamento

A primeira etapa para qualquer campanha é o planejamento. Logo, estabeleça os objetivos com relação ao Dia das Mães, quais serão os alimentos oferecidos, quais são os fornecedores, qual é o período de duração da campanha, por quais meios os clientes poderão conhecer o seu trabalho e entrar em contato, dentre outros.

Divulgação

Após o planejamento, invista na divulgação, principalmente no meio digital, já que as pessoas presentes nas redes sociais desejam conhecer melhor o estabelecimento antes de adquirirem um produto, o que melhora a experiência da clientela e atrai ainda mais consumidores.

Parcerias

Você pode estabelecer parcerias com pessoas reconhecidas e que têm um grande número de seguidores, sobretudo de uma região próxima ao seu estabelecimento. Nesse sentido, elas farão a divulgação do restaurante, da lanchonete ou da padaria em troca de produtos, de uma remuneração ou de outra forma combinada.

Treinamento e atendimento

Contar com uma equipe capacitada para atender uma alta demanda é importante. Os colaboradores precisam ser treinados tanto para a produção dos alimentos quanto para o atendimento ao público de maneira presencial ou virtual. Uma boa ideia é que o serviço seja personalizado, com uma mensagem de Dia das Mães, por exemplo.

Organização

O estabelecimento precisa ser organizado de modo que os clientes percebam que é uma campanha de Dia das Mães. Isso também vale para as redes sociais do seu negócio, portanto invista em posts customizados e atrativos.

Além desses passos fundamentais, é preciso ter em mãos estratégias de marketing voltadas para o Dia das Mães. Veja abaixo oito táticas para você implementar ainda este ano.

Estratégias de marketing para atrair a clientela no Dia das Mães

As seguintes ações podem ser feitas em qualquer estabelecimento do ramo alimentício. Ou seja, restaurantes, padarias, lanchonetes, bares, dentre outros podem usufruir das dicas para aumentar a visibilidade do negócio durante o Dia das Mães.

Cardápios personalizados

Esta primeira dica todo bom empreendedor conhece. Em datas comemorativas, como o Dia das Mães, apostar em um cardápio personalizado é um dos pilares para o sucesso, uma vez que a clientela deseja que esse momento seja inesquecível.

Crie pratos diferenciados com ingredientes atrativos. Há opções para todos os tipos de estabelecimentos, por exemplo:

Decoração

No período do Dia das Mães, decore o seu estabelecimento com flores, talheres diferenciados, forros personalizados e qualquer decoração que transmita conforto e serenidade para receber a clientela. Aposte em cores como azul, lilás, rosa, amarelo e branco, principalmente em tons pastéis.

Música

Além da decoração, a música é uma grande aliada na hora de demonstrar apreço pelos consumidores, nesse caso, as mães. 

Pode ser uma música ao vivo, uma playlist bem selecionada ou até mesmo músicas escolhidas pelos próprios clientes. O importante é causar uma boa impressão e animar o ambiente, o que é uma ótima estratégia de marketing.

Reserva de mesas

A reserva de mesas é uma boa opção para um almoço ou um jantar mais sofisticado, já que a família pode se programar para essa ocasião e, também, o seu estabelecimento consegue planejar alguma atração na data.

Essa reserva pode ser feita por meio de um aplicativo, o que economiza tempo e recursos de todos os envolvidos.

Vouchers e preços promocionais

Todo mundo adora economizar, não é mesmo? Portanto, ofereça aos clientes vouchers, que são cupons de descontos em determinados produtos. Ou então invista em sorteios e brindes no Dia das Mães.

Um exemplo é oferecer pratos especiais por um preço menor para clientes que são cadastrados no site ou aplicativo do estabelecimento, porque assim você tem a seu dispor contatos para novas campanhas.

Atenção às crianças 

Uma boa forma de atrair clientes no Dia das Mães é oferecendo uma promoção na qual crianças não pagam até determinada idade. Para isso, mãe e filho(s) precisam estar presentes no local, ou então realizar a compra por delivery, se for o caso.

Também tenha um espaço de entretenimento infantil no seu estabelecimento, com materiais para pintura, brinquedos e outras opções. Assim, as mães podem aproveitar enquanto seus filhos se divertem com segurança.

Homenagens e brindes

Surpreenda as mães no dia dedicado a elas com uma linda homenagem, ou então com algum mimo. Você pode oferecer um agrado para todas as mamães que são clientes, como uma flor ou um doce especial. São pequenas atitudes que deixam o seu negócio marcado na memória dos clientes que, certamente, desejarão repetir a experiência.

Delivery e entrega especial

Proporcione às mães uma entrega diferente e mais amorosa, com um cardápio personalizado para a data, uma mensagem de carinho e um brinde. Certamente isso fará total diferença na hora de fidelizar a clientela, ainda mais que o delivery está em alta e muitas pessoas consideram essa possibilidade até mesmo em uma data especial.

Conclusão

O Dia das Mães é um convite para o seu negócio agradar o público e, ainda, aumentar o lucro. Portanto, tenha criatividade, converse com a equipe e comece a selecionar as melhores estratégias e ferramentas que farão desse momento uma ótima experiência para os clientes, sobretudo para as mães.

Gostou das dicas? Aproveite e confira também nosso artigo sobre a importância do bom atendimento nas redes sociais no negócio.

Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!