Dia do Macarrão: as massas nunca saem de moda

Dia do Macarrão: as massas nunca saem de moda

Dia do Macarrão

Dia do Macarrão: as massas nunca saem de moda

O macarrão é um dos alimentos mais consumidos no mundo, isso ocorre principalmente devido à facilidade de preparo e da acessibilidade que essa massa possui.

Você sabia que existe o dia do macarrão? Pois bem, neste post vamos contar tudo sobre a criação dessa data e como é feita a sua comemoração. Além disso, deixaremos dicas para que você produza um prato perfeito.

Dia do macarrão

O Dia do macarrão é comemorado anualmente no dia 25 de outubro. A data foi criada em Roma, no ano de 1995, no primeiro Congresso Mundial de Macarrão que contou com a presença dos principais fabricantes de todo o mundo.

Origem do prato

É difícil afirmar exatamente quando e em que data surgiu o macarrão, pois há diversos relatos sobre o uso de uma massa feita à base de farinha e água presente na alimentação. Uma das histórias mais difundidas sobre a origem do prato afirma que ele chegou ao Ocidente em aproximadamente 1295, pelo mercador italiano Marco Polo após ele ter voltado da sua jornada na China.

Porém, há relatos ainda mais antigos sobre esse alimento, datando mais de 4000 anos. Há também escavações, com evidências da produção de macarrão, 400 anos antes de Cristo.

Pesquisas recentes feitas por historiadores indicam que o macarrão é mesmo italiano, com o surgimento ocorrido na ilha da Sicília 100 anos antes de Marco Polo. Os sicilianos locais produziam inicialmente essa massa moendo o trigo e o misturando com água e vinho branco.

Durante muito tempo o macarrão foi uma receita consumida em banquetes pela alta classe, mas com a sua popularização, a massa foi sendo produzida caseiramente e, a partir do século XIX, começou a ser industrializado pelas primeiras fábricas.

Conforme o prato foi sendo difundido pelo mundo, principalmente após 1800, foram surgindo novas receitas e métodos de preparo. 

Macarrão no Brasil

Atualmente, o macarrão possui uma presença quase obrigatória na mesa de quase todas as pessoas do mundo. O prato chegou no Brasil por meio da imigração italiana, na segunda metade do século XIX, período em que famílias inteiras vieram para o território brasileiro em busca de trabalho nas fazendas de café do sul e do sudeste. 

Com a versatilidade e sofisticação dessa massa, os consumidores criaram inúmeras receitas. As diferentes culturas presentes no Brasil contribuíram para que esse mesmo alimento seja preparado de modos característicos em cada região do país. 

Pratos com macarrão

Não há nada melhor do que comemorar o Dia do Macarrão fazendo uma das inúmeras receitas com esse alimento. Veja abaixo algumas opções que você pode testar:

  • ao alho e óleo: uma opção simples, barata, rápida e claro, saborosa;
  • à carbonara: um prato clássico, que consiste em 3 ingredientes principais bacon, ovos, e parmesão;
  • à bolonhesa: uma receita italiana tradicional que combina a massa com um molho de carne moída;
  • molho ao pesto: com manjericão, sal, pinoli e alho, todos temperados com parmesão, queijo pecorino e azeite extra-virgem. 
  • com camarão: misturar uma deliciosa massa com um molho rose de camarão é uma excelente combinação; 
  • cremoso: consiste em finalizar o macarrão em um molho com creme de leite, bastante queijo e presunto.

Por fim, a maioria dos pratos são feitos com massa espaguete, mas há outras variações como o macarrão penne e o parafuso que podem deixar a sua receita maravilhosa.

Formatos de massa

Além das possibilidades de receitas, também é possível explorar diversos formatos de macarrão. Conheça os principais:

  • gravata ou farfalle: têm o formato que lembra uma gravata borboleta;
  • parafuso ou fusilli: seu formato de parafuso melhora a aderência dos molhos;
  • penne: pode ou não apresentar ranhuras ao longo da massa, sendo ideal para todos os tipos de molho;
  • rigatoni: tem o formato de um tubo mais largo com extremidades retas, pode ser servido recheado com carne, queijo e presunto;
  • espaguete: é o formato mais popular, com massas longas de diferentes numerações;
  • linguine: a massa também é longa, mas tem um formato achatado e fino;
  • fettuccine: tem estrutura achatada e é comercializado em ninhos ou em tiras;
  • cabelo de anjo: tem cerca de 1mm de diâmetro e é comumente utilizado no preparo de sopas.

Dicas para preparar um macarrão

1. Cozinhe o macarrão com bastante água

Um dos erros mais recorrentes no preparo de uma massa é cozinhá-la em uma panela pequena com pouca água.

Ao colocar o macarrão em uma panela com pouca água haverá mais amido na água, contribuindo para que a massa grude. Assim, para fazer uma massa perfeita, cozinhe ela em uma panela grande que contenha aproximadamente 1 litro de água para cada 100g da massa.

2. Coloque sal na água do macarrão

Assim que a água começar a ferver, coloque no mínimo uma colher de sopa de sal na água. Isso é fundamental para que a massa tenha um ótimo ponto, já que o sal agirá para impedir que o macarrão fique pegajoso.

O sal também dará um leve sabor ao macarrão, o que não ocorreria se ele fosse cozido apenas com água.

3. Ferva a água antes de adicionar o macarrão

É muito importante que a água esteja bem quente quando você for adicionar o macarrão, caso contrário, ele terá que ficar mais tempo na água e a sua pode passar o ponto ideal de cozimento. Certifique-se que a água esteja realmente fervendo, pois, ao colocar o macarrão, a temperatura dela vai diminuir um pouco.

4. Não coloque azeite ou óleo na água

Muitas pessoas acreditam que se colocar óleo ou azeite na água do macarrão, a massa não ficará pegajosa. Contudo, quando se adiciona óleo na água, o macarrão não consegue absorver o molho muito bem depois de pronto.

Para evitar esse problema, basta mexer o macarrão na água, de vez em quando, para que ele fique solto, sem a necessidade de usar óleo.

5. Não jogue água fria no macarrão após cozinhá-lo

Após ter seguido as dicas anteriores, você não precisará jogar água fria no macarrão depois do seu cozimento, restando apenas colocá-lo em um coador ou peneira para retirar a água do cozimento e logo após, finalizar o prato. 

A única exceção existente para jogar água fria na massa é se ela não for consumida logo ou se for utilizada para produzir alguma salada ou apenas pré-preparo para finalização posterior como é o caso de grandes preparos ou restaurantes que preparam pratos individuais à la carte.

Conclusão

O macarrão é um alimento tradicional em grande parte do mundo e conta com uma história incerta, mas compõe dezenas de receitas diferentes que reforçam a cultura local. Não é à toa que esse alimento internacional merece uma data festiva para ser comemorado.

Gostou do post? Conheça também a tendência gastronomica dos lámens.

Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!