Dicas para o seu restaurante bombar no verão

Prática • fev. 21, 2022

Você já pensou o que torna um restaurante bem-sucedido? Bem, apesar de essa ser uma percepção normalmente individual, um negócio de sucesso tem como base alguns fatores, que podem fazer com que o estabelecimento seja mais atrativo aos clientes.

Um desses fatores é saber aproveitar as oportunidades e, principalmente, as sazonalidades. No que diz respeito ao verão, a demanda aumenta consideravelmente e os clientes buscam produtos diferenciados para aliviar o calor e curtir o momento.

Dito isso, você não quer ficar para trás durante esse período, não é mesmo? Então confira as dicas que preparamos para o seu restaurante bombar no verão 2022!

Sete dicas para o seu restaurante bombar no verão

Aproveitar todas as oportunidades é fundamental para que seu restaurante garanta um bom retorno do público e traga o que as pessoas procuram. Dessa forma, é importante entender a sazonalidade de produtos e adequar seu estabelecimento a ela.

Para aproveitar a sazonalidade, contudo, é preciso organizar e planejar diversos pontos relacionados à equipe, ao cardápio, à divulgação e muito mais.

Para ajudar você nessa tarefa, listamos 7 pontos que você precisa ficar de olho para garantir um melhor serviço, conseguir atratividade e fazer seu restaurante bombar no verão. Confira.

1. Ofereça um cardápio resfrescante

Inove o cardápio para o verão com receitas leves e refrescantes. Alimentos frescos e in natura , como frutas e vegetais, também são ótimos no verão. Veja algumas possibilidades de pratos para a temporada:

  • Poke
  • Alimentos fermentados
  • Sanduíches naturais
  • Saladas diversas
  • Chips de batata
  • Peixes assados
  • Sushi
  • Pratos frios como gazpacho, salpicão, salada de macarrão e caponata.

Opções de sobremesa:

  • Frutas: salada de frutas, frutas no palito, açaí com frutas, dentre outras possibilidades, são muito desejadas no verão
  • Naked cake: um bolo sem cobertura ideal para ser uma sobremesa durante o verão, ainda mais se for coberto de frutas e com toques cítricos na massa ou no recheio
  • Bolo de sorvete: refrescante e saboroso, esse bolo promete encantar pessoas de todas as idades;
  • Sorvetes e picolés: tradicionais no verão, permitem oferecer sabores inusitados para conquistar a clientela
  • Mousses de frutas cítricas, tiramissu, panna cotta e tortas são outros atrativos para o período.

Quer saber mais sobre isso? Confira o post que fizemos especialmente sobre o cardápio de verão

2. Tenha várias opções de bebidas

Drinks com ou sem álcool são muito pedidos no verão, principalmente os bem gelados e cítricos. 

As misturas de frutas são ideias diferentes e agradam o público. Veja algumas opções e aproveite para criar sabores misturando dois ou mais ingredientes:

  • Água de coco
  • Laranja
  • Abacaxi
  • Limão
  • Melão
  • Mamão
  • Melancia
  • Frutas vermelhas
  • Hortelã
  • Menta
  • Gengibre
  • Bebidas alcoólicas para combinar com os demais ingredientes
  • Águas saborizadas
  • Chás gelados

3. Proporcione comodidades, descontos e brindes

Wi-fi grátis, estacionamento e área infantil são comodidades que fazem a total diferença na hora de atrair a clientela para o seu estabelecimento.

Durante o verão, você pode oferecer uma sobremesa refrescante gratuita na compra de um determinado prato, ou então água saborizada à vontade para os consumidores. Além disso, vale pensar em espaços refrescantes e que tragam conforto nessa época mais quente, com ar-condicionado, ventiladores, luzes frias e bebedouros.

Os descontos também são válidos e representam uma boa oportunidade de crescimento do negócio. Assim, analise os produtos que estarão em promoção, como o “prato do dia”, e trabalhe na divulgação com base nisso.

4. Invista em recursos tecnológicos

A tecnologia é uma grande aliada para o seu restaurante. Ela pode ser empregada em várias áreas, desde a gestão, até o atendimento ao público.

Ao automatizar os processos é possível beneficiar os clientes e o próprio restaurante, otimizando o tempo e diminuindo gastos, o que é uma vantagem competitiva frente aos demais restaurantes.

Equipamentos tecnológicos para a cozinha, comandas eletrônicas, cardápio virtual, pagamento por Pix ou QR Code, softwares para gerenciar o restaurante em geral e aplicativo de delivery são alguns exemplos da tecnologia atuando para trazer sucesso ao seu negócio.

Uma boa dica de investimento em tecnologia são os ultracongeladores de canecas , que podem ser utilizados para diferentes tipos de tulipas e copos de vidro, o que torna-os perfeitos para oferecer bebidas supergeladas no calor.

5. Faça um plano de ação 

O planejamento é a primeira etapa para qualquer negócio de sucesso. Quer que o seu restaurante seja notado no verão? Então comece a se organizar com antecedência.

Procure bons fornecedores, certifique-se de que o ambiente está respeitando as normas sanitárias da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), adquira equipamentos de qualidade para preparar os alimentos e contrate pessoas ou empresas especializadas em marketing, se for o caso. 

Enfim, são muitas atitudes que devem ser pensadas antes mesmo dessa estação do ano chegar.

Durante a temporada, ter uma comunicação estratégica também é fundamental para aumentar as vendas e atender toda a demanda. Assim, você diminui riscos, promove a satisfação dos consumidores e aumenta os resultados.

6. Capacite sua equipe para o atendimento e produção

Também é importante capacitar a equipe para lidar com os clientes. Dessa forma, ofereça cursos, treinamentos e incentivos para que os colaboradores estejam engajados com os propósitos do seu negócio e, por conseguinte, motivados para prestarem um atendimento de qualidade à clientela.

A equipe de produção também precisa de treinamento sobre o novo cardápio, para que sejam utilizados os equipamentos e técnicas certos e para garantir resultados com qualidade e padronização.

7. Invista em divulgação

Ter posicionamento digital é muito importante nos dias de hoje, uma vez que o público está cada vez mais conectado, principalmente em redes sociais , como Instagram e TikTok. Desse modo, uma pessoa que ainda não é cliente pode gostar de conhecer o seu estabelecimento virtualmente e, assim, querer visitá-lo.

Uma boa estratégia é, portanto, investir em várias plataformas , adaptando o formato do conteúdo para atrair e engajar as pessoas. Você pode utilizar, por exemplo: vídeos curtos, fotos e vídeos explicativos.  Lembre-se, no entanto, que os conteúdos devem ser de qualidade e não com o foco em apenas mostrar o cardápio que o seu restaurante oferece. 

Deixe o cardápio disponível em um link , bem como as informações de contato, e produza posts relevantes para o seu público, algumas dicas são:

  • ingredientes;
  • bastidores;
  • vídeos e fotos do estabelecimento;
  • curiosidades;
  • pratos típicos do verão;
  • benefícios dos alimentos para o verão;
  • opções inusitadas de drinks;
  • como se refrescar no calor;
  • dentre outros.

E é claro que a divulgação boca a boca (conhecida no mundo corporativo como Buzz Marketing ) ainda vale. Por isso, foque em proporcionar um serviço de qualidade para construir feedbacks positivos tanto no meio virtual quanto no presencial.

Conclusão

Para fazer o seu restaurante bombar no verão, é fundamental planejar, manter o foco no cliente e pensar em formas de refrescar o dia dele.

Aproveitar as oportunidades que essa estação traz, portanto, é um grande passo para elevar as vendas e o sucesso do estabelecimento, por isso, foque em oferecer uma experiência refrescante, tanto no estabelecimento quanto na comida.

molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
MAIS POSTS
Share by: