Divisão de massas hiper-hidratadas: como fazer?

Prática • abr. 24, 2023

Você sabia que a divisão de massas hiper-hidratadas é diferente? Uma boa divisão auxilia tanto na padronização quanto na qualidade e aspecto final do produto. E, quando o assunto é a produção de pães artesanais , os clientes são exigentes, o que demanda um muito cuidado.

Está pensando em adotar uma linha de produtos artesanais em sua padaria? Então, confira neste artigo a importância de ser fazer corretamente a divisão de massas hidratadas e como transformar essa nova oferta em um diferencial!

O que são as Massas hiper-hidratadas ?

São massas que levam uma proporção maior de água em relação à farinha. Em geral, o percentual de hidratação fica entre 70% e 90%, o que resulta em uma massa mais mole e pegajosa. Em alguns casos, quando este valor é superior, a fermentação é feita em cestos especiais.

Qual a diferença destas para as dos pães comuns?

A massa do pãozinho francês que você come todos os dias de manhã, tarde, noite ou no lanche, tem uma faixa de hidratação de 50% a 65% sobre o quilo de farinha. Em outras palavras, para cada quilo de farinha, são acrescentados de 500 a 650 ml de água. Já nas hiper-hidratadas, pode chegar a 900 ml.

Outra diferença é que o processo de fermentação para este tipo de massas também é diferente. Ao contrário do pão francês, por exemplo, elas são divididas após fermentação. Isso deixa a massa mais delicada e o manuseio inadequado pode fazer com que boa parte do trabalho seja perdido.

Como fazer a divisão de massas hiper-hidratadas?

Antes de mais nada, para que você consiga fazer uma boa divisão deste tipo de massa, você precisará observar também o preparo. Separamos algumas dicas importantes:

Utilize farinha de boa qualidade

Em primeiro lugar, na produção profissional, é indispensável o uso de farinhas especiais para panificação. Elas tem um teor de proteína bom e propriedades que ajudam na manipulação. Entretanto, se você deseja fazer fermentações muito longas e muitas dobras, ela precisará de uma configuração superior.

Água gelada e amassamento adequado

Em segundo lugar, mesmo uma farinha importada de alto nível não dispensa água em baixa temperatura, hidratação e amassamento corretos. Isto garante um desenvolvimento correto da rede de glúten , facilidade na hora de dividir e qualidade de produtos. Neste sentido, as amassadeiras espirais são grandes aliadas.

Não exagere nas dobras e pré-fermentações

Em terceiro lugar, é bom lembrar que nosso país quente e por esta razão, precisamos ficar atentos ao número de “dobras” e também o tempo em que a massa passa nestas fases. Sabemos que esta técnica auxilia, mas devido ao calor, a fermentação pode facilmente passar do nível ideal.

Tirar a massa das caixas e abrir 

Pense na massa como uma “bolha” que facilmente se estoura se você não tiver cuidado. Ela precisa ser aberta de forma uniforme sobre a mesa para manter a fermentação. Além disso, não coloque muita farinha pois esta pode se acumular nos pães além de sujar muito assadeiras e fornos depois.

A divisão de massas hiper-hidratadas exige habilidade

Por ser delicada, a divisão manual requer conhecimento e experiência do profissional. Todavia, com treinamentos e repetição diária, um operador consegue realizar esta tarefa com sucesso. O importante é fazer o mais rápido o possível, evitando que ela fique exposta aos fatores ambientais.

Se for “riscar” (“ scoring”),  faça rapidamente e também com cuidado de modo a não enrugar, rasgar ou remover todos os gases da fermentação. Esta operação é bem delicada.

Leve ao forno imediatamente

Após fazer a divisão de massas hiper-hidratadas, leve-as ao forno pré-aquecido imediatamente e faça a vaporização. Para quem vai assar nos lastros e diretamente sobre as pedras, utilize o acessório chamado “forneio fácil” ou uma pá de inox.

Quais os pães feitos com esse tipo de massa?

Quando falamos em pão artesanal estamos, na verdade, nos referindo a uma linha de produtos bastante variada.

O acréscimo de ingredientes, como grãos, oleaginosas, frios, ervas, condimentos, conservas e farinhas integrais ajudam a diversificar a oferta. Outra questão a ser salientada são os formatos possíveis como por exemplo,  baguete , ciabatta e italiano com tamanhos diferentes.

Pães assados

Adote a produção artesanal como um conceito em sua padaria

O ideal é adotar uma linha mais completa de pães artesanais , que permita que os clientes tenham várias opções e queiram experimentar todas elas.

Você pode começar escolhendo um espaço especial para apresentar esses produtos, utilizando estratégias de marketing para reforçar a qualidade dos pães e seus benefícios para a saúde. Na medida em que a demanda for crescendo, aumente a oferta e, consequentemente, sua lucratividade.

Utilize a estratégia do “ponto quente”

O ponto quente é a estratégia perfeita para os produtos artesanais. Utilizando “fornos vitrine” compactos pode-se assar às vistas dos fregueses no conceito de frente de loja.

Além do apelo visual, de presenciar o pão crescendo e ganhando cor, o aroma que fica no ar é irresistível. Essas táticas aumentam o desejo de experimentar os produtos para aqueles que ainda não os conhecem e faz com que as vendas cresçam.

Ofereça produtos frescos ao longo de todo o dia

Os pães feitos com massas de alta hidratação são ainda mais gostosos quando consumidos frescos. A casca está mais crocante, o miolo mais úmido e macio e o calor se torna um belo convite a levar uma manteiga para acompanhar. Portanto, organize sua linha de produção para equilibrar as fornadas e garantir pães frescos o dia todo.

Invista em uma linha completa de equipamentos

Como vimos até aqui, os produtos artesanais não exigem que tudo seja feito manualmente. O foco, na verdade, está no uso de ingredientes como o levain (fermento natural) , e o cuidado no processo de fermentação.

Para isto, utilize câmaras de fermentação , para o controle do tempo e condições de crescimento da massa, e forno de lastro, para ter um pão crocante por fora e macio por dentro.

Ademais, para ajudar na produção o uso de ultracongeladores para produção destes pães pré-assados antecipadamente, também é um investimento interessante e vale a pena conferir.

molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
MAIS POSTS
Share by: