Feiras e eventos: veja dicas para aproveitar ao máximo

Feiras e eventos: veja dicas para aproveitar ao máximo

feiras e eventos

Feiras e eventos: veja dicas para aproveitar ao máximo

As feiras e eventos do ramo da alimentação são fontes preciosas de informações, novidades, tecnologias, tendências, novas realidades de mercado e claro, bons negócios e oportunidades.

Elas também são formas de expandir e fortalecer sua rede de contatos e até obter novos clientes e canais de vendas. Da mesma forma, são maneiras de levar qualificação profissional para seus colaboradores e mantê-los atualizados. Contudo é importante se preparar bem para poder aproveitar ao máximo.

Leia abaixo a postagem especial com nossas dicas.

Seu comprador é indispensável nas feiras e eventos

Inicialmente, é nas feiras que os fabricantes fazem seus lançamentos. Se você conta com um profissional responsável por compras, peça para que o acompanhe. Ele o ajudará bastante a encontrar promoções, condições e conduzir negociações! Caso seja você mesmo, marque na sua agenda.

Escale sua equipe de especialistas

Se você conta com padeiros, confeiteiros, chefs de cozinha, cozinheiros, nutricionistas, técnicos, planeje para levá-los também aos eventos. Cada um deles, poderá ajudar você e seu comprador a fazerem boas escolhas. Isto devido seu conhecimento e experiência diária.

Escolha um membro da sua equipe operacional

Eleja um profissional do seu time operacional para acompanhá-lo nos eventos. É imprescindível que ele ou ela, tenha muita curiosidade, vontade de aprender e melhorar, assim como facilidade para repassar para os colegas tudo o que viu. Assim, ele se torna um “multiplicador de conhecimentos”.

Outra dica é que você pode promover uma eleição ou sistema de pontuação onde, no ano anterior, colaboradores de destaque, tenham esta oportunidade de viajar, como premiação.

Compre passagens aéreas e reserve os hotéis antes de feiras e eventos

Em primeiro lugar, reserve já as passagens aéreas e hotel porque por ocasião destas feiras, as vagas esgotam-se rapidamente. Isto garante que você tenha mais alternativas, preços e vagas em localidades de fácil acesso aos eventos. Da mesma forma, evita correrias com preparativos de última hora.

Faça suas credenciais assim que o site abrir

Em segundo lugar, assim que o site do evento desejado estiver operacional, faça suas credenciais e de sua equipe. As organizadoras pedirão documentos seus, do seu negócio e colaboradores e isto pode gerar uma série de transtornos se feito de última hora. Por esta razão, tenha todas as credenciais em mãos bem antes.

Descanse e alimente-se bem

Em geral em feiras e eventos, as pessoas andam, ficam tempo em pé, falam e interagem constantemente. Mesmo que haja degustações nos estandes e serviços de praças de alimentação, o fluxo de pessoas é alto e o tempo é escasso. Faça uma refeição de qualidade e com calma, antes de ir e, descanse no dia anterior.

Escolha calçados e roupas adequados e confortáveis

Tenha em mente que são horas dentro do pavilhão e uma infinidade de estandes para visitar e produtos, equipamentos e demonstrações para ver. Portanto, pode ser difícil se você não estiver com um calçado ou roupas confortáveis. Como é um ambiente profissional, fique atento às regras e orientações quanto à vestimenta e oriente sua equipe.

Chegue mais cedo

As primeiras horas de funcionamento de feiras e eventos, costumam ter menos pessoas e, você terá mais facilidade de ver tudo e conversar com os expositores tranquilamente. Caso não possa, evite também o fim do evento, já que devido ao encerramento das atividades e movimento intenso, você pode não ver tudo o que precisa.

Leve material para anotações

Embora com celular, tablet e câmeras, o bom e velho bloco de notas ou aquele caderninho, são excelentes formas de anotar tudo o que você viu, ouviu e outras informações interessantes. Nem sempre encontrará tudo o que precisa ou dúvidas específicas em catálogos e impressos.

Evite levar objetos de valor em feiras e eventos

Como se trata de eventos com grande fluxo de pessoas, evite levar objetos de alto valor e mantenha seus pertences sempre com você o tempo todo. Fique também atento na saída, especialmente na rua. Programe-se para não deixar o pavilhão muito tarde porque isto aumenta os riscos.

Observe demais empresas do setor

As feiras são locais também para observar o que seus concorrentes estão fazendo e documentar tudo. Identifique novos produtos, serviços, nichos de mercado, riscos, pontos fortes e fracos. Dialogue bastante com sua equipe sobre o que podem fazer de diferente ou melhor, baseado em tudo o que viram.

Ademais, nestas viagens, os tempos livres podem servir para que visitem estabelecimentos e outros locais, fora das feiras e eventos, onde vocês possam ter ideias, vendo o os que demais estão fazendo. Veja o que pode ser aplicado na sua empresa.

Faça um relatório sobre o evento

Ao chegar em seu empreendimento, avalie e pondere tudo que viram de importante. Em seguida, você mesmo ou seus profissionais, façam uma apresentação para todos. Assim, quem não foi, pode ficar por dentro. Identifique o que há de diferente, melhorias e novas soluções para seu negócio.

Quais as feiras e eventos nacionais mais importantes?

As feiras e eventos de maior destaque são as mais tradicionais como por exemplo:

Há ainda outros eventos regionais também importantes, mas aqui destacamos os de abrangência nacional, isto é, os frequentados por maior número de pessoas de todo o Brasil. Por fim, caso queira aprender mais, veja nossa postagem especial sobre cada uma delas. Continue a leitura.

Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!