Festas juninas e julinas: inspire-se nestas tradições!

Festas juninas e julinas: inspire-se nestas tradições!

festas juninas e julinas

Festas juninas e julinas: inspire-se nestas tradições!

As festas juninas e julinas estão entre as mais importantes manifestações culturais do Brasil, principalmente nas regiões Nordeste e Sudeste. Os arraiais decorados com muitas bandeiras, balões, competições e muita dança. O frio é o que nos leva às comidas típicas da época, que nos dão “sustança” para aguentar o pique das quadrilhas.

Segundo o historiador Luís da Câmara Cascudo, essas festas foram trazidas pelos portugueses durante o período colonial e foram incorporadas pelas tradições populares brasileiras ao longo dos anos. Já o folclorista Mário de Andrade destaca a riqueza dos elementos presentes nas festas, como as danças, comidas típicas e decorações, que refletem a diversidade cultural do país.

Além disso, as festas juninas e julinas possuem um importante papel social, reunindo comunidades e promovendo a preservação das tradições culturais locais.

Aprenda mais sobre este patrimônio tão rico da nossa cultura e veja ideias de produtos para a ocasião.

Em quais datas acontecem as festas juninas e julinas?

As datas aproximadas das principais festas juninas na região Nordeste são de meados de junho até o final de junho, geralmente entre os dias 12 e 29, período que coincide com as celebrações dos santos católicos São João, Santo Antônio e São Pedro. Algumas das festas mais famosas da região são o São João de Campina Grande, na Paraíba, o São João de Caruaru, em Pernambuco, e o São João da Bahia, em Salvador.

Já na região Sudeste, as festas julinas costumam ocorrer durante todo o mês de julho, com destaque para as festas realizadas em cidades do interior de São Paulo, como Campinas, Jaguariúna e Ribeirão Preto, que atraem milhares de turistas todos os anos. É importante lembrar que as datas exatas das festas podem variar de cidade para cidade, por isso é sempre bom consultar a programação das festas nas localidades específicas.

Principais alimentos e pratos servidos nas festas juninas e julinas

Norte e Nordeste

  • Milho: servido cozido em água e sal e também assado na brasa ou em diversas preparações, como pamonha, bolo e a canjica (que no sudeste chama-se “curau”) de milho verde ralado e leite, nas regiões mais próximas ao litoral feito com leite de coco e mais ao interior produzida com leite de vaca.
  • Macaxeira: cozida em água e sal, com carne de sol e manteiga da terra.
  • Amendoim: o amendoim é outro ingrediente bastante utilizado nas festas, principalmente em preparações como paçoca, pé-de-moleque e cuscuz de tapioca com amendoim.
  • Mugunzá: com milho branco, leite, açúcar, leite condensado e coco ralado. É um dos pratos mais tradicionais das festas.
  • Pamonha: a pamonha é um prato feito com massa de milho cozida envolta em folhas milho. Doce ou salgada e é uma das preparações mais populares.
  • Quentão: o quentão é uma bebida quente feita a partir de cachaça, açúcar, cravo e canela. É uma das bebidas mais populares das festas e ajuda a aquecer o corpo nas noites frias de junho e julho.
  • Arroz doce: clarinho, com leite de vaca ou leite de coco e guarnecido com canela ao final. Não sendo regra colocar coco ralado.
  • E claro, os muitos bolos: entre eles o de milho, macaxeira e “pé de moleque” (com amendoim).
  • Cuscuz: parte da alimentação diária do Nordeste e não pode faltar. Ele é servido com manteiga e pode ser acompanhado por queijo coalho e carne de sol. Já o cuscuz de tapioca é servido com coco.

Sul, Sudeste e Centro-oeste

Tendo em comum com o Nordeste, o quentão, os mais servidos são:

  • Milho: para canjica (que na região é de milho branco!), curau, bolo de milho com fubá ou do milho verde e pipoca e também a pamonha. O fubá é base de broas redondas ou da broa de “pau à pique” enrolada em folhas de bananeira.
  • Biscoitos e bolachas com polvilho: amido extraído da mandioca (macaxeira, aipim) o “azedo” fermentado, é base do famoso biscoito de polvilho, pão de queijo. Já o “doce”, de diversos biscoitinhos (bolachas) doces.
  • Vinho quente: o vinho quente é uma bebida típica das festas julinas no Sudeste, feita com vinho tinto, açúcar, cravo, canela e gengibre.
  • Arroz doce: o arroz doce é uma sobremesa muito popular nas festas juninas e julinas do Sudeste, feita com arroz, leite, açúcar, canela e cravo.
  • Paçoca: a paçoca, com amendoim torrado, açúcar e sal, é uma preparação típica das festas juninas e julinas do Sudeste. Ele é com leite, leite condensado ou com caramelo de açúcar e alguns locais uma versão leva rapadura para adoçá-lo, deixando mais escurinho.
  • Rapadura: como no passado não existia açúcar cristal, as famílias do campo a utilizavam para adoçar todos os quitutes da época, doces, bolos, broas
  • Pinhão: típico da culinária do Sul e Sudeste está presente nas festas juninas e julinas da região Sudeste, principalmente em São Paulo. Cozido ou assado ele é um ótimo acompanhamento para carnes.

Conclusão

Em suma, inspire-se no cardápio das festas juninas e julinas! Você pode fazer releituras criativas com todos esses alimentos e oferecer na sua padaria e confeitaria. Peça sugestões para seus profissionais do ramo.

Aliás, estes ingredientes são muito flexíveis e entram em diversos preparos, tanto doces quanto salgados. Destaque para o milho, o amendoim, o pinhão, o gengibre, o cravo e a canela do quentão. Com eles, é possível preparar bolos, tortas e até mesmo confeitaria fina com essa temática.

E claro, não esqueça de deixar sua padaria e confeitaria festiva para estas datas com a decoração típica. Por fim, confira também nosso post exclusivo sobre o bolo de milho com uma receita especial! Continue a leitura.

Fornos de Panificação
Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!