Forno elétrico ou a gás: como escolher o ideal?

Prática • set. 23, 2020

Você já se pegou na dúvida na escolha entre um forno elétrico ou a gás? Pois é, esse é um dilema muito comum entre os donos de padarias e demais estabelecimentos. Isso porque, a qualidade — e a aparência — de muitos alimentos dependem exclusivamente do equipamento que será utilizado para assá-los.

Ao utilizar um aparelho inovador e de alta tecnologia, você terá mais chances de fazer com que o seu negócio se destaque no setor e, logo, cresça e atraia cada vez mais os olhares da clientela.

Ainda assim, ao considerar esses detalhes, há quem se sinta inseguro. Afinal, o que analisar ao longo da escolha? Quais são as vantagens de cada opção oferecida no mercado?

Para solucionar essas — e outras — dúvidas, o ideal é contar com uma equipe que entende do assunto. Por isso, o time da Prática preparou um material completo, com todas as informações sobre o forno elétrico e a gás, assim como as principais medidas que devem ser seguidas para definir os seus equipamentos de panificação. Anote as sugestões!

Forno a gás ou elétrico: p or que a escolha é tão importante?

Escolher o forno ideal para um estabelecimento é primordial — e tal cuidado não deve ser deixado de lado. Aqui, devemos ressaltar que esse equipamento é uma ferramenta central de uma panificação e, por isso, deve ser escolhido de acordo com o perfil, tamanho e qualidade corretos para cada negócio.

Um erro muito comum é acreditar que todos os fornos são iguais. Costumamos dizer que esses aparelhos são semelhantes aos sapatos: cada um com um tipo, tamanho e indicado para ocasiões distintas.

Inclusive, não é incomum que empreendimentos sérios contem com diversos modelos de fornos à sua disposição. Cada qual, destinado a um tipo de produto e produção , fazendo distinções claras dos perfis dos alimentos e de suas respectivas demandas.

Outro ponto relevante é que o forno é considerado o “gargalo” da produção. É por lá que todos os produtos de panificação passam em algum momento e, por essa razão, a sua importância é grande e não pode ser ignorada.

Ainda que existam diversos tamanhos de fornos disponíveis no mercado, se o empreendedor possui um espaço muito pequeno e um forno menor ainda, ele corre o risco de não conseguir atender aos seus clientes e, em algum momento, vai precisar mudar de local de trabalho. Por isso, na fase de idealização da loja, é essencial analisar todos esses detalhes.

Ao contar com um bom equipamento será possível aproveitar alguns benefícios que somente as máquinas corretas — e de alta performance — podem proporcionar. Entre eles, destacamos:

  • diminuição no consumo de energia, mais isolamento térmico e sistemas de economia de energia extra;
  • praticidade na hora de higienizar a câmara;
  • maior vida útil do equipamento;
  • mais segurança e economia energética;
  • padronização com alguns modelos, contando com programação de receitas e até controle de volume de injeção de vapor;
  • manutenção mais simples e barata;

Quais são as vantagens do forno elétrico?

Assim que iniciar a sua pesquisa, você perceberá que existem diferentes modelos de máquinas disponíveis no mercado, como o forno elétrico ou a gás. Neste tópico, vamos falar sobre as alternativas elétricas e os seus principais pontos positivos para um empreendimento. Veja:

  • possibilidade de controlar com exatidão a temperatura: nos fornos a gás a retomada de temperatura é mais difícil, diferente das versões elétricas, que contam com o acionamento das resistências de forma rápida e eficaz.
  • capacidade de assar mais de um alimento ao mesmo tempo: isso ocorre, particularmente em fornos lastro, pelo fato dos equipamentos elétricos terem câmaras independentes, como o Ecopower Prática;
  • fazem uso apenas de energia elétrica;
  • é uma solução mais fácil de limpar e de cuidar da manutenção;
  • menor área útil ocupada, por terem sistemas simplificados de aquecimento.

Quais são as vantagens do forno a gás?

Assim como o forno elétrico, as versões a gás contam com diversos benefícios. Normalmente, essa opção oferece um excelente custo-benefício por consumir menos energia, além de outros diferenciais, sendo eles:

  • oferecem maior produtividade com fonte de energia de menor custo (gás);
  • é ideal para quem já possui uma central de gás com instalações e já utiliza outros equipamentos do mesmo tipo, facilitando a instalação;
  • é uma alternativa acessível para regiões onde o preço do gás é menor e o fornecimento é mais fácil. Também há a possibilidade de utilizar gás natural;
  • o uso do gás não influencia na qualidade dos produtos.

Dica

É imprescindível que o modelo ideal consiga suprir as necessidades do estabelecimento.

Por exemplo: há locais em que o custo do kW é muito alto e, consequentemente, tornam as opções a gás mais atrativas. Por outro lado, existem estabelecimentos em que o gás é proibido e o forno elétrico sai como a única opção disponível.

O estudo do custo-benefício energético deve ser baseado em um comparativo que considera os produtos produzidos no local, o volume do preparo e, inclusive, o regime de produção, assim como uma avaliação dos valores mensais do kW versus o consumo de gás no mesmo período. Assim, ficará mais fácil identificar a alternativa que melhor se encaixa em seu perfil sem causar nenhum prejuízo.

Forno a gás ou elétrico: como saber qual é o ideal para o meu negócio?

Ainda não sabe se deve escolher um forno elétrico ou a gás? Para optar pelo caminho ideal você pode considerar alguns fatores básicos, mas que farão milagres em sua experiência e rotina profissional. A seguir, contamos quais são eles.

Conheça o seu produto

A única maneira de escolher um forno adequado é conhecer a fundo o seu produto. Se você não entende as etapas produtivas do que será oferecido ao cliente, dificilmente conseguirá escolher o equipamento correto. Sendo assim, é necessário ter claramente definidos os padrões de qualidade exigidos ou idealizados pelos seus consumidores.

Entenda o consumidor

Muitos empresários passam noites em claro refletindo sobre questões e padrões que dizem mais a respeito deles mesmos do que do público. Às vezes, tudo o que o cliente quer é apenas um produto quentinho, fresco, servido na hora e com o padrão de qualidade mais básico possível. E, surpreendentemente, não são raros os proprietários de negócios que falham terrivelmente ao entregar esses itens básicos. Portanto, toda a atenção é pouca!

Pense grande

O negócio deve crescer para sobreviver — e jamais para ficar estagnado. Se você não possui capacidade de crescer a médio e longo prazo, todos os clientes que forem conquistados nesse período serão perdidos rapidamente. Dito isto, é preciso estar sempre preparado e contar com um forno que seja “maior do que o seu sonho”.

Considere a automação

O seu negócio não pode ficar na Idade da Pedra. Mesmo nas chamadas “produções artesanais”, o uso de tecnologias não representa perda das características dos processos, mas garante mais produtividade e, até mesmo, mais controle ao longo das atividades. Fora isso, a automação ajudará a eliminar o trabalho extra-humano, que costuma representar custos excessivos no fim do mês e desgastar a equipe por completo.

Viu só? Com essas dicas e informações exclusivas, garantimos que escolher entre o forno elétrico ou a gás ficou mais simples.

Por fim, continue aprendendo agora sobre os fornos turbo e os fornos lastro. Continue a leitura.

pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
MAIS POSTS
Share by: