Fornos turbo: como eles podem ajudar seu empreendimento?

Fornos turbo: como eles podem ajudar seu empreendimento?

fornos turbo

Fornos turbo: como eles podem ajudar seu empreendimento?

Os fornos turbo vêm de encontro às necessidades dos empreendimentos que diante do constante aumento das vendas e demandas, e exigências dos consumidores por produtos bem assados e com bom acabamento, buscam por inovações tecnológicas.

Eles podem ajudar seu empreendimento a ter maior produtividade e qualidade, no mercado de de alimentação que não para de crescer. 

Você ainda não trabalha com esse tipo de equipamento em empreendimento? Então descubra a seguir como eles podem fazer a diferença em seus resultados!

Já ouviu falar em fornos turbo?

Forno turbo é o nome conferido ao forno dotado de uma turbina para distribuição homogênea do ar quente dentro de sua câmara, facilitando o processo de transmissão de calor ao alimento.

Os fornos turbo são classificados como um fornos de “convecção forçada” enquanto os fornos normais são de “convecção natural” lenta.

Além da turbina, esse equipamento também se diferencia dos fornos tradicionais pelo controle de temperatura de alta performance, eliminando variações que afetam a qualidade dos produtos.

Coloração uniforme

O resultado dessa tecnologia é a melhor distribuição do calor dentro da câmara, favorecendo a coloração uniforme dos produtos. Além disso, possibilitando a colocação de mais assadeiras sobrepostas, o que significa aumento da produtividade e economia de energia.

Todavia, não se trata apenas de velocidade. A diferença de qualidade entre um produto feito em um turbo, é nítida. A distribuição de calor faz com que o alimento seja assado uniformemente.

O tradicional pão francês, por exemplo, sai da câmara com casca crocante e dourada, miolo branco e macio, aroma suave e sabor inconfundível, virtudes que explicam por que esse tipo de equipamento se tornou essencial na panificação.

Melhor controle de temperatura

Destaca-se também que o forno turbo tem a amplitude de temperatura e precisão devido ao uso de sensores, além dos recursos de programação de receitas nos painéis que dão maior automação e padronização aos processos.

O que pode ser preparado nos fornos turbo?

Por terem uma distribuição de temperatura, toda linha de produtos de padaria e confeitaria podem ser feitos nestes fornos com produtividade e qualidade. Eles possibilitam maior quantidade de assadeiras sobrepostas em suas câmaras, são mais potentes e ocupam menos espaço na área de produção.

 Os tamanhos variam podendo ser:

  1. Compactos elétricos, também chamados de convecção, em torno de 4 a 5 assadeiras. Com assadeiras variando de medida conforme o modelo. Podendo ser 35 x 35 cm, 40 x 60 cm ou até 58 x 70 cm.
  2. Turbo tradicionais de 7 ou 8 assadeiras de padaria gás ou elétricos,
  3. Os abastecidos por carros, entre 12 a 16 assadeiras, também gás ou elétricos,
  4. Rotativos a gás acima de 16 assadeiras.

Fornos compactos

Os fornos de convecção Miniconv Tradicional e Classic Programável, da Prática, são exemplos de fornos turbo (convecção) compactos. Estão entre os mais modernos do mundo em seu setor. 

Os dois modelos também são voltados a padarias, cafés, lanchonetes, lojas de conveniência e apoio em restaurantes e instalações que se destinam a servir a todo momento. Além disso, ambos têm:

  • capacidade para 4 assadeiras 35x35cm;
  • isolamento de alta performance (sem perda de calor, o consumo energético é drasticamente reduzido);
  • construção 100% em aço inoxidável (não apenas as partes externas);
  • aquecimento por resistências de alto desempenho;
  • empilhável: máximo 1 equipamento (1 + 1);

Diferenças entre Miniconv Tradicional e o Classic Programável

Controle de temperatura

A amplitude de temperatura do Miniconv Tradicional vai de 0°C a 210°C. Já o Miniconv Classic Programável tem controle de temperatura variando entre 30°C e 230°C.

Armazenamento de receitas

Diferentemente do Miniconv Tradicional, o Classic Programável consegue armazenar até 100 receitas com até 4 passos cada + 1 passo de pré-aquecimento (o modelo programável dispõe também de conexão USB para importação e exportação de receitas).

Enquanto o Miniconv Tradicional permite apenas a inserção do tempo e da temperatura, a versão programável automatiza os processos.

Você programa primeiro a temperatura de pré-aquecimento do forno, depois ajusta a temperatura de assar e pode ainda programar uma parada da turbina. Uma vez que toda essa configuração esteja gravada, você pode reutilizá-la sempre que voltar a trabalhar com uma mesma receita. Basta digitar seu número!

Versões

O Miniconv Tradicional é comercializado apenas na versão inox, enquanto o forno de convecção programável traz versão Inox e Black. Este último modelo também tem iluminação interna, facilitando a visualização.  

Tanto pelo design arrojado quanto pela sofisticação no acabamento, esses aparelhos modernos são ideais para frente de loja, para produção contínua de pequenas quantidades ou para locais onde não se produz, e você só assa o que recebe — congelado, pré-assado ou fermentado e assado no local.

Fornos turbo para empreendimentos maiores

Para padarias de bairro e de supermercados, em geral, os fornos mais comuns e recomendados, são os turbos de 7, 8, 12 ou até 16 assadeiras. Lembrando também que você também pode trabalhar com o conceito de frente de loja, utilizando os chamados fornos vitrine , tanto com os modelos convecção/turbo quanto juntos a lastros compactos compatíveis.

Já para grandes redes e lojas ou centrais de produção, os rotativos são uma boa opção pela maior capacidade por operação e maior massa térmica que permite carregamentos sucessivos e alguns modelos até permitem o controle de velocidade da turbina para ajustes a produtos mais exigentes. 

Conclusão

Em suma, existem fornos turbo de todos os tamanhos e com níveis de automação diferentes. Uma dica importante é conhecer bem seu produto e parâmetros específicos de qualidade desejados assim como sua demanda. Dessa forma será mais fácil escolher o melhor modelo para seu negócio.

Por fim, aproveite também para conhecer outro tipo de forno, diferente destes que vimos hoje, são os fornos lastro. Continue a leitura.

Fornos de Panificação
Tags:
Blog Comments

Boa tarde,
Para montar um Delivery para fornecermos refeições simples e saudáveis, fazer um pão caseiro hora ou outra e poder congelar, quanto seria o investimento. E se posso também adquirir esses equipamentos usados que sei que vocês tem para vender pois entram na troca de produtos novos, ou se tem a opção de aluguel desses equipamentos, necessito dessas informações para poder avaliar custo benefício e saber o que melhor atende nessa atual situação de mercado.
Att,
Pedro

Olá, tudo bem? Entre em contato conosco através do e-mail sac@praticabr.com ou no whatsapp 35 3449-1213 . Aguardamos seu retorno ?

Deixe um comentário

error: Content is protected !!