Fotografia de pães: veja dicas para acertar de primeira

Fotografia de pães: veja dicas para acertar de primeira

fotografia de pães

Fotografia de pães: veja dicas para acertar de primeira

A fotografia de pães, além dos cuidados básicos, exige alguns específicos para elevar seu produto a um novo patamar, especialmente com avanço do e-commerce (comércio digital) e papel desempenhado pelas redes sociais.

Isto se dá pelo fato de que por vezes, a única coisa que separa o cliente da compra, é uma foto. E, ela vem exercendo um papel central não só nas vendas bem como na divulgação e construção de uma marca.

Além disso, não basta apenas uma boa montagem com um belo produto, o consumidor também observará seu local, instalações, os manipuladores, utensílios, embalagens e outros. Por esta razão, preparamos uma série de dicas para você acertar.

Leia o texto abaixo e aproveite!

Boas práticas na fotografia de pães

Inicialmente, siga as Boas Práticas. Higiene absoluta do local, máquinas, fornos, superfícies (mesas, balcões, vitrines, tábuas etc.) e utensílios.

Oriente os manipuladores a estarem com uniformes limpos, EPI’s, sapatos especiais, cabelos presos e cobertos, toucas, barba feita ou protetor de barba, unhas cortadas e limpas, mãos lavadas, luvas e sem adornos como anéis, brincos, pulseiras, maquiagem, entre outros.

Uniformes e aventais brancos, em geral passam uma imagem de higiene. Já os de cor preta, se sujam facilmente com farinha. Fique de olho.

Ambiente

Como os pães e alimentos ficarão expostos para fotografar, escolha um ambiente fechado, protegido e que você possa controlar. Agende um dia ou horário tranquilo. Fotografia de alimentos exige cuidado, atenção, tempo, paciência e sem interrupções. Se for filmar, silêncio também é fundamental para não atrapalhar a concentração.

Cuide para que sua vitrine esteja bem abastecida, variada, colorida e bem montada para a sessão de fotografia de pães. Já para as embalagens, imagine que seu cliente está levando seu produto como presente para um ente querido.

Bom estado dos equipamentos

Se pretende mostrar seu produto em sua loja e instalações, em primeiro lugar, verifique o estado de conservação de todos os equipamentos. Das máquinas até os fornos, eles precisam estar não só limpos como também bem conservados.

Não podem ter sinais de ferrugem (oxidação), pintura danificada ou descascada, amassados ou quebrados. Faça higienização periódica das câmaras dos fornos.

Assadeiras e recipientes

Em segundo lugar, a boa aparência de assadeiras e carros, formas, bannetons, couches, cestos, luvas, pás, panos e toalhas também contam.

Dê preferência a assadeiras de alumínio de boa qualidade e evite excesso de gorduras seja hidrogenada, margarina, manteiga e principalmente o óleo, que costuma amarelar e queimá-las.

Faça higienização periódica destes itens ou conforme necessidade. Você precisará deixá-los impecáveis não só para fotos, como também no dia a dia. O seu cliente notará.

Se for fotografar sobre tábua de fatiar, utilize uma nova, sem riscos ou sujidades.

Uma boa fermentação impacta na fotografia de pães

Se for fotografar ou filmar os pães em fermentação, certifique-se de que esta esteja no ponto ideal. A não ser que você queira mostrar seus pães crescendo desde o início, o que dá também um vídeo interessante.

Para uma boa fermentação dos pães, considere o uso das câmaras de controle de fermentação com umidade a frio. E, na hora de “riscar” os pães, tente fazer rapidamente e com cuidado para não perder ou danificar a superfície deles.

Na hora de assar

Para boas fotografias, os pães precisam estar no ponto correto. Nem assados demais e nem menos. Observe as temperaturas e tempos. Se muito altas, queimarão os produtos, e do contrário, não darão bom resultado.

Escolha aqueles com coloração dourada, bem distribuída, sem queimados ou engrossamento excessivo da casca na parte inferior ou superior.

Remova outros elementos na fotografia de pães

Evite queimados, fuligem, farinha em excesso, migalhas, grãos caídos. Farinha e grãos podem ser elementos decorativos interessantes, mas é bom não exagerar.

Limpe respingos, escorridos, gorduras e manchas das assadeiras e recipientes e remova imperfeições do produto antes de tirar as fotos. Se você não tirá-los, provavelmente terá que fazer digitalmente na edição delas (o que dá trabalho!).

Se fotografar confeitaria, o cuidado deve ser redobrado.

Trabalhe com produtos frescos

Tente utilizar produtos frescos. No caso dos pães, algumas horas após saírem do forno, eles começam a perder em aspecto externo, ficando “enrugados” e “murchos”. Por isso, fotografe-os quando estiverem com a casca crocante.

Já produtos decorados de confeitaria e com elementos naturais, precisam ser fotografados imediatamente.

Fotografando produtos quentes

Uma outra ideia, é fotografar o produto recém-saído do forno, cortando-o para mostrar o vapor d´água saindo de seu interior. Vídeos para redes sociais mostrando isto também costumam fazer bastante sucesso.

Outra possibilidade é fotografar e filmar o produto dentro do forno, crescendo ou quase no ponto. Isto estimula o apetite de seus clientes e pode ajudar a aumentar as vendas.

Pães de fermentação natural e longa

Já os de fermentação natural e longa, você pode fotografar no forno, saindo dele, quentes ou depois de “maturados”. Em outras palavras, estes pães costumam a “evoluir” em seu aspecto depois de algumas horas.

Alvéolos grandes são característicos de pães com alta hidratação (acima de 75%) e de longa fermentação, natural ou não. Em ciabattas e baguetes francesas, eles são um critério importante, mas em outros, menos. Contudo, todos os pães têm em diferentes tamanhos e distribuição conforme receita e processo.

Se seu cliente aprecia esta característica, fatie os pães frios. Isto porque do contrário, poderá danificar estas estruturas delicadas.

Monte o cenário e fotografe rapidamente

Para que o produto não perca características ao ficar exposto, monte o cenário e fotografe rapidamente. Como se trata de um alimento, ele pode sofrer alterações de aspecto com o passar do tempo, iluminação, temperatura e umidade ambiente.

Se utilizar ervas e flores frescas para decorar e fazer a cenografia, certifique-se que estejam também frescas e com boa aparência.

Conclusão

Em suma, como você pode notar, vários são os fatores que influenciarão em uma boa fotografia de pães. Lembre-se que o foco deve ser sempre o produto. Afinal, a intenção é vendê-lo, não é mesmo? Por esta razão, trabalhe de forma que tudo auxilie a ressaltar suas características e não desviar a atenção dele.

A dica final é que contar com um fotógrafo profissional, que certamente, contribuirá para aumentar a qualidade do material. Ademais, por terem experiência com luz, posicionamento, ângulo e ambientação, podem ser um investimento interessante para seu negócio. Sem contar que eles já possuem equipamentos apropriados para este fim e, alguns são até especializados em alimentos.

Por fim, leia também nossa postagem: vídeos e fotos de gastronomia: como melhorar para bombar na rede social. Continue conosco!

Fornos de Panificação
Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!