Gastronorms, o que são e porque são ideais para sua produção

Gastronorms, o que são e porque são ideais para sua produção

  • Home
  • Gastronomia
  • Gastronorms, o que são e porque são ideais para sua produção
gastronorms

Gastronorms, o que são e porque são ideais para sua produção

Uma cozinha profissional possui alta demanda e precisa produzir grandes quantidades de alimentos variados diariamente, o que acaba pedindo por diferentes tipos de equipamentos e utensílios na produção.

Porém, as áreas de produção mais tradicionais têm dado espaço para a tecnologia, substituindo grandes quantidades de fogões pelos fornos combinados, que demandam menos espaço e trazem muito mais produtividade, versatilidade e praticidade.

Com essa troca, as panelas também são substituídas pelas gastronorms (ou gns), que são recipientes produzidos especialmente para fornos combinados, que ocupam menos espaço e permitem preparar mais alimentos de uma só vez.

Leia nossa postagem de hoje e entenda a importância desses acessórios fantásticos!

Quais são os benefícios do uso desses acessórios profissionais?

As gastronorms possuem diversas vantagens, principalmente se comparadas com acessórios tradicionais, confira:

  1. Produtividade: pelo seu formato e tamanho, comportam mais produtos dentro do forno combinado e, consequentemente, permitem produzir mais e ao mesmo tempo.
  2. Padronização: seja para manipulação, preparo, armazenagem, transporte ou serviço, o mesmo padrão é utilizado em toda cadeia produtiva.
  3. Menor investimento: por utilizar um padrão único, há redução considerável na aquisição de acessórios.
  4. Facilitam a movimentação: não há necessidade da troca de recipientes, a gastronorm pode ser transferida direto do forno para o transporte.
  5. Versatilidade: diferente de uma panela, uma gn tem uma aplicabilidade maior na rotina diária.
  6. Robustez e durabilidade: por serem em aço inoxidável, elas suportam melhor a carga de trabalho pesada das cozinhas profissionais.
  7. Conformidade com a legislação: o aço inoxidável é um dos materiais permitidos e solicitados pelas vigilâncias.
  8. Fácil higienização: o material é de fácil limpeza e cuidado.
  9. Redução no risco de contaminação cruzada: devido às características do aço inox.
  10. Estocagem facilitada: podem ser colocadas uma dentro da outra, ocupando bem menos espaço na cozinha.

Quais são os tipos de gastronorms existentes?

Existem diversos tipos para as mais variadas demandas, confira:

Lisa com 65 mm de profundidade: (1/1) por ser funda e fechada, normalmente é utilizada para receitas que demandam mais líquidos e molhos, como arroz ou lasanha.

Lisa com 30 mm: (1/1) é rasa e utilizada para assados, bife à parmegiana, peixe, finalizações e até montagens, podendo funcionar como uma bandeja ou travessa.

Perfurada com 65 mm de profundidade: (1/1) tem furinhos e são perfeitas para legumes ou produtos que precisam de cocção delicada no vapor.

Grelha: (1/1) ideais para preparar frango em pedaços, bifes e filés ou parar servir de suporte para outro preparo.

Tela expandida 45 mm: (1/1) utilizada para batata frita, empanados, frango à passarinho e outros tipos de frituras.

Smart egg teflonada: (1/1) para produção de ovos ou omeletes.

Smart grill: (1/1) produzida em ferro fundido ou teflonada, utilizada para grelhados em geral.

Grelha 6 torres: (1/1) feita para assar frangos inteiros ou galetos, que são colocados em pé para proporcionar um melhor acabamento e facilitar a retirada.

Turbo grill grelha teflonada e turbo grill pegador inox: (1/1) conjunto ideal para fazer grelhados com carregamento e descarregamento facilitados.

Suporte para 2 pratos: (1/1) finaliza 2 pratos montados por vez.

Tampa inox: (1/1) utilizada para cobrir as gns quando necessário.

Há também os tamanhos múltiplos menores, de 1/2, 1/3, 1/4, 1/6 e 1/9, disponibilizados para que todo tipo de produção possa aproveitar suas vantagens.

Gastronorms utilizadas em outros processos

Ultracongelamento

Um dos grandes aliados da produção de alimentos é, sem dúvidas, o ultracongelador, uma vez que permite o preparo antecipado para armazenagem e o uso posterior. Ao utilizar as gastronorms, a operação é facilitada, porque elas podem ser levadas do forno direto para o equipamento, minimizando riscos de contaminação.

Uma vez ultracongelado a -18°C ou resfriado a 0°C, o alimento pode ser armazenado em freezer ou geladeira e, quando necessário, a gastronorm pode ser colocada novamente no forno sem problemas.

Gastronorms e serviço

Boa parte dos bufês, rotisseries e expositores são projetados no padrão das gastronorms o que é um ganho imenso de agilidade, porque dispensa-se a troca de vasilhames para servir.

Como escolher as gastronorms e definir quantidades?

Os tipos e quantidades das gastronorms dependerão das particularidades de cada cardápio e os volumes de produção de cada item. Só para ilustrar, se você trabalhar grande quantidade de grelhados, provavelmente necessitará de no mínimo dois conjuntos de grelhas 1/1, um no forno e outro em carregamento. Já nas cozinhas industriais, provavelmente utilizará muito mais.

Todavia, algumas gns são quase “universais”, como por xemplo, as lisas de 65 mm (ou mais profundas) e 30 mm e são amplamente utilizadas nas preparações e processos diferentes. Outra dica é que se você trabalha com muitos produtos com maior quantidade de líquido, suas gns precisarão ser fundas para evitar derramamento.

Conclusão

Em síntese, a adoção de gastronorms simplifica o trabalho e melhora a qualidade dos alimentos e da produção. Aliadas ao forno combinado, elas aprimoram áreas de produção convencionais com muita tecnologia e geram a otimização de processos, tempo, espaço e custos.

Sabendo disso, você pode analisar a necessidade de implementar a modernidade na sua cozinha para gerar cada vez mais satisfação aos seus clientes e vendas para o seu negócio.

Por fim, se deseja aprender mais, veja sobre acessórios para cozinha profissional ou sobre a importância do uso de acessórios originais na cozinha profissional!

Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!