Grãos utilizados na panificação: conheça 9 deles

Prática • abr. 06, 2022

Quando falamos em panificação, sabemos que nem só de farinha de trigo se faz o pão. Diversos grãos também são utilizados nesse ramo alimentício tão presente no dia a dia das pessoas, especialmente as que buscam opções mais integrais, visando manter a boa saúde. 

Neste post vamos falar sobre os principais grãos utilizados na panificação, como cada um deles pode ser aproveitado e seus benefícios. Boa leitura!

As partes do grão

Antes de falar sobre os grãos utilizados na panificação, é importante destacar a diferença entre os refinados, como a tradicional farinha de trigo branca, por exemplo, e os grãos chamados inteiros, dentre os quais estão os integrais.

Boa parte da composição dos grãos, e consequentemente seus nutrientes, perde-se no processo de refinamento. Os alimentos não refinados, no entanto, são compostos da parte externa, rica em fibras, chamada farelo. Na parte central, nomeada de endosperma, encontramos hidrato de carbono e proteína. No nível mais nuclear, ou gérmen, estão as vitaminas e nele também há fonte de gordura.

A partir dessas informações, portanto, é possível entender o aumento do interesse do público em geral por alimentos cada vez mais integrais para compor uma dieta saudável.

Ao referir-se aos grãos, é muito comum que mencionemos as sementes e os cereais, por isso, cabe destacar que cereal é a planta propriamente dita. A semente é assim chamada porque ela ainda tem todo o potencial para germinar, já o grão se obtém a partir da colheita do cereal. 

Grãos utilizados na panificação: como são usados

É possível explorar receitas doces e salgadas utilizando farinhas, grãos, sementes, flocos ou um mix de opções. Dessa fora, alimentos funcionais, integrais, vegetarianos, veganos e uma infinidade de possibilidades podem ser feitas a partir de diversas combinações.

Veja a seguir as especificidades de nove grãos para saber como eles podem incrementar ainda mais as entregas desse ramo alimentício.

1. Quinoa

A quinoa encontra-se na categoria de superalimentos. Comercialmente, o termo superalimento tem relação com prevenção, manutenção e recuperação do organismo. Isso significa que você pode obter vários benefícios a partir do seu consumo, uma vez que ele supre boa parte das necessidades nutricionais do corpo, quais sejam: fibras, minerais, proteínas, vitaminas, função antioxidante, dentre outras possibilidades.

Os grãos de quinoa podem ser encontrados na cor branca, preta e vermelha e todos apresentam os mesmos benefícios, sendo ricos em aminoácidos essenciais, proteínas, antioxidantes e minerais. Além disso, ajudam na perda de peso, na redução do colesterol, têm baixo índice glicêmico e estão disponíveis em flocos, farinha e grãos.

2. Linhaça

As sementes de linhaça, marrom ou dourada, são muito requisitadas, especialmente pela sensação de saciedade que provocam ao consumidas.

Além de serem fortes aliadas para quem deseja manter o intestino em boas condições, também contribuem para melhorar o metabolismo, o sistema cardiovascular e são fonte de ômega 3. Assim, você pode utilizá-las inteiras ou como farinha.

3. Chia

A chia é uma semente bem pequena, com aproximadamente 2 milímetros e extremamente nutritiva. Ela também produz uma textura de gel, similar às sementes de linhaça, possui ômega 3 e 6 e uma boa quantidade de fibras.

Esse grão favorece o sistema imunológico, além de prevenir a diabetes e contribuir para a redução de peso. Dessa forma, o mais comum é utilizá-las inteiras nas receitas, as também é possível encontrar a farinha de chia.

4. Centeio

O centeio é um dos principais grãos utilizados em pães , principalmente, nos integrais. A grande diferença entre a farinha de centeio e a branca está na quantidade de amido e glutén, que é muito menor no primeiro.

Além disso, o centeio é um excelente aliado para quem deseja controlar os níveis de açúcar e gordura no sangue. Também contribui para fortalecer a imunidade, é rico em fósforo, zinco, magnésio, fibras e carboidratos. Disponível em grãos inteiros, farinha ou flocos.

5. Aveia

A aveia está presente na rotina de quem deseja ter mais energia. Ela aumenta a sensação de saciedade, contribuindo para a perda de peso, ajuda a controlar os níveis do colesterol e a pressão arterial. Tem muita fibra, carboidrato, proteína e vitaminas. 

A aveia é bastante utilizada na produção de pães para celíacos e pode ser consumida em grãos, flocos ou farinha. Por ser rica em fibras, a aveia é uma excelente aliada para a regulação do intestino.

6. Milho

O milho ajuda a incrementar o sabor das receitas por sua característica única e adocicada, contribui para melhorar o metabolismo, é rico em betacaroteno e zinco. Tem opções de uso em grãos, flocos e farinha de diferentes tipos.

7. Arroz

Um dos grãos mais consumidos pelas pessoas, o arroz passa a fazer parte dos produtos de panificação como opção sem glúten e apta para celíacos.

Existem várias categorias de arroz e, em geral, dependendo do tipo, podem ser mais ricos em fibras e minerais, favorecer o bom funcionamento do intestino e aumentar a sensação de saciedade. As versões para consumo são grãos, flocos e farinha.

8. Girassol

Proteínas, fibras, vitamina E, selênio e magnésio são parte da composição das sementes de girassol. Elas pertencem à categoria das oleaginosas, têm ação antioxidante e desintoxicante. O mais comum na produção de pães é utilizá-las inteiras.

9. Cevada

Dentre os benefícios da cevada, podemos mencionar que ela é rica em cálcio, zinco, fósforo, vitaminas A, B, C e K e contém uma variedade de aminoácidos que contribuem para o bom funcionamento das células, cérebro e ossos. Disponível em grãos e farelo, ela é uma opção para preparos doces e salgados da panificação.

Receitas funcionais e mix de grãos

Cada vez mais a máxima “você é o que come” ganha força para o público que entende que a principal fonte de saúde deve vir da qualidade dos alimentos consumidos, sem que, para isso, seja necessário renunciar ao sabor e dos cardápios oferecidos no setor de panificação.

Nesse ponto, entram em cena as receitas funcionais, feitas a partir de alimentos ricos em nutrientes e pensadas para beneficiar a saúde. 

Conclusão

As opções de grãos utilizados na panificação que apresentamos aqui servem como possibilidades de preparações de receitas funcionais para os mais diversos gostos e necessidades. Além disso, também é possível oferecer, em um mesmo preparo, diferentes tipos de grãos, a exemplo dos pães 7 grãos, ou outras quantidades determinadas pelo estabelecimento.

Estudo e criatividade são essenciais para inovar nos produtos, então, comece a testar e coloque a mão na massa. Aproveite e confira 7 opções de produtos integrais para incluir na padaria.

pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
Pessoa embalando alimentos em embaladora à vácuo
Por Prática 08 abr., 2024
As vantagens das embalagens no setor alimentício vão desde a eliminação de desperdícios, estocagem, transporte e segurança. Saiba mais.
MAIS POSTS
Share by: