Supermercado: invista na produção própria e aumente seus lucros

Supermercado: invista na produção própria e aumente seus lucros

  • Home
  • Panificação
  • Supermercado: invista na produção própria e aumente seus lucros
produção própria de supermercado

Supermercado: invista na produção própria e aumente seus lucros

O supermercado faz parte da rotina diária das pessoas, por conta da variedade de itens para múltiplas necessidades, dos preços, da proximidade e da conveniência. Ele é sem dúvida um negócio essencial e que não para de crescer.

Dados levantados pela Geofusion apontam que o ritmo de abertura de novas unidades registrou alta de 43,9% no primeiro semestre de 2021 e, segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), divulgados em maio, somente um dos grandes grupos em operação no país, faturou 74.4 bilhões.

Contudo, aberturas de novos pontos também implica em concorrência dentro do próprio setor e estratégias comuns como preços, promoções, fornecedores, novos setores de conveniência e serviços também são praticados por outras redes.

Por esses motivos, a produção de itens próprios se torna uma vantagem competitiva e estratégica para o negócio.

E é com isso que vamos ajudar você hoje. Continue lendo e confira!

Por que investir na produção na produção própria de supermercado?

Os supermercados já contam com espaços bem projetados, assim como bom número de colaboradores. Além disso, possuem fácil acesso à matéria prima, uma boa gestão de compras, grandes estoques e controle avançado de vendas, que permite entender o que os clientes desejam, compram, quando compram e, claro, o fluxo desses é alto e o potencial de vendas considerável.

Essa infraestrutura já facilita a implementação ou intensificação da fabricação própria, atividade que contribui com outras vantagens, como veremos abaixo:

  1. Mais vendas: o cliente compra os produtos de fabricação local porque já está ali realizando suas compras por ser conveniência e conforto.
  2. Maior margem de lucro: agrega-se valor aos produtos, que são vistos como produção artesanal, de mais qualidade.
  3. Apelo sensorial: o visual e, principalmente, o aroma agradável dos preparos no local despertam o interesse e o apetite, estimulando a compra.
  4. Diferencial em produtos comuns: por exemplo, investindo em ingredientes, padronização de receita, processos, apresentação e controle rigoroso de qualidade, pode-se conseguir vantagem até mesmo com o pão francês.
  5. Exclusividade: dependendo de como são feitos, podem se tornar únicos.

Como implementar a produção própria de supermercado?

Tecnologia de Equipamentos

Embora muitas lojas já estejam equipadas, há outras opções com tecnologia embargada que impulsionam produtividade, velocidade e produção a custos reduzidos, facilitando os processos. Entre eles destacamos:

  1. Grupos automáticos: centralizam as funções de divisão e modelagem de pães em um único equipamento e produzem muito, em menos tempo e com padronização, podendo ser utilizados até mesmo por lojas menores.
  2. Ultracongeladores: para a produção antecipada e congelamento seja de produtos curs, pré-prontos ou prontos e estocagem para uso posterior sem comprometimento da qualidade, eliminando perdas e permitindo atendimento ininterrupto.
  3. Fornos turbos e rotativos: dão vazão na hora de assar a linha de panificação e confeitaria, favorecendo o atendimento. São compactos e verticais, comportando número superior de assadeiras sobrepostas e contam ainda com programação de receitas, o que garante a padronização dos resultados.
  4. Fornos lastro: com câmaras independentes e programação de receitas, eles permitem o preparo de uma gama extensa de itens de panificação e confeitaria.
  5. Fornos combinados: atuam fortemente na produção de pratos da rotisserie, nos acompanhamentos ou na venda de assados, como o clássico frango de supermercado. O forno combinado é capaz de assar, fritar, grelhar, cozinhar, gratinar e muito mais, tudo qualidade e com a possibilidade de também gravar receitas.
  6. Rotisserie Gourmet: permite visualização perfeita em 360° de assados e outros itens, além de manter também a temperatura dos alimentos.

Tecnologia de Ingredientes

A tecnologia não se restringe somente aos equipamentos, ela também se aplica aos ingredientes. Esses podem melhorar a relação custo-benefício, com mais rendimento e padrão de qualidade. O mercado disponibiliza marcas com linhas para todo tipo, tamanho e perfil de empreendimento.

Os processos também evoluem e trazem mais produtividade, rentabilidade e agilidade para a produção, como é o caso da produção antecipada e do uso de ingredientes pré-prontos.

Investimento em equipes

São quatro colunas a serem consideradas: equipamentos, ingredientes, processos e pessoas, sendo que essas últimas, são absolutamente necessárias para sustentar uma produção própria eficiente.

Os treinamentos, qualificações e formações de profissionais dentro do próprio empreendimento são uma alternativa, outra é o fornecimento de cursos em instituições especializadas. Os colaboradores, por sua vez, podem treinar seus colegas, tornando-se multiplicadores de conhecimento.

Outra sugestão é o trabalho de profissionais terceiros em contratos temporários, seja de gastronomia, panificação ou confeitaria, isso faz toda a diferença, porque esses podem trazer à empresa formas de trabalho e gestão atualizadas.

Frente de loja

Alguns layouts de padarias e rotisseries de supermercados já dispõem vidros que permitem a visualização da produção pelo consumidor, contudo isso não é suficiente, o fornecimento precisa ser contínuo e as vitrines precisam estar sempre bem abastecidas.

Assando produtos na frente de loja

Uma ideia é a aplicação de fornos vitrine atrás do balcão, para assar produtos de panificação e confeitaria às vistas dos clientes. Assim, os clientes serão atraídos pelo visual e aroma dos produtos e serão estimulados a comprar. Isso só é possível porque esses fornos são compactos e possuem porta de vidro e iluminação interna, que permitem a total visualização do alimento.

Essa abordagem ainda facilita o atendimento em horários com menor fluxo, uma vez que os fornos possuem câmaras independentes e podem ser empilhados, o que permite a preparação de itens diferentes ao mesmo tempo.

Outro ponto importante é que, com cargas contínuas (mesmo que reduzidas) durante todo o expediente, tem menos chances de faltar produtos para o cliente ou de sobrar produtos no fim do dia. Além disso, nessa prática os produtos estão quase sempre frescos.

Concluindo

Viu como a produção própria tem inúmeras vantagens? Para as lojas que já fabricam seus próprios produtos, a melhoria contínua pelo acompanhamento constante dos procedimentos, produtividade e qualidade precisa estar enraizada na cultura de toda a equipe.

Outro tipo de investimento que vem se tornando comum nos supermercados é a centralização de produção, na qual uma loja ou mesmo uma unidade especial dedicada fabrica todos os produtos e distribui para as demais. Continue a leitura.

Fornos de Panificação
Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!