Mitos da fermentação natural: evite estes 7 na sua produção

Prática • abr. 11, 2022

Há muitos anos, quando ainda não existia o fermento biológico, os padeiros precisavam fazer seu próprio fermento todos os dias, de forma natural. Porém, o fermento industrializado facilitou a operação mas não substituiu aquele que era produzido artesanalmente, isso porque cada um deles apresentam vantagens diferentes.

Nas últimas décadas, cresceu o interesse pelas antigas tradições da produção de pães, com o intuito de oferecer produtos com diferenciais de sabor, textura e aparência, que vendam pela qualidade elevada.

Porém, com muitas informações disponíveis, surgem algumas dúvidas que podem desestimular a produção com esse tipo de processo ou gerar erros. Por isso, preparamos esta postagem esclarecendo sobre alguns mitos da fermentação natural.

Continue lendo e confira!

1 – “A produção necessita de técnicas muito complexas”

Iniciar uma cultura de fermento natural e mantê-la é simples (clique aqui e confira). Porém, essa produção exige paciência, organização e a fonte correta de informação, e é exatamente por isso que normalmente a consideram complexa.

Como o próprio nome já diz, o fermento é natural, ou seja, é o resultado da ação dos micro-organismos presentes na farinha e no ambiente. Contudo, para que isso aconteça, o fermento precisa ser alimentado com farinha e água em intervalos regulares.

Outro cuidado básico é a conservação em geladeira, para que ele cresça de forma controlada em baixa temperatura, evite a contaminação por outros micro-organismos indesejáveis e não transborde do recipiente.

Se sua cultura de fermento não deu certo na primeira vez, descarte e inicie novamente. A experimentação e o aprendizado fazem parte do processo.

2 – “Só dá certo com farinhas importadas”

O mercado nacional possui farinhas de alta confiabilidade, cujo desempenho é excelente para esses os pães de fermentação natural.

É claro que as farinhas importadas possuem algumas características interessantes, mas precisamos pensar em custos, logística e armazenagem.

Precisamos ter em mente que o custo da farinha é contabilizado no produto final e que esse tipo de matéria-prima pode elevar bastante seu preço, restringindo-o a um público seleto que tenha poder aquisitivo para comprá-lo.

3 – “Você pode (e deve) fazer tudo à mão”

Em casa, para a família e amigos, é até divertido e terapêutico fazermos pães de fermentação natural na mão. Porém, nas produções comerciais, é preciso automatizar o processo. Amassar e dividir tudo na mão afeta na produtividade, na padronização e até na saúde do panificador.

Por isso, é recomendado o uso de amassadeiras espirais profissionais , que permitem produzir pelo menos 25 kg de massa a cada 22 minutos, o que auxilia na cobertura de demandas comerciais. Além disso, essas máquinas garantem o ponto perfeito e até 2% de rendimento extra com hidratação.

4 – “Dobras e descansos são definitivos para a qualidade do pão”

As dobras e descansos servem para a massa ficar forte e elástica. Nos países do hemisfério norte, que são frios e o trigo é “forte”, é comum fazer muitas dobras, descansos e fermentações intermediárias, porém, aqui no Brasil, isso se torna um problema.

As temperaturas altas e a umidade fazem com que a massa comece a fermentar até mesmo na amassadeira, e descansos, dobras e fermentações podem acelerar e sair do controle.

A manipulação excessiva nessas condições pode tirar a gaseificação da fermentação natural e o uso de farinha extra na operação fará com que os pães fiquem pesados, ressecados e indigestos, já que a farinha extra absorve a água.

O certo é que as dobras e descansos sejam feitas conforme a necessidade de cada receita, considerando as condições ambientais e considerando que as mãos também são uma fonte de calor. E claro, não se esqueça de utilizar água gelada no preparo da massa, e se possível considere o investimento em um resfriador de água na sua produção.

5 – “Quanto mais longa a fermentação natural, melhor”

Do ponto de vista técnico , nem sempre isso é verdade. No início, os micro-organismos se reproduzem rapidamente, se alimentando da farinha e produzindo em grande parte, gás carbônico. Após algumas horas, o fermento começa a produzir compostos interessantes à panificação e, após essa etapa, ele entra na fase de “morte”, na qual sua atividade é reduzida e as enzimas resultantes desnaturam a rede de glúten, fazendo com que a massa desmanche e seja perdida.

Do ponto de vista comercial , isso também é improdutivo. Se, por exemplo, fizermos uma fermentação de 48 horas, todos os equipamentos envolvidos ficarão ocupados durante todo esse tempo, o que limita a produtividade e, consequentemente, as vendas.

Qual é o recomendado?

A lógica mais comum é produzir as massas no dia anterior e deixá-las fermentando no período da noite para assá-las no dia seguinte. Para a massa fermentar no tempo certo e não afetar no atendimento.

Como se tratam de pães com fermentação longa, essa é feita à frio, com temperaturas entre 2°C e 4°C, que permitem um crescimento lento e gradual da massa, proporcionando as características desejáveis ao produto. Por isso, fermentadoras com umidade à frio são as recomendadas para que se mantenham essas condições ideias. Esta fermentação pode ser feita de forma automática pelas câmaras e esta função é conhecida como “padeiro noturno”.

6 – “Alvéolos e pestanas indicam uma boa fermentação natural”

Nem sempre. Os alvéolos são os “buracos” no interior do pão, formados por bolhas de gás resultantes da fermentação natural e característicos de baguetes francesas ou ciabatas italianas, por exemplo. Porém, existem receitas e produtos que não pedem alvéolos ou pestanas pronunciadas e são bem-sucedidas e deliciosas.

Os pães do tipo italiano, por exemplo, não possuem essas características e ficam perfeitos com sopas, caldos e molhos.

Outro fato é que fermentos naturais diferentes resultam em pães diferentes, pois os micro-organismos mudam de uma cultura para outra. Às vezes, um fermento pode proporcionar menos alvéolos, mas também um excelente resultado no aroma, sabor, coloração e casca do pão.

7 – “Só se faz um bom pão de fermentação natural em fornos a lenha ou de lastro”

É possível sim produzir bons pães de fermentação natural utilizando fornos de convecção ou turbo. Para isso, basta trabalhar com temperaturas elevadas na hora de assar (acima de 200°C) e respeitar a circulação de ar dentro da câmara. Adaptações nas receitas e processos também auxiliam, uma vez que não são todos empreendedores que adquirirão fornos maiores inicialmente.

Os fornos de lastro proporcionam ótimos resultados a esses pães de fermentação longa, pois os melhores modelos possuem controle independente da temperatura do piso e do teto, o que facilita na personalização do produto.

Porém, é necessário escolher bem, pois os fornos de lastro comuns ocupam muito espaço. Por isso, opte por modelos mais atuais , que são compactos e vendidos em módulos.

Já os fornos à lenha , atualmente, oferecem riscos de incêndio e também emitem fumaça, fuligem e cinzas. Em alguns locais as legislações sanitárias e ambientais, exigem procedência da lenha, entre outras documentações.

Conclusão

A internet, e também outros meios de comunicação, podem possuir informações valiosas sobre a fermentação natural. Porém, em meio a todo esse conhecimento, também podem haver equívocos. Por isso, esperamos ter ajudado você a filtrar essas informações e, claro, a produzir pães de qualidade e sem desperdícios. Gostou do conteúdo? Quer aprofundar ainda mais seu conhecimento sobre fermentação natural? Então clique aqui e baixe nosso e-book sobre o assunto !

molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
MAIS POSTS
Share by: