Música Ambiente: como utilizar de forma estratégica

Prática • abr. 08, 2022

A cada dia que se passa, a concorrência nos setores da economia vem aumentando consideravelmente. Esse fato, portanto, resulta na maior oferta de atrativos aos clientes por parte das empresas que visam se manter e aumentar a sua rede de influência.

Com os restaurantes e lanchonetes isso não é diferente. Diante de um cenário altamente competitivo, os estabelecimentos alimentícios apostam em diferenciais como a música ambiente para ter maior atenção dos clientes e para se destacar. 

Mas será que a música ambiente no restaurante faz alguma diferença? Como podemos utilizá-la de forma estratégica? Qual a influência dos sons nos clientes? Preparamos este post para responder a esses questionamentos, além de destacar outros tópicos relevantes ao tema. Continue lendo e confira!

Música ambiente: quando surgiu?

A música ambiente é um gênero musical atrelado aos aspectos timbrais do som. Ela é utilizada, na maioria das vezes, com o objetivo de criar estímulos aos ouvintes, gerando uma atmosfera no local ou apenas servindo como um complemento sonoro.

A título de curiosidade, esse estilo musical se popularizou a partir dos anos de 1970 com o músico Brian Eno, que usou o termo “ambient music” para se referir às composições e afirmou, em tradução livre: “[…] pode ser tanto apreciada atentamente como sutilmente ignorada, conforme a escolha do ouvinte”.

Em vista disso, se você tem um estabelecimento gastronômico, é importante conhecer o perfil da clientela. Dessa forma, você pode escolher as melhores melodias, que serão apreciadas e, ainda, vão contribuir para a satisfação dos consumidores.

Música ambiente em estabelecimentos

A música ambiente ou music branding é uma ferramenta que busca influenciar o comportamento dos clientes. Ela pode fazer, tanto com que eles fiquem mais tempo no estabelecimento e consumam mais os seus produtos, quanto acelerar o giro e a rotatividade de público.

No caso de locais como os restaurantes, essa estratégia pode ser muito vantajosa, porém, não é só adquirir um aparelho de som e começar a tocar músicas aleatórias. Há alguns cuidados que precisam ser tomados para que não haja problemas com direitos autorais ou até mesmo a perda de clientes.

Como funcionam os direitos autorais para músicas em restaurantes?

De acordo com as normas do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), antes do uso de músicas ambiente, incluindo restaurantes, é necessário pagar uma taxa para a viabilização do trabalho musical sujeito a multas e apreensão dos equipamentos sonoros nos casos de não regularizar a liberação dos direitos autorais.

Para determinar o valor da taxa, o ECAD realiza uma avaliação do estabelecimento levando em conta os seguintes parâmetros:

  • frequência que a música será tocada;
  • município e estado; 
  • área sonorizada (m2);
  • região socioeconômica do estabelecimento;
  • nível populacional.

Por fim, uma alternativa para a isenção dessa taxa é a utilização de músicas que não tenham direitos autorais. Você também pode fechar acordos com companhias parceiras das gravadoras.

Qual a influência que o som tem sobre os clientes? 

A música é uma composição capaz de influenciar as emoções e os comportamentos dos seus ouvintes. Por conta disso, utilizá-la de forma estratégica pode trazer vários benefícios para o seu restaurante, como os listados a seguir.

Conforto

Uma boa música traz uma sensação de bem-estar e de conforto para os indivíduos que estão ouvindo. Isso acontece porque, ao ouvir uma melodia agradável, o cérebro humano libera dopamina, hormônio responsável por causar a sensação de prazer, além de possuir uma grande participação nos sentimentos de alegria e motivação.

Esse fato foi comprovado por uma série de estudos e um deles é o relatório de uma investigação que utilizou equipamentos para monitorar a atividade cerebral, publicado na revista Nature Neuroscience , no qual foi constatado que o nível de dopamina gerado varia de acordo com a intensidade da emoção que é potencializada pelo efeito da música.

Permanência do cliente

A música traz boas sensações para a mente. Assim, a probabilidade de que o indivíduo passe mais tempo no lugar que ela está sendo reproduzida é muito maior.

Esse é o efeito da utilização de boas músicas ambiente, que podem gerar grandes resultados como o aumento das vendas provenientes da permanência dos clientes no seu restaurante.

Rotatividade

O efeito gerado nos ouvintes pode variar de acordo com o estilo musical escolhido. Por exemplo, músicas mais calmas e relaxantes podem fazer com que o cliente passe mais tempo consumindo. Enquanto as melodias mais ágeis e animadas estimulam o movimento, fazendo com que sua rotatividade aumente.

A escolha do tipo de som, portanto, deve seguir a estratégia do estabelecimento. Músicas ambientes mais calmas apesar de diminuírem a rotatividade, têm esse fato é compensado pelo aumento do consumo interno , realizado pelos indivíduos que já estão no local.

Fortalecimento da marca

O branding de uma empresa é extremamente importante, já que ele demonstra a personalidade, os princípios, os valores e os objetivos de um negócio.

As músicas podem impulsionar o reconhecimento de um empreendimento, criando uma marca registrada do seu estilo e fortalecendo também o laço entre ela e os seus clientes.

Portanto, esse é mais um fator benéfico ao seu restaurante, causado pelo simples fato de utilizar adequadamente as melodias.

Qual tipo de música ambiente devo utilizar?

Depende! A escolha das músicas que você vai utilizar deve ser de acordo com o perfil dos clientes do seu estabelecimento. 

É importante conhecer o seu público-alvo e elaborar maneiras de agradá-lo, uma vez que determinadas músicas que não sejam do gosto do indivíduo transmitem sensações opostas ao conforto, o que pode acarretar a desistência da compra e uma experiência ruim.

Outra confirmação dessa situação está no artigo produzido por alunos matriculados no 6º semestre de Comunicação Social-Habilitada em Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Franca. Esse estudo analisou o comportamento dos consumidores e concluiu que a música ambiente influencia tanto positiva quanto negativamente na sua decisão de compra.

Conclusão

Você viu que a música ambiente traz diversos benefícios para os ouvintes e, também, para o seu negócio. Logo, ela pode impulsionar o crescimento do seu restaurante ao potencializar os comportamentos de consumo das pessoas. 

No entanto, é fundamental conhecer os gostos musicais dos seus clientes, o que pode ser feito por meio de uma análise do perfil cultural e social dos frequentadores do seu negócio.

molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
MAIS POSTS
Share by: