O setor de panificação do Brasil em números

Prática • ago. 02, 2021

Conhecer o segmento de mercado de atuação, quer tenha empresa já constituída no ramo ou interesse em iniciar um novo negócio, é fundamental para qualquer empreendedor.

Saber quais são os pontos fortes e fracos do ramo de atuação do seu negócio, bem como seus fornecedores, concorrentes e hábitos dos clientes pode ser decisivo para o sucesso empresarial.

Para você, que deseja investir em um novo negócio ou quer dar um novo rumo para sua empresa, este post é o ideal. Hoje vamos conhecer o setor de panificação do Brasil em números, conforme apontam os levantamentos realizados pelo Sebrae e a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip).

Setor de alimentação no Brasil

O setor alimentício acompanha o homem desde os primórdios, fato que ressalta a importância desse segmento para a economia do país, afinal, a alimentação é essencial para a preservação da vida.

De acordo com a ABIA, Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, o setor de alimentos e bebidas é o maior no Brasil, representando 10,6% do Produto Interno Bruto (PIB). Ainda segundo a ABIA, no ano de 2020, 1,6 milhão de empregos diretos e formais foram gerados pela indústria alimentícia.

O setor alimentício, conforme apontam estudos de organizações respeitadas nacionalmente, apresenta-se como uma excelente opção de investimento. O mercado de panificação, um destaque no setor alimentício, está entre os 6 (seis) maiores segmentos da indústria brasileira. Esse é um dado animador. Que tal saber mais sobre a panificação no Brasil?

O mercado de panificação e sua história

O mercado de panificação faz sucesso há séculos, segundo aponta o Sebrae, na Roma antiga, havia cerca de 400 padarias. Mas na realidade a história de amor entre a humanidade e o pão é bem mais antiga, datada de 4 mil anos antes de Cristo, no Egito, que é apontado como o berço do pão moderno e até mesmo o utilizava como moeda de troca.

Séculos se passaram, e com a imigração dos italianos para o Brasil, e, também com a contribuição gastronômica dos portugueses, o pão ganhou espaço na mesa dos brasileiros. Desde o século XIX, esse alimento conquista cada vez mais apreciadores. Um indicador disso é o apontado pelo Sebrae, que o consumo per capita do brasileiro é de 22,61 kg de pães por ano.

Faturamento e geração de emprego

Com aproximadamente 63,2 mil panificadores no Brasil, em que 60 mil são micro e pequenas empresas, o setor de panificação foi responsável por gerar 700 mil empregos diretos e 1,5 milhão de empregos indiretos, segundo aponta o Comunicado Técnico 174 do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Mesmo com a pandemia, o mercado de panificação conseguiu alcançar um faturamento de R$91,94 bi em 2020. Os itens vendidos nas padarias apresentam uma porcentagem de 61,65% de produtos de produção própria, enquanto os itens de revenda representam 38,35% do faturamento de padarias e confeitarias.

7 passos para o sucesso da panificação no Brasil

O pão é consumido por 76% dos brasileiros, durante o café da manhã, e 98% consomem produtos panificados. Mas é preciso frisar que as pessoas já não vão à padaria para comprar apenas pães, também existem produtos secundários, como bebidas, cigarros, alimentos industrializados e o famoso frango assado. Veja agora os passos que podem ser seguidos para alcançar a excelência no seu negócio:

1- Inove

Há quem tenta resistir a um pãozinho, mas o mercado de panificação, sempre inovador, cria diferentes versões desse alimento, que é uma boa fonte de energia. Atente-se para o fator inovação, conquiste outros públicos, invista na produção de pães, bolos, doces, salgados e demais produtos capazes de atender a todos. É importante ir além das versões tradicionais e oferecer variações com massas e/ou recheios diferentes.

2 – Precificação

O preço é um atrativo para o seu negócio, sendo importante avaliar se os preços correspondem aos custos de produção e dão margem para os lucros. Do contrário, a panificadora terá prejuízos ou poderá perder clientes em virtude de preços nada atrativos. Convém pesquisar valores e contabilizar todos os custos de produção, armazenamento e comercialização. Há casos específicos que uma adequação na linha de produção, como a aquisição de máquinas com tecnologia mais moderna, podem baixar o custo de produção e, consequentemente, baixar o preço final do produto para o consumidor.

3 – Reduza custos e desperdícios

As perdas e altos custos na produção geram prejuízos desnecessários, que aumentam o custo de produção e minam a saúde financeira da empresa. Realize pesquisas de preços dos produtos, avalie se há desperdícios durante a produção e o armazenamento. Atenção especial para a logística de produção, armazenamento e distribuição.

4 – Segurança de alimentos

A segurança de alimentos não somente permite que seu estabelecimento continue atuando, mas também evita prejuízos e é responsável direta pela fidelização de clientes.

Portanto, siga rigorosamente as medidas de segurança de alimentos e atente-se para a higiene de paredes, prateleiras, piso, teto e utensílios utilizados na preparação dos alimentos.

Prepare os alimentos em local separado da área onde os produtos são resfriados ou embalados. Além disso, tenha o cuidado de manter longe os refugos, aqueles produtos que retornam, principalmente se estiverem com contaminação.

5 – Atendimento

Amplie as formas de atendimento, especialmente durante a pandemia. Além do atendimento físico, ofereça a opção de delivery, seja por meio telefônico ou com aplicativos. No entanto, lembre-se que tão importante quanto ampliar as formas de atendimento, a atenção com o cliente e a cordialidade no atendimento são essenciais e decisivos.

6 – Cursos

Nunca é demais investir em cursos capazes de deixar os produtos mais atrativos, e isso está relacionado não somente com a produção, mas também com a publicidade que é dada ao produto e como é realizado o marketing da padaria.

O que produzir, quando e como são decisões estratégicas que exigem conhecimento de mercado e dos processos gerenciais envolvidos no setor de panificação. Assim, invista em cursos profissionalizantes e de aperfeiçoamento, desde a área administrativa até a produção.

7 – Tecnologia

A panificação está cada vez mais moderna. No mercado existem máquinas incríveis, com sistemas automatizados, capazes de aumentar a produção e gerar lucros. Lembre-se que “tempo é dinheiro” e é justamente esse tempo que pode te ajudar a fidelizar novos clientes, já que a tecnologia auxilia no quesito tempo, economia e qualidade.

O cenário presente e futuro do setor de panificação no Brasil é muito animador. Apesar de ser um setor antigo, a panificação está mais moderna, com um mercado cada vez mais amplo.

Assim, é necessário investir em gestão estratégica, aliada a novos modelos de produção e tecnologia, para assegurar bons resultados, superar desafios e turbinar o faturamento.

Quer aumentar ainda mais a sua produção? Fale com um dos nossos consultores da Prática e conheça toda a linha de fornos para a sua padaria. Você perceberá que um bom equipamento é o maior aliado da sua produtividade e dos lucros!

molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
MAIS POSTS
Share by: