Rotisseria: veja o impacto positivo nas vendas em supermercados

Rotisseria: veja o impacto positivo nas vendas em supermercados

rotisseria

Rotisseria: veja o impacto positivo nas vendas em supermercados

A rotisseria é um modelo de negócio que oferece pratos bonitos e saborosos, já prontos, com ótimas e variadas opções de antepastos, frios, molhos, alguns tipos de assados e sobremesas, de acordo com o gosto do consumidor e é uma ótima opção, principalmente para diversificar o negócio.

No post de hoje, vamos mostrar que, nos supermercados tradicionais, as rotisserias têm ganhado espaço e conquistado muitos clientes. Qual será o motivo de tamanha popularidade? É o que você vai conferir a partir de agora. Acompanhe!

O perfil do público consumidor

De algumas décadas para cá, grande parte das refeições passou a ser feita fora de casa por inúmeras pessoas. Ao mesmo tempo, a parcela da população que prefere manter o hábito de comer no próprio lar começou a comprar refeições prontas, basicamente para facilitar a agitada rotina.

Houve, então, uma mudança de comportamento alimentar, principalmente nos grandes centros urbanos, o que favoreceu o surgimento das rotisserias. Sendo assim, quem mais frequenta esse tipo de estabelecimento são as pessoas que não têm tempo de cozinhar ou buscam por maior praticidade nas refeições, sem abrir mão do sabor e da qualidade dos produtos. O cliente, então, é exigente e busca por produtos diferenciados. 

Os benefícios da rotisseria

As rotisserias chegaram para transformar e melhorar a vida das pessoas, com versatilidade e bom custo-benefício.

Os produtos são pensados para atender à demanda de uma boa fatia do público consumidor do mercado de alimentação, a qual busca por soluções para o dia a dia. É um público diverso que deseja também opções para variar o cardápio.

Numa rotisseria, é possível encontrar um molho saboroso para incrementar a massa que já está em casa, uma sobremesa para sofisticar o jantar, um antepasto com pães para acompanhar um bom vinho, e por aí vai.

O impacto nos supermercados 

O mercado de food service hoje corresponde a 34% do consumo de alimentos. É um nicho em fase de expansão e com grande potencial. Não restam dúvidas de que estamos diante de um bom investimento para empreender!

Por esse motivo, as grandes redes de supermercados já estão apostando em rotisserias para melhorar o faturamento e concorrer com restaurantes e fast-foods. E há estimativas de que implantando uma rotisseria em um negócio já existente é possível obter até 20% de aumento nas vendas. Trata-se, então, de um investimento que pode aumentar expressivamente os lucros em médio e longo prazo. 

O que não pode faltar no investimento em rotisseria

Pelas especificidades do negócio, a localização é um fator muito importante nesse segmento. O ideal é que as rotisserias sejam instaladas em locais de grande movimentação. Por isso, é tão interessante investir em supermercados tradicionais.

Como ocorre com todo empreendimento, para montar uma rotisseria, é necessário um minucioso planejamento. Isso envolve:

  • definir o local dentro do supermercado onde ela será instalada;
  • escolher os equipamentos a serem adquiridos (como fornos, refrigeradores etc.);
  • contratar profissionais capacitados e adequados;
  • desenvolver o cardápio;
  • fazer parceria com fornecedores; entre outras medidas

Depois de tudo pronto, é fundamental somar todos os esforços no preparo dos alimentos seguindo padrões rigorosos de higiene e armazenamento. Ou seja, é fundamental investir em segurança alimentar. O ramo de rotisseria em alguns estabelecimentos costuma ser alvo de críticas em relação à negligência desses cuidados. Então, vale a pena ficar atento e tomar as devidas precauções.

Por ser um segmento em ascensão, é importante também que o empreendedor procure sempre participar de seminários e congressos envolvendo o tema. Busque por cursos para se manter informado sobre as tendências do setor e não deixe de se capacitar constantemente. 

Cardápio da rotisseria

Na rotisseria tanto o básico como o tradicional não podem faltar. Então, fique atento aos ingredientes e produtos típicos da região onde a rotisseria foi instalada. Mas atenção: é preciso ir além, inovar, superar as expectativas dos clientes. Não fique na zona de conforto.

Diversifique outros itens do cardápio e procure sempre apresentar aos clientes algo diferenciado. Coloque na vitrine da rotisseria um produto que o convença o seu público a sair da rotina e comprar um alimento diferente para saborear em casa, junto da família. Dê espaço também para os produtos que são tendência, como os orgânicos, fit e para dietas com restrição.

Uma boa dica é investir em um calendário gastronômico. As datas comemorativas são ótimas oportunidades para incluir novidades no cardápio e favorecem um faturamento extra. Fique atento às datas e aproveitar as possibilidades para ter bons lucros.

Ainda em relação ao cardápio, tenha em mente que os pratos, além de muito saborosos, devem ser bonitos e apetitosos. Procure apresentar os produtos com uma boa montagem, capaz de aguçar o paladar de quem olha. Não se esqueça de que é preciso caprichar na embalagem.

Decoração na rotisseria

Apesar de estar inserida em um contexto visual de supermercados tradicionais, o layout da rotisseria pode fugir desse padrão. Vale a pena valorizar a decoração e criar um espaço diferenciado no ambiente da rotisseria.

Em muitos estabelecimentos, a cozinha é montada de modo que os clientes acompanhem o preparo dos quitutes. É uma ideia muito boa, já que transmite segurança para o público consumidor.

Comunicação e divulgação do serviço de rotisseria

Ademais, para conquistar novos clientes, não hesite em investir na divulgação. E atitudes simples já são um bom começo para colher bons resultados. Exponha alguns cartazes com o cardápio do dia em vários pontos da loja e promova degustações de algumas receitas, principalmente as recém-incluídas no cardápio.  

Conclusão

Em suma, como vimos, as rotisserias são uma forte tendência de mercado. Para os gestores de supermercados tradicionais, investir nessa estratégia é sinônimo de faturamento extra e de diferencial competitivo. Por outro lado, para aqueles consumidores cuja rotina é marcada pelo excesso de compromissos, encontrar uma boa rotisseria dentro do supermercado é mesmo uma grande sorte!

Por fim, se você é do ramo supermercadista, veja também como o frango assado pode ajudar nas vendas e porque investir na produção de produtos na própria loja é lucrativo. Continue a leitura.

Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!