Panetone de Limão Siciliano: invista nessa receita

Panetone de Limão Siciliano: invista nessa receita

Panetone Limão siciliano

Panetone de Limão Siciliano: invista nessa receita

O panetone é um produto bastante procurado na época do Natal, por isso a cada ano as vendas aumentam e são criadas receitas diferentes para atrair a clientela.

Os panetones gourmets são ótimas opções de vendas para você que deseja investir nas festas do final de ano. Neste post você vai conhecer o panetone de limão-siciliano, dicas para a produção e uma receita deliciosa para servir no seu estabelecimento.

Como fazer o panetone de limão siciliano

Se está gostando da ideia dos panetones recheados, confira a seguir as dicas para fazer o panetone de limão-siciliano e incrementar o seu cardápio com essa combinação inusitada.

Receita do panetone de limão siciliano

Ingredientes

  • 565 gramas de farinha (100%)*
  • 125 gramas de açúcar (22%)
  • 10 gramas de sal (1,8%)
  • 30 gramas de gema (5%)**
  • 270 mililitros de leite gelado (50%)
  • 5 gramas de fermento biológico (0.8%)
  • 100 gramas de margarina ou gordura vegetal (17%)

*Porcentagens calculadas sobre o total farinha.

**Considerando que cada gema pesa em torno de 15 gramas.

Aromatização da massa

Para saborizar a massa, você poderá utilizar pasta de limão siciliano considerando de 80 a 100 gramas por quilo ou conforme especificado na embalagem do fornecedor e também à gosto. Caso opte pela essência líquida, irá utilizar 1 ml para cada quilo.

Se preferir aromatizar com raspas do próprio limão siciliano, também é possível. Todavia, se for fabricar em quantidade, a pasta ou essência é mais fácil e rentável. Reserve as raspas para decoração.

Observação importante: Caso não tenha o limão siciliano, poderá utilizar o Taiti ou a essência de limão.

Recheio

Se preferir, utilize somente as passas brancas como recheio. Você poderá também utilizar limão ou laranja em tiras cristalizado e hidratados em rum ou doce (casca) de laranja ou limão em calda (bem escorridos) picados, na proporção de 30% por quilo de farinha.

Trufado

Você poderá utilizar uma receita de brigadeiro branco aromatizado com a pasta de limão ou essência líquida. Contudo, se já estiver utilizando na massa, diminua a quantidade para o aroma e sabor não ficarem muito fortes.

Outra opção é uma ganache branca com pedaços de limão cristalizado. Utilize um chocolate branco para cobertura de boa qualidade. Pode utilizar também o recheio de torta de limão que é o suco de 1 limão para cada 350 gramas de leite condensado.

Modo de preparo

Esponja:

Separe dos ingredientes acima as quantidades:

  • 120 ml de leite em temperatura ambiente
  • 5 g de fermento biológico seco
  • 150 g de farinha de trigo
  • 15 g de de açúcar (1 colher de sopa)

Procedimento: Misture tudo e deixe crescer até dobrar de tamanho.

Massa:

Misture o restante dos ingredientes secos com a esponja, a margarina e o leite na amassadeira utilizando a velocidade 1, com exceção do sal por 2 minutos.

Acione ou programe a velocidade 2 até dar o ponto de véu. Em seguida adicione o sal e misture. Após isto, acrescente as frutas escolhidas. O tempo de batimento não deve exceder 22 minutos.

Após isto, retirar da amassadeira e fazer o boleamento e colocar nas formas de papel.

Levar à câmara de fermentação a 33°C, umidade alta por até 1 hora e meia até o panetone crescer além da borda da forma.

Forneio

Em fornos turbos ou rotativos a temperatura de pré-aquecimento e de assar é de 150°C por 35 minutos. A temperatura é menor devido à ação do ar quente forçado. Esse valor é para os de 500 gramas, se forem menores, a temperatura deve diminuir.

Já nos fornos lastros utilizamos 170°C no piso e teto por 40 minutos. Nesse tipo de forno a transmissão de calor é por condução e por isso temos uma faixa de temperatura e tempo superiores.

Recheando o panetone de limão siciliano

Espere que os panetones tenham resfriado completamente, preferencialmente de um dia para o outro. Com uma faca fina de serra, corte com cuidado o topo do panetone e corte também parte do centro.

Coloque os recheios frios, intercalando ou não com pedaços do miolo cortado e feche o topo, ou cavidades utilizando faca e recheando com bico de confeitar.

Sugestões de Coberturas

Para o panetone de limão siciliano você poderá utilizar chocolate branco com raspas de limão ou fondant.

Embalagens para colocar o panetone de limão siciliano

A embalagem pode ser de plástico, papel e de outras formas. Você também pode colocar o panetone em uma sacolinha  plástica, em uma lata ou caixa decorada para presentes. Para não correr o risco de estragar a cobertura do panetone de limão siciliano na sacolinha plástica, você pode optar por uma embalagem com um plástico mais durinho, ou então usar caixas de plástico, ou de papel.

Outra possibilidade é utilizar caixinhas de papelão decoradas. Nelas, vale colocar a logo da sua loja, recados, cartões presenteáveis e o contato do seu estabelecimento. Outra forma bem criativa é fazer mini panetones e colocá-los em caixinhas decoradas para vender em forma de presentes e lembrancinhas. 

Você também pode inovar e fazer um panetone no pote, intercalando a massa com o recheio, como se fosse um bolo de pote.

Conclusão

Hoje em dia o que as pessoas mais estão procurando são novidades no mundo da culinária. Por esse motivo, não deixe passar a oportunidade de vender panetone de limão-siciliano. Essa  é uma receita que vai agradar o paladar de muitas pessoas e pode aumentar o lucro do seu negócio durante o final do ano.

Busque investir nas embalagens para que elas sejam atrativas, ainda mais se o cliente quiser presentear alguém.

Siga as nossas dicas para ter a produção perfeita desse panetone e confira também nossas dicas para produzir um panetone vegano.

Fornos de Panificação
Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!