Perda zero em restaurantes: como otimizar os recursos?

Toda empresa visa obter boas margens de lucro e uma das providências que contribuem para isso é reduzir os custos, principalmente aqueles referentes aos desperdícios. Mas, afinal, como conseguir alcançar a perda zero em restaurantes?

É o que você vai aprender neste artigo. Vamos falar sobre a importância de adotar medidas que diminuam a perda de alimentos e de recursos nesse tipo de estabelecimento e ainda daremos uma série de dicas para adotar em seu negócio. Confira!

A importância de buscar a perda zero em restaurantes

A perda zero em restaurantes é um objetivo que gera impactos importantes na gestão financeira do estabelecimento. Tudo que é adquirido além do necessário gera custos que não serão revertidos em vendas. Outro ponto é que alguns dos recursos, como a energia elétrica, podem ser mal aproveitados.

Além da questão financeira, é importante ressaltar que as perdas também afetam questões sociais e ambientais. O uso consciente dos recursos naturais ajuda na preservação do meio ambiente e o reaproveitamento de ingredientes evita que alimentos, que ainda estão aptos para consumo, sejam jogados no lixo.

Práticas para evitar o desperdício em seu estabelecimento

Para ajudar você a alcançar a perda zero em restaurantes e otimizar os recursos do estabelecimento, selecionamos algumas dicas muito importantes, que farão toda a diferença na gestão do seu negócio.

Monte o cardápio de forma estratégica

O cardápio de um restaurante não é apenas uma lista de pratos e de receitas oferecidos aos clientes. Ao montá-lo de forma estratégica, é possível combinar as preparações de acordo com os ingredientes que serão utilizados em cada dia. 

Essa tática faz com que os alimentos sejam comprados em lotes maiores e não percam a validade nos estoques. Uma abordagem muito utilizada é intercalar as receitas de determinado insumo ao longo da semana. Em um dia ele pode ser o ingrediente principal do prato; em outro, apenas um acompanhamento.

Também é importante considerar a sazonalidade na montagem do cardápio. Aproveitar alimentos em período de safra ajuda a reduzir custos, além de aumentar a variedade de receitas oferecidas aos clientes.

Crie receitas para aproveitar ingredientes que seriam perdidos

A criatividade pode ser sua grande aliada. O seu restaurante pode aproveitar produtos que sobram no estoque e até mesmo alimentos já processados que seriam descartados para criar receitas diferenciadas. 

Isso vale para cascas, sementes e para aqueles vegetais que já estão cortados, mas que não foram usados em um dia de baixo volume de vendas. As experimentações podem gerar pratos incríveis e únicos, o que pode se tornar, inclusive, um dos diferenciais do estabelecimento.

Apenas não se esqueça de garantir que o armazenamento seja feito da forma correta e que os prazos de validade sejam respeitados. A segurança alimentar deve estar acima de tudo.

Identifique os pontos de desperdício no estabelecimento

Os desperdícios podem acontecer em diferentes pontos do fluxo de um restaurante. É fundamental ter uma boa gestão de estoque e seguir processos bem-estruturados para minimizar as perdas. A atenção aos prazos de validade, às condições de armazenamento e à ordem de chegada e saída dos itens são algumas das práticas que contribuem para um controle mais eficiente. 

Powered by Rock Convert

Utilize os dados de gestão e de operação

Estamos na era da informação e isso precisa contar a favor do seu negócio. Os dados gerados em todas as transações da empresa devem ser analisados para identificar as tendências de vendas, histórico de preços de compras e volume de perdas. 

Esse conjunto de informações permite que se tomem ações mais direcionadas para a solução da raiz do problema.

Determine uma previsão de vendas

Saber o quanto se pretende vender é fundamental para realizar a compra mais precisa de insumos. Ela deve ser feita com base nos dados coletados nos últimos períodos, frente à situação econômica da região. Também é importante validar essa previsão junto ao time de marketing e de vendas, que podem ter uma programação específica que afete positivamente os resultados da empresa.

Reveja contratos com fornecedores

Seus fornecedores precisam atuar como parceiros do seu negócio. O setor de alimentação precisa lidar com a sazonalidade de vários produtos e é nessa hora que as alianças certas farão toda a diferença. Reveja possíveis reduções na demanda em determinados períodos e melhores condições nos meses de maior volume.

Mantenha a equipe capacitada

Alcançar perda zero em restaurantes requer esforços que vão além da revisão em processos e na compra de insumos. É preciso garantir que os colaboradores mantenham uma rotina mais enxuta de produção e transformem a redução do desperdício em uma prática habitual.

Para isso, invista no treinamento da equipe, tanto no que se refere às boas práticas no manejo de alimentos quanto na criação de receitas com ingredientes menos comuns, como cascas e sementes. 

Utilize equipamentos de qualidade

Os equipamentos errados podem gerar desperdícios que não são tão facilmente identificados, até que se verifique de forma mais detalhada e no longo prazo. Um forno desregulado ou de baixa qualidade pode utilizar mais gás ou energia elétrica para produzir o mesmo resultado que uma marca mais moderna.

O investimento em itens para a cozinha pode ser um pouco alto, mas ao comparar o retorno que eles proporcionam com outros equipamentos menos potentes ou tecnológicos, nota-se que há uma economia real. O principal motivo está no aproveitamento mais adequado de tempo e de recursos, aumentando a capacidade de produtiva, sem aumentar os custos.

Faça a manutenção preventiva dos equipamentos

Aqui está um ponto no qual muitos empreendedores acabam pecando e trazendo prejuízos aos seus estabelecimentos. Os equipamentos industriais demandam uma rotina rigorosa de manutenção para manterem a capacidade de produção. As paradas preventivas ajudam a planejar a rotina e evitar ou minimizar os impactos nas entregas das receitas.

Caso conte com um fornecedor de equipamentos confiável e experiente, ele será o seu ponto de apoio nessa questão. Ele ajudará com os direcionamentos sobre o que cada item demanda de cuidados diários, tais como a limpeza correta e a regulagem de determinados parâmetros, além de colaborar na montagem de um calendário de manutenções especializadas, feitas por técnicos capacitados.

A perda zero em restaurantes é um desafio que envolve a aplicação de práticas em diferentes frentes do negócio, como você pôde observar. Contudo, nenhuma delas é complicada ou impossível de ser implementada. Então, o que você precisa fazer para alcançar tal feito é arregaçar as mangas e colocar a mão na massa. Começando agora, os benefícios poderão ser percebidos daqui a pouco tempo.

Estas dicas foram úteis para a gestão do seu estabelecimento? Sabe o que mais pode ajudar seu negócio a performar melhor? Veja como oferecer uma alimentação mais saudável para seus clientes que passam o dia fora de casa!

Lava-louçasPowered by Rock Convert

Facebook Comments

Deixe um comentário