Perfis nas redes sociais: dicas para seu empreendimento

Prática • mar. 31, 2023

Administrar os perfis nas redes sociais de seu negócio nunca foi tão importante quanto na atualidade. Segundo dados de um estudo de 2021 feito pela Zendesk , com mais de 90.000 empresas, de 175 países diferentes, a experiência digital é um grande diferencial para os consumidores.

É através destas que sua marca conhecida e claro, vender seu produto com o mínimo de esforços e baixíssimo custo. Em outras palavras, com um bom trabalho, o seu produto pode vender por si só.

Por esta razão, preparamos a postagem de hoje com algumas dicas para você criar e gerir os perfis nas redes sociais da sua empresa. Leia o texto abaixo e confira.

Crie uma identidade

Inicialmente, elabore toda a comunicação visual do seu empreendimento antes dos contatos e redes. Esta deverá ser uniforme em todos os campos e será a “cara” da sua empresa diante de seus clientes. Conte com apoio de um profissional designer gráfico ou uma agência de publicidade e propaganda, antes de se apresentar ao mercado.

Crie uma “persona” da sua empresa

A “persona” é uma pessoa fictícia, com características e personalidade própria, para orientar a forma como sua empresa se comunica. Esta deve ser de acordo com seu público. Por exemplo, se jovem, um discurso mais descontraído e animado, se um público maduro, uma linguagem formal e assim por diante.

Contatos exclusivos para os perfis nas redes sociais

Em primeiro lugar, crie telefones, e-mail, WhatsApp e Telegram exclusivos para seu negócio e evite utilizar seu contato pessoal para interações com seus clientes, inclusive por questões de segurança. Imagine que sua empresa agora é uma pessoa e você e seus colaboradores, falarão em nome dela.

Crie perfis próprios do seu empreendimento

Em segundo lugar, crie perfis exclusivos do seu empreendimento . Seja no Instagram, Facebook, LinkedIn utilizando a identidade visual e fotos de suas instalações, a ideia é mostrar sua empresa como ela é. Já para os produtos, evite ulizar fotos de bancos de imagens. Mostre-os como ele é e não algo que não corresponde à realidade.

Atualize o Google Maps e Google Meu Negócio

Em terceiro lugar, abasteça estes dois com todos os dados possíveis e atualizados da sua marca para que seus clientes saibam como encontrá-lo e consigam compartilhar onde você está facilmente. Da mesma forma, mantenha seu cardápio ou lista de preços atualizados. Isto ajuda na divulgação e claro, nas vendas.

Eleja um administrador para seus perfis nas redes sociais

Em seguida, escolha alguém da sua equipe para ser o administrador. No dia a dia ficará difícil você produzir e ainda administrar redes sociais e responder mensagens e pedidos. Continue acompanhando e orientando o trabalho de triagem e retorno a todos. Uma dica, pessoas utilizam redes sociais com maior frequência, têm mais facilidade para usar todos os recursos de cada uma delas.

Seja gentil e solidário com seu cliente

Mantenha sempre uma atitude gentil, positiva e conciliadora com seus clientes e pessoas que interagirem com suas páginas. Tente responder rapidamente todas as mensagens. Por esta razão, a importância de ter um administrador de redes definido e um substituto caso este não possa responder.

Utilize templates de posts com a identidade de sua empresa

Ao desenvolver o material de comunicação, já solicite capas de redes nos tamanhos corretos, os modelos de publicações padrão de modo que você faça apenas a edição do texto e troca da foto. Isto facilita a rotina de quem não domina softwares de design gráfico e padroniza o visual das suas redes.

Suas fotos e vídeos dos perfis nas redes sociais merecem um cenário

Separe um cantinho na sua empresa, loja ou escritório para fotografar seus produtos e fazer vídeos. Não precisa ser nada caro, um fundo neutro de tecido e boa iluminação já ajudam bem. O uso de luzes para este fim já está bem difundido e você pode adquiri-las por um preço bem acessível.

Identifique seus produtos e precifique corretamente

Coloque em suas postagens o nome do produto, ingredientes, o que há de diferente, ou se utilizou um método novo, e claro, o preço. Este muitos perguntarão de qualquer forma. Caso não queira divulgar valores, responda particularmente cada cliente e passe todas as promoções e condições.

Fique atento ao seu conteúdo

O foco é a venda de seu produto e divulgação de sua marca e os posts devem ser constantes e pensados para terem aderência com o público-alvo. O que você pode fazer é a divulgação personalizada de mensagens em datas comemorativas como dia das mães, dos pais, das crianças, dos namorados, Natal, Ano Novo etc. Evite mensagens com conteúdo de auto-ajuda, copiadas da internet ou “repostagens” ( repost) de terceiros.

Separe o profissional do pessoal em seus perfis nas redes sociais

Não poste assuntos de caráter pessoal nos perfis de seu negócio. Reserve-os para o seu perfil particular. Evite fotos pessoais, mesmo que de família e terceiros. Bom reforçar que fotos de pessoas, necessitam da autorização destas. É uma forma de preservar sua privacidade. Afinal a empresa não é você.

Conclusão

Em síntese, esperamos que nossas dicas para você cuidar dos perfis nas redes sociais da sua empresa tenham ajudado. Ademais, acompanhe diariamente o desempenho destas, quantas pessoas estão alcançando, níveis de interação e o mais importante, o retorno financeiro.

Além disso, outro fenômeno é que ao longo dos anos, estas redes mudam, conforme tendências e preferências das pessoas. Fique de olho porque algumas podem não estar mais trazendo a mesma projeção para seu negócio.

Por fim, veja também nossa postagem especial sobre Fotografia de Alimentos e até uma com dicas específicas para fotografia de pães. Continue a leitura.

pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
Pessoa embalando alimentos em embaladora à vácuo
Por Prática 08 abr., 2024
As vantagens das embalagens no setor alimentício vão desde a eliminação de desperdícios, estocagem, transporte e segurança. Saiba mais.
MAIS POSTS
Share by: