Pizza no hotel: saiba como conquistar hóspedes e vender mais

Prática • nov. 01, 2021

A pizza no hotel é sempre bem-vinda. Devido ao sabor irresistível, à grande quantidade de recheios e tamanhos e à praticidade, a pizza é uma das opções mais procuradas pelos consumidores que querem dividir uma refeição com amigos ou colegas de trabalho.

Segundo uma pesquisa realizada pela Galunion , 67% dos consumidores a pedem no delivery. Essa liderança é fato global, acredita-se que 5 bilhões de unidades são vendidas anualmente.

Nos hotéis, é comum ver as pessoas perguntando “qual pizzaria está aberta agora?” ou mesmo pesquisando no celular por pizzarias próximas, o que leva a pessoa a comer em outro estabelecimento ou a pedir delivery.

Devemos nos atentar a isso e aproveitar essa oportunidade para inovar na hotelaria e manter os clientes. Por isso, preparamos essa postagem com muitas informações que ajudarão você a aproveitar essa realidade.

Leia abaixo e fique conosco!

Por que investir na pizza no hotel?

É bom lembrar que o alimento é uma forma de acolhimento e a refeição no hotel é um momento de descanso ou de negócios, para conversas, reuniões e até eventos.

Nesse sentido, a pizza apresenta-se como alternativa ao jantar, enriquecendo o cardápio e trazendo algumas vantagens como:

  1. Retenção de hóspedes: o hóspede coloca dinheiro no hotel, em vez de levar para outros estabelecimentos;
  2. Aumento do ticket médio da estadia: há consumo extra de frigobar, bebidas e até sobremesas;
  3. Diferencial de negócio: poucos hotéis oferecem algo além da estadia, do café da manhã e de alguma refeição mais elaborada. Seria um atrativo, principalmente, para os voltados ao lazer;
  4. Altamente lucrativo: a pizza é um produto de valor agregado e de baixo custo, devido ao alto rendimento da massa e dos recheios;
  5. Satisfação e conforto: é um item bem aceito pelas pessoas e que, junto com a praticidade do hóspede comer sem sair do quarto, representa muito conforto;
  6. Preço acessível: por ser simples, de massa fina e com recheios tradicionais, a pizza pode ser vendida por um valor bom, o que agrada e vende bem;
  7. Atendimento rápido e eficiente: utilizando processos adequados, tendo um forno de pizza profissional e, por fim, um colaborador capacitado.

Ainda assim, é sugerido um estudo de viabilidade analisando o foco adequado para cada estabelecimento. A seguir veremos algumas dicas.

Escolhendo o forno

Existem diversos tipos de fornos que podem ser utilizados para a produção de pizzas de qualidade é importante saber escolher o ideal para seu hotel, por isso, vamos conferir quais fornos temos disponíveis no mercado:

a) O forno a lenha do tipo iglu é utilizado por locais tradicionais, devido à velocidade que esses assam a pizza e ao resultado final “defumado”, que agrada os consumidores. Esse modelo ainda representa um belo visual, por remeter aos estabelecimentos típicos da Itália.

Para instalá-lo no seu hotel, é necessário espaço para a construção e é aconselhável consultar também o fornecimento do combustível, além de ser necessária a exaustão e ter cuidado com as legislações sanitárias e de meio ambiente.

b) O forno de pizza a gás já é uma opção mais moderna e que também fornece bons resultados. A principal vantagem dele é o bom custo-benefício a curto prazo, com uma implementação mais barata, e a variedade de tamanhos e modelos disponíveis no mercado.

Essas alternativas são bem interessantes para hotéis que contam com uma infraestrutura maior, como hotéis fazenda, resorts, de parques aquáticos ou mesmo os de alta metragem quadrada, localizados em centros urbanos.

c) Há também o forno elétrico para pizzas , que é mais utilizado pelos estabelecimentos mais abertos às inovações tecnológicas. Dentre as principais vantagens desse tipo estão: a ótimo resultado final, velocidade, facilidade de utilização e tamanhos compactos, alguns podendo ser empilhados com fácil instalação em hotéis com espaços menores.

Por utilizarem eletricidade, alguns modelos desses fornos também dispensam exaustão, o que também auxilia na instalação para hotéis.

Sabendo de tudo isso, escolha o modelo certo comece, seja na sua cozinha, refeitório ou cantinho dedicado. É bom pensar nos equipamentos de apoio, como a amassadeira , para fazer a massa, e bancadas refrigeradas para montagem.

Construindo seu cardápio de pizza para seu hotel

a) Sabores

Aqui, os sabores têm limite apenas na criatividade. Seja mantendo-se fiel às raízes italianas, com opções como toscana, napolitana, marguerita e pepperoni , ou até doce, o sabor tem limite somente na criatividade.

É possível oferecer desde sabores simples, como muçarela, calabresa, 4 queijos e frango, até combinações totalmente únicas, disponíveis apenas no seu estabelecimento, que podem ser a chave para conquistar hóspedes.

Outra opção muito interessante são as pizzas com ingredientes regionais, para atrair turistas que desejam provar sabores da cultura local. Por exemplo, uma de frutos do mar para regiões praianas.

b) Tamanhos e formatos

Além da pizza tradicional e redonda, é possível oferecer diferentes formatos e modos de comer, como as quadradas, enroladas, com bordas recheadas ou “vulcânicas” e até como calzones.

Na questão de tamanhos, é importante disponibilizar tamanhos diferentes, brotinhos, de 4 pedaços, 8 e até as gigantes, de 12. Além disso, é indicar no cardápio a quantidade de fatias.

Por fim, o indicado é um levantamento de custos para garantir preço final atrativo para o cliente, com lucro e competitivos para bater outros estabelecimentos e conquistar os clientes.

Dicas de comercialização de pizza no hotel

Toda hora é hora para pizza. Por isso, é possível oferece-la de diferentes formas no hotel, como um ‘dia da pizza”. Da mesma forma, promoções, rodízios e ofertas para empresas. Não se esqueça dos combos com bebidas e sobremesa.

Para o serviço de quarto, é interessante oferecer pizzas menores ou vender pedaços, para apenas um lanche. É interessante servir também à palito, para quem só deseja uma degustação ou um tira-gosto.

Conclusão

Em síntese, como você pôde ver, a pizza no hotel, é versátil e lucrativa, e quando oferecida no seu hotel para manter os hóspedes satisfeitos, confortáveis e dentro das suas dependências.

pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
MAIS POSTS
Share by: