Quiche: ofereça essa opção no seu empreendimento

Quiche: ofereça essa opção no seu empreendimento

quiche

Quiche: ofereça essa opção no seu empreendimento

A Quiche é uma ótima e saborosa alternativa para quando queremos fazer um lanche rápido ou aproveitar um café da tarde com os amigos. Porém, ela ainda é pouco popular no Brasil, quando comparada aos demais salgados, como a coxinha, por exemplo. Por isso, ela representa uma ótima oportunidade a ser explorada para criar um diferencial para seu negócio.

Desse modo, reunimos informações, dicas e curiosidades para que você possa conhecer, produzir e vender quiches no seu negócio.

Continue lendo e confira!

O que é a quiche?

É uma torta salgada, aberta em cima, com massa à base de creme de leite, farinha, gordura e ovos, seu recheio é baseado em creme de leite, ovos e o sabor escolhido (com adicionais a gosto).

No entanto, a mais famosa com certeza é a versão francesa, chamada de quiche Lorraine, isso é, da região de Lorena, que é produzida com queijo gruyère, bacon e sálvia. Ela foi levada para a Inglaterra após o fim da Segunda Guerra Mundial pelos soldados ingleses que atuaram nas frentes de batalha e, a partir daí, popularizou-se mundialmente.

Vantagens da quiche para o empreendimento

  1. Custo relativamente baixo: ingredientes já utilizados na padaria;
  2. Baixa complexidade: não toma tempo excessivo de preparo;
  3. Alta flexibilidade: pode-se criar e oferecer inúmeras opções de sabores e tamanhos, favorecendo a renovação do portfólio;
  4. Boa aceitação: agrada a todos os públicos por ser saborosa e versátil;
  5. Pode ser apreciada em múltiplas ocasiões: como lanche, em festas, em eventos e até em refeições;
  6. Excelente valor agregado: oferece boa margem de lucro;
  7. Mantém sua integridade por mais tempo: devido à sua composição, a quiche pode ser reaquecida sem perda na qualidade;
  8. Pode ser facilmente congelada em um ultracongelador, possibilitando o atendimento sob demanda com finalização na frente de loja, o que mantém a qualidade, auxilia na venda e minimiza desperdícios.

Públicos e sabores de quiche favoritos

Além de disponibilizar a quiche no seu negócio, também é possível produzí-la de maiores quantidades e vendê-la para cafeterias, lanchonetes, cantinas, pontos quentes, lojas de conveniência, escolas, empresas e até para eventos, por encomenda.

Já sobre sabores, a criatividade é o limite, mas podemos destacar alguns ingredientes principais:

  • Salgados: proteínas, embutidos como calabresa e linguiça, lombo e outros defumados, queijos mais fortes, frango cremoso, carne seca e bacalhau desfiado.
  • Para crianças: é possível criar opções leves, coloridas, nutritivas e divertidas, além das opções de quiches doces.
  • Quiches FIT: podem ser recheadas com alho-porró, ricota, queijos brancos, peito de peru, frango, peixes como o salmão e atum, camarão, quinoa, entre outros.
  • Vegetarianas: espinafre, acelga, palmito, escarola, brócolis, rúcula, abobrinha, berinjela refogada ou assada, cogumelos, como o champignon, e tomate seco.

A quiche e a lanchonete da padaria

E claro, não podemos esquecer o principal cliente que é a lanchonete da própria padaria. Ela é tanto uma fonte de faturamento altamente lucrativa quanto uma forma de se diferenciar frente a seus concorrentes.

Uma lanchonete bem abastecida com quiches e outros salgados frescos recém-saídos do forno está sempre repleta de clientes, que buscam por um lanche rápido ou por uma opção diferente de café no meio da semana.

Mesmo os clientes de balcão que passam para pegar só pães podem se interessar por essas pequenas tortinhas salgadas e também incluírem em suas compras, aumentando o ticket médio da venda.

Uma dica é adotar o sistema de atendimento com pequenos fornos de convecção para assar produtos durante todo o dia. Para ganhar tempo no atendimento, prepare as quiches, congele-as no ultracongelador, retire somente pequenas quantidades de diversos sabores e vá finalizando-as nos fornos Speed Oven.

Receita de quiche

Para que você já possa começar a produzir, vamos indicar nossa receita de quiche. Lembrando que a massa é neutra e pode ser utilizada sem problemas com qualquer recheio.

Ingredientes da massa

  • 1 xícara e 1/2 de farinha de trigo;
  • 100 g de margarina;
  • 1/2 lata de creme de leite sem soro;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1 colher de chá de fermento em pó.

Procedimento da massa

1. Em um recipiente, coloque a farinha, a margarina ou manteiga, creme de leite (sem soro), o sal e o fermento.

2. Misture com as mãos, ou, no caso da padaria, utilize uma amassadeira espiral, para produzir em grandes quantidades.

3. Sove a massa sobre uma superfície levemente enfarinhada.

4. Distribua a massa em uma assadeira redonda untada com margarina.

5. Fure toda a superfície com um garfo.

6. Leve ao forno a 180° graus por 8 minutos para pré-assar a massa.

Ingredientes do Recheio

  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • 1 colher de sopa de cebola;
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • 300 ml de leite;
  • 2 gemas;
  • 1/2 pacote de queijo ralado;
  • 1/2 lata de creme de leite sem soro;
  • 2 alhos-porós;
  • Salsinha, cebolinha e temperos à gosto.

Procedimento do recheio

1. Em uma panela, derreta a manteiga e refogue a cebola e o alho-poró.

2. Coloque a farinha e mexa.

3. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre, até engrossar.

4. Desligue o fogo, reserve e deixe esfriar. Em seguida, adicione sal, pimenta, gemas, creme de leite, queijo ralado e cebolinha ou salsinha.

5. Misture e reserve.

Montagem: com tudo pronto, basta espalhar o recheio sobre a massa pré-assada e polvilhar tudo com queijo ralado.

Dicas: é sempre bom refogar ou dourar os ingredientes para que tenham um sabor mais acentuado e coloração dourada, com exceção de ingredientes delicados, que devem ser adicionados crus.

Hora de fornear

Leve as quiches montadas novamente ao forno pré-aquecido a 180°C  e aguarde de 15 a 20 minutos. Em caso de carregamentos maiores, faça um pré-aquecimento de 20 graus acima da temperatura de assar para compensar a perda de temperatura pela abertura da porta e pelo produto frio.

Nos fornos turbo, não deixe os produtos próximos uns dos outros, para que o calor circule entre eles, e fique atento para que não seja ultrapassada a capacidade do forno em quilos, especialmente para quiches maiores.

Já nos fornos de lastro é bom evitar a proximidade das quiches com as paredes e o fundo do forno, que cumulam calor e podem queimar os produtos. Opte por centralizar as quiches dentro da assadeira ou do forno.

Concluindo

Como você pôde ver, a quiche é mais uma sugestão de produto altamente lucrativo e adaptável. Uma sugestão é servi-la quentinha saída de um micro-ondas profissional, com uma saladinha completa do lado!

Que tal expandir ainda mais seu mix de produtos? Então leia também nossos artigos sobre a produção de empadas e de tortas de frango!

Fornos de Panificação
Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!