Reforma de cozinha profissional: como mantê-la funcional?

Prática • jun. 16, 2021

A reforma de cozinha profissional é um dos investimentos que está sintonizado com o ganho de competitividade no ramo alimentício. Isso porque as mudanças otimizam a produção e trazem funcionalidade e modernidade, ou seja, é possível atender a mais pedidos em um curto espaço de tempo, aspecto totalmente sintonizado com a rentabilidade.

Com o objetivo de auxiliá-lo nessa empreitada, vamos apresentar, neste post, informações imperdíveis sobre esse momento de inovações. Acompanhe!

Descubra o momento certo para realizar a reforma de cozinha

Existem inúmeros indicadores que demonstram momentos propícios à reforma de cozinha. Caso a sua demanda de entregas tenha aumentado nos últimos meses, por exemplo, e o espaço físico já não é tão adequado, as mudanças contribuiriam para trazer mais funcionalidade.

A reforma também é necessária quando a cozinha está apresentando deficiências estruturais e até mesmo nos maquinários, influenciando negativamente na produção dos alimentos comercializados.

Com o investimento, as melhorias impactam positivamente no aumento da produtividade e contribuem para a conquista de mais clientes, pois os prazos de entrega serão respeitados tão quanto a qualidade dos produtos, sejam eles refeições, pizzas ou lanches.

Entre as vantagens que uma reforma de cozinha traz, podemos citar a modernização do espaço, como explicaremos agora.

Como a reforma impacta na modernidade da cozinha

Muitas cozinhas mal-estruturadas acabam tendo um impacto negativo na produção, inclusive com constantes reclamações por parte dos clientes.

Isso porque a funcionalidade fica para segundo plano em razão do sistema horizontal de distribuição dos equipamentos e utensílios, ocupando grande espaço.

Ao realizar uma reforma sintonizada com o que há de mais moderno no mercado, você poderá modificar esse sistema para o vertical. Nele, é possível produzir mais em um menor espaço físico, tendência totalmente sintonizada com a otimização do tempo, redução dos custos e aumento da produtividade.

Mas esse avanço só acontece em cozinhas que contam com equipamentos que valorizam as inovações. Veja alguns que não podem faltar no espaço do seu negócio.

  • chapas e char broilers;
  • caldeirões;
  • fritadeiras;
  • fornos;
  • equipamentos frios de apoio.

Nesse sistema, são instalados o forno combinado e o ultracongelador. Ambos reduzem consideravelmente o tamanho dos equipamentos, trazendo mais funcionalidade ao dia a dia.

A redução nos custos acaba sendo uma realidade por meio da otimização das operações, inclusive com diminuição na mão de obra.

Afinal, as inovações tecnológicas contribuem com maior conhecimento e engajamento por parte dos colaboradores, abrindo oportunidades para profissionais qualificados e que saibam manusear os equipamentos.

Um exemplo é o processo de descascar batatas. O que no passado era feito por muitas pessoas para atender a uma grande demanda diária, hoje, apenas um colaborador manuseia um descascador de balcão, realizando a atividade em menos de meia hora. Portanto, a tecnologia é uma excelente parceira.

Aumento da lucratividade

O aumento da lucratividade é um dos reflexos positivos que a reforma de cozinha profissional traz, principalmente no atual cenário de crescimento das entregas.

Isso porque o melhor aproveitamento do espaço, a utilização de equipamentos modernos e a melhoria nos processos faz com que a capacidade produtiva aumente, com boa avaliação por parte dos clientes.

Ao investir em uma modernização de uma cozinha profissional, você poderá dar conta não só dos pedidos do salão como também dos sistemas digitais.

Inserindo equipamentos modernos e com mais funcionalidade, o seu negócio poderá atender centenas de pedidos em apenas uma noite, tendo um ótimo resultado no nível de lucratividade. No entanto, é preciso levar em consideração alguns fatores que impactam nas vendas, tais como.

  • perfil do negócio;
  • tipos de produtos comercializados;
  • disponibilidade de investimento;
  • equipe qualificada.

Outra dica fundamental para você atentar antes de fazer a reforma de cozinha é analisar a complexidade do cardápio que será oferecido após as inovações.

Isso porque, quanto mais refinados forem os pratos, maior será a complexidade da cozinha. Uma francesa, por exemplo, de alto nível no mercado, necessita de equipamentos de ponta, com toda a estrutura e o que há de mais moderno.

Afinal, tudo estará sintonizado com os conhecimentos transmitidos pelos chefs nos respectivos pratos servidos aos clientes, ou seja, para atender a um alto padrão de exigência são necessários investimentos na mesma altura.

Aprenda como acertar na reforma de cozinha

Sabendo-se da importância da cozinha na qualidade dos produtos oferecidos aos clientes, a primeira dica é você realizar um planejamento orçamentário.

Com ele, será possível definir o norte da obra, sem extravagâncias ou gastos desnecessários. Ao definir um limite de gastos, haverá um perfil dos materiais que poderão ser utilizados, assim como dos equipamentos.

Atente-se à legislação

As cozinhas são fiscalizadas rotineiramente pela Vigilância Sanitária tanto municipal quanto estadual, inclusive com leis federais que impõem boas práticas de olho na higienização e utilização consciente do espaço.

Por isso, as necessidades especificadas devem ser seguidas à risca, como azulejos brancos nas paredes e metragem adequada de acordo com o número de colaboradores.

A segurança alimentar deve sempre ser priorizada, inclusive seguindo regras referentes a vários setores do espaço. Veja alguns.

  1. entrada de insumos distante dos clientes;
  2. saída de lixo independente;
  3. área de cocção com coifa, fornos, chapas e cozedeiras;
  4. salão para clientes;
  5. buffet;
  6. sala de nutricionista;
  7. área para embalagem e expedição.

E não podemos nos esquecer das armazenagens conforme abaixo:

  1. seca;
  2. congelados;
  3. fria;
  4. embalagens;
  5. produtos de limpeza;

Como você observou, existem vários detalhes e, portanto, um projeto deve ser montado por especialistas.

Defina as áreas e setores da cozinha

Dentro de tudo o que é analisado pela Vigilância Sanitária antes de aprovar o projeto de reforma de cozinha, você deverá especificar as áreas e setores da cozinha.

Afinal, como demonstrado acima, há espaços diferenciados, ou seja, o planejamento é essencial na condução da obra com suas respectivas dimensões.

Outra dica importantíssima é priorizar revestimentos de qualidade. Nesse aspecto, vale a pena sempre contar com opiniões de especialistas.

Aliás, você precisará também de um projeto elétrico e hidráulico elaborado por engenheiros, com as respectivas especificações de equipamentos necessários para a sua cozinha, incluindo a iluminação.

Com um bom projeto, é possível otimizar o consumo tanto de energia quanto de água, gerando economias consideráveis.

Troque os equipamentos

Esse é o aspecto número um para a reforma de cozinha ficar sintonizada com o que há de mais moderno no mercado.

Nesse quesito, a Prática Br oferece toda a tecnologia de fornos combinados de diversos tamanhos e também de fornos Speed Ovens , além de equipamentos e fornos para panificação.

Dessa maneira, a sua reforma de cozinha estará sintonizada com os equipamentos adequados para agilizar as produções seja de um restaurante, padaria , hotel ou qualquer tipo de negócio, sempre priorizando a qualidade e satisfação dos clientes.

pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
Pessoa embalando alimentos em embaladora à vácuo
Por Prática 08 abr., 2024
As vantagens das embalagens no setor alimentício vão desde a eliminação de desperdícios, estocagem, transporte e segurança. Saiba mais.
MAIS POSTS
Share by: