Respostas sobre forno combinado: confira mais 5 delas

Prática • mar. 08, 2023

Ainda tem dúvidas sobre o uso do forno combinado nos empreendimentos de alimentação? Separamos mais perguntas e respostas sobre forno combinado para ajudá-lo a entender melhor esta tecnologia e seus benefícios.

1 – Como usar o forno combinado?

Muitos empreendedores ficam com dúvida de como cozinhar com forno combinado. Contudo, é mais simples do que se imagina. Muitos equipamentos contam com receitas já de fábrica para os produtos mais comuns e caso não tenha, uma regrinha pode ser seguida:

Vapor

Para todos os produtos que seriam cozidos normalmente em panela com água em imersão, caldeirão, caldeira ou pressão. Você pode fazer pré-cozimentos, cozimento sem ação da turbina (função “ steamer ”) de produtos delicados. Esta função também substitui o “banho-maria” e a necessidade de formas com água deste processo.

Ar quente

Para assar, grelhar, gratinar, dourar, fritar e finalizar.

Vapor combinado

Quando precisar ganhar tempo ou precise de temperaturas mais altas, mas sem sem perder a umidade interna de seu produto. Também consegue cozinhar e assar ao mesmo tempo, sem necessidade de utilizar papel alumínio. Isto porque nele, a ação do ar quente de turbina somada a níveis de vapor que vão de 10% a 100%. Só para ilustrar, você pode assar uma carne a 180°C com 50% de vapor.

2 – Podemos utilizar fritadeira com forno combinado?

Atualmente, é possível fritar com forno combinado a maior parte do cardápio e com a vantagem de utilizar uma quantidade pequena de óleo apenas, o que favorece diretamente o custo e a saúde, mas também com qualidade. Isto é, com bom acabamento e textura.

Todavia, em alguns empreendimentos, os clientes ainda preferem a fritura por imersão, especialmente para alguns itens. Dessa forma, você pode ter um forno combinado para fazer boa parte da produção e, uma fritadeira bem menor, ou até, centralizar toda função no forno somente.

3 – Qual a relação do fogão com forno combinado?

Com um bom planejamento de cardápio é possível se deixar um pouco de lado o fogão e utilizar quase que exclusivamente, o forno combinado. Especialmente em cozinhas compactas ou que necessitam ganhar área, o uso de fogões com menos bocas passou a ser crucial.

Contudo, se seu empreendimento ainda necessita muito do uso do fogão, tente passar o máximo de funções para o forno combinado e utilize-o somente como apoio para alguns preparos, como por exemplo, molhos.

4 –  Micro-ondas e forno combinado?

Os micro-ondas não têm similaridade com os fornos combinados. Ao passo que o primeiro é para aquecer, descongelar ou finalizar, o segundo é utilizado para a cocção de fato dos produtos.

Mesmo com os chamados fornos de finalização ultrarrápida , recomenda-se o pré-preparo de modo convencional ou mesmo no próprio combinado. Os micro-ondas entram na parte final do processo, isto é, o serviço e o atendimento.

Já dentro das cozinhas profissionais, o uso de fornos micro-ondas comerciais muito mais robustos e potentes é uma forma também de agilizar o preparo de alimentos já que eles executam estas funções de descongelamento e aquecimento em menor tempo possível.

5 – Churrasqueira e forno combinado?

Além de assar, a churrasqueira tem um diferencial único, isto é, a ação da fumaça. Esta defuma, aromatiza e dá sabor aos assados. Todavia você pode preparar sim grelhados e assados de excelente qualidade dentro do seu forno combinado utilizando os acessórios , funções e processos adequados mas sem a questão acima.

Por outro lado, a churrasqueira possui uma grande desvantagem comparada ao forno combinado, já que este tem controle preciso de tempo, temperatura interna via sonda de núcleo e externa da câmara além de umidade a depender do tipo de preparo.

Outro ponto, é que você precisará de lenha para as churrasqueira. Já nas “defumadoras”, você utilizará lenha especial, que em geral é importada, para aroma e sabor ao produto. Isto oferece tanto problema do custo extra da compra.

Ocorrem também questões ambientais quanto ao fornecimento da lenha e de vigilância e fiscalização devido fumaça e odor ambiente e nas áreas urbanas.

Por sua vez o forno combinado é elétrico ou a gás e a geração de fumaça é inferior à da queima de lenha in natura , carvão ou churrasqueiras e aparelhos defumadores.

Conclusão

Em suma, escolher o melhor forno combinado para seu negócio envolve muita pesquisa e estudo. Alguns fabricantes contam com Filiais, concessionárias, espaços de relacionamento, parceiros e até estão com as portas de sua fábrica abertas para que você possa conhecer melhor o equipamento.

Por fim, não se esqueça de pesquisar quais contam peças e assistência técnica em todo Brasil e mais próximo de você. Outra boa ideia se você quer começar, poderá consultar também um forno combinado semi novo ou usado com preço e condições mais acessíveis.

Fique conosco e veja também dicas imperdíveis de como utilizar seu forno combinado para panificação.

pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
Pessoa embalando alimentos em embaladora à vácuo
Por Prática 08 abr., 2024
As vantagens das embalagens no setor alimentício vão desde a eliminação de desperdícios, estocagem, transporte e segurança. Saiba mais.
MAIS POSTS
Share by: