Sem glúten e sem lactose: aprenda sobre os cuidados na produção

Sem glúten e sem lactose: aprenda sobre os cuidados na produção

  • Home
  • Panificação
  • Sem glúten e sem lactose: aprenda sobre os cuidados na produção
sem glúten e sem lactose

Sem glúten e sem lactose: aprenda sobre os cuidados na produção

Os alimentos sem glúten e sem lactose vêm ganhando cada vez mais destaque e importância. Isto porque, com base na prevalência mundial, estima-se que haja cerca de 2 milhões de celíacos no Brasil atualmente, a maioria ainda sem diagnóstico, de acordo com informações da FENACELBRA – Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil. Já de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 35% da população brasileira apresenta algum grau de intolerância à lactose.

Isso significa que há uma grande demanda por alimentos sem esses componentes e muitas empresas estão respondendo a essa necessidade com produtos cada vez mais variados e saborosos.

Neste artigo, vamos explorar um pouco sobre produtos sem glúten e sem lactose e passar algumas informações e dicas importantes para quem quer trabalhar neste segmento. Confira o artigo abaixo.

Alergia é diferente de intolerância

Inicialmente, ao considerar alimentos sem glúten e sem lactose, é importante diferenciar alergia e intolerância alimentar, pois são condições distintas. A alergia alimentar é uma reação imunológica que pode ser grave e até mesmo fatal, enquanto a intolerância ocorre quando o organismo não consegue digerir ou metabolizar certas substâncias.

Os sintomas da alergia incluem urticária, inchaço, vômitos, diarreia e falta de ar, enquanto os da intolerância incluem inchaço, gases, diarreia e desconforto abdominal. Pessoas com alergias devem evitar completamente os alimentos que desencadeiam uma reação.

O que é a doença celíaca?

É um distúrbio autoimune do intestino delgado que afeta pessoas geneticamente predispostas. Quando uma pessoa com doença celíaca consome alimentos contendo glúten, seu sistema imunológico responde atacando as vilosidades do intestino delgado, prejudicando sua capacidade de absorver nutrientes.

Os sintomas podem incluir dor abdominal, diarreia, constipação, fadiga e perda de peso. O único tratamento eficaz é uma dieta sem glúten, que deve ser seguida estritamente pelo resto da vida. Sem tratamento, a doença celíaca pode levar a complicações graves, como anemia, osteoporose e câncer intestinal.

Atenção: consulte um médico especializado para realização de todos os exames necessários para que seja feito o diagnóstico correto.

Não retirar ou substituir alimentos sem orientação médica

Em primeiro lugar, muito importante! Embora muitas pessoas busquem excluir certos alimentos para melhorar a saúde ou reduzir o peso, é importante lembrar que isso deve ser feito apenas com a orientação de um médico ou nutricionista. Retirar ou substituir alimentos sem supervisão profissional pode causar riscos à saúde e efeitos indesejados.

É importante destacar que, as intolerâncias e alergias alimentares devem ser diagnosticadas corretamente e tratadas por profissionais de saúde e nutrição. Além disso, os quadros de intolerância e alergias podem ser graves e prejudicar a qualidade de vida das pessoas, por isso é fundamental ter acompanhamento especializado.

O que é contaminação cruzada?

Em segundo lugar, precisamos saber o que é a contaminação cruzada. Ela ocorre quando uma substância indesejada é introduzida em um alimento ou produto, tornando-o inadequado para consumo por pessoas com restrições alimentares específicas, como a intolerância ao glúten ou à lactose.

No contexto de produtos sem glúten e sem lactose, a contaminação cruzada pode ocorrer quando esses produtos são processados ou preparados nas mesmas instalações ou equipamentos usados para produtos que contêm glúten ou lactose.

Também pode ocorrer quando utensílios, equipamentos ou superfícies de preparação são compartilhados. A contaminação cruzada pode resultar em uma reação alérgica ou em sintomas gastrointestinais em pessoas com intolerância ao glúten ou à lactose, mesmo quando o alimento em si não contém esses alergênicos.

Alimentos que possuem glúten

Veja alimentos que por exemplo, possuem o glúten:

  • trigo
  • centeio
  • cevada
  • malte de cevada
  • Farelo; couscous
  • bulgur (triguilho)
  • Farinha
  • kamut (conhecido como trigo virgem, originário do Egito)
  • orzo (arroz italiano)
  • sêmola
  • espelta (trigo vermelho)
  • aveia (produzida na entressafra do trigo e processada nos mesmos equipamentos);
  • cerveja
  • glicose feita de trigo
  • teff (cereal comum na Etiópia)
  • Preparados com carnes que contenham qualquer um desses itens. Pães, bolos, pizzas e preparados com um ou mais itens desta lista.

Cuidados na produção

A produção de alimentos sem determinados ingredientes alergênicos ou para atender necessidades especiais requer inúmeros cuidados, assim como a produção de medicamentos. Siga todas as legislações internacionais, nacionais e locais para garantir que não haja componentes alergênicos, mesmo em quantidades ínfimas.

Investimentos

A produção de alimentos especiais requer cuidados desde a infraestrutura até a venda, e envolve profissionais especializados em química, farmácia, nutrição e medicina. Para evitar contaminação cruzada, é essencial adquirir equipamentos e utensílios novos e destiná-los exclusivamente para essa produção.

É importante considerar esses aspectos ao elaborar um plano de negócios para esse ramo. O treinamento dos envolvidos e a informação são palavras-chave para garantir a segurança destes alimentos para seus consumidores.

Equipamentos para panificação e confeitaria sem glúten e sem lactose

Caso se inicie uma produção menor, os fornos turbo ou de convecção são os mais aconselhados, pois permitem a verticalização da produção. Eles ocupam um espaço menor e com uma produtividade mais alta, devido ao maior número de unidades por fornada. Claro, isso depende da gramatura de cada produto, já que os produtos maiores ocupam mais espaço e precisam de fornos maiores ou mais fornos, dependendo da demanda.

O ultracongelador também é um aliado poderoso na produção de alimentos especiais, pois aumenta ainda mais a segurança alimentar e permite a produção antecipada de itens crus congelados, pré-assados e até prontos. Você pode estocar estes itens a -18⁰C por até 30 dias e resfriados por até 5 dias, dependendo de sua composição, aplicação e modo de venda.

Conclusão

Em suma, uma produção sem glúten e sem lactose necessita de uma série de cuidados para evitar a contaminação cruzada e garantir a segurança do alimento. Ademais, atendendo estes requisitos e com qualidade, sem dúvidas, você garantirá um público fiel e excelente divulgação entre os próprios consumidores que os indicarão para outros.

Por fim, confira nossa entrevista exclusiva com a Chef Camìla Coêlho, especialista nestes itens! Continue a leitura.

Fornos de Panificação
Tags:
Blog Comments
Responder

Antonia Duarte de Oliveira

Amei as receitas principalmente a de fuba.

Olá, Antônia! Tudo bem? Ficamos muito felizes com sua visita. Agradecemos por prestigiar nossos conteúdos. Estamos sempre buscando por receitas deliciosas. Veja mais 03 receitas para você fazer:
https://blog.praticabr.com/torta-de-manteiga-escocesa-como-aumentar-suas-vendas-com-ela/
https://blog.praticabr.com/bolo-gelado-de-coco-invista-nessa-receita-refrescante/
https://blog.praticabr.com/quiche-por-que-oferecer-esta-opcao/

Deixe um comentário

error: Content is protected !!