Sopa no pão: veja ideias de como servir essa opção

Sopa no pão: veja ideias de como servir essa opção

Sopa no pão

As sopas e caldos são pratos tradicionais que fazem parte da culinária de diversos países. No Brasil, nós costumamos consumir durante todo o ano, principalmente no inverno. Com o crescimento da demanda por esse tipo de alimento, as padarias aumentam a produção de pães para servir a famosa sopa no pão.

É nesta época que o setor gastronômico se prepara e inova nos cardápios para garantir uma experiência única ao cliente. Assim, se você é proprietário de uma padaria, lanchonete ou restaurante e quer montar um buffet de sopas e caldos, saiba que é possível sim! Basta seguir algumas dicas.

Uma das opções mais procuradas é a panhoca. O prato é simplesmente um pão recheado com os mais diversos caldos e sopas. Continue lendo este post para descobrir tudo sobre essa tendência do frio que vai fazer as vendas da sua padaria aumentarem bastante.

O que é a panhoca?

A panhoca é uma modelagem de pão arredondada, mais utilizada para este tipo de apresentação de produto, que pode ser recheada com diversos tipos de ingredientes, tais como creme de camarão, queijo gorgonzola, caldo de cogumelos e uma variedade de outras delícias.

Trata-se de uma receita perfeita para quem busca por uma refeição cremosa e quentinha. O pão é muito mais do que um simples recipiente nesse prato, especialmente por ser uma alternativa bem interessante para clientes que buscam curtir um dia mais frio com um toque requintado.

A sopa no pão é uma excelente maneira de se aquecer do frio e ainda garantir uma refeição com maior saciedade. Mostrar aos clientes essa opção pode ser uma jogada interessante para alavancar as vendas do pão usado nessa receita.

Qual é o tipo de pão mais usado?

É importante se atentar às tendências para ter sempre os produtos mais vendidos da época em seu estabelecimento. Sendo assim, vamos falar do pão perfeito para essa combinação tão deliciosa. Para uma a sopa no pão incrível, recomendamos o pão italiano.

Isso porque ele tem uma casca crocante e é bem macio por dentro. Sem dúvida, essas características fazem com que o pão segure o caldo ou a sopa escolhida sem vazar. Além do mais, por ter o miolo macio, fica mais fácil na hora de tirá-lo para acrescentar o recheio e também de consumi-lo, afinal ele tem aroma e sabor únicos.

E nada de desperdício! O miolo que você vai retirar do pão pode ser cortado em cubos, assado no forno e transformado nos famosos “croutons” que são perfeito acompanhamento para esta e outros tipos de sopas e caldos.

Existe uma característica bem importante do pão italiano: o sabor dele é um pouco mais azedo. Isso porque, é acrescentado o fermento natural, ou massa madre, fermentada por maior tempo e com maior teor de acidez. É devido a esses detalhes que o pão italiano ganha uma casca bem pronunciada.

Você também pode utilizar outros tipos de pães e o formato redondo é popular, mas nada impede que você utilize outros. As características necessárias para este tipo de serviço é que o pão precisa ser denso, casca espessa. Isto porque os macios e de casca fina provavelmente irão vazar na hora de colocar a sopa.

Como surpreender os clientes com a sopa no pão

Agora que você já sabe como a sopa no pão pode ser uma excelente ideia para atrair mais clientes e até mesmo incentivá-los a comprar o pão e fazê-la em casa, segue uma receita para conquistá-los de vez. Afinal, todo mundo ama um caldo de queijo cremoso, quentinho e delicioso.

Também pode ser utilizado os cremes de fondue, mas precisam ser servidos bem quentes, rapidamente e para consumo imediato, para que este não esfrie.

Caldo de Queijo Cremoso no Pão Italiano

Para essa receita, você vai precisar de:

  •  2 colheres (sopa) de manteiga;
  • ¼ de xícara (chá) de cebola ralada grossa;
  • ½ xícara (chá) de cenoura cortada em cubinhos;
  • ½ xícara (chá) de pimentão verde cortado em cubinhos; 
  • 4 colheres (sopa) de farinha de trigo;
  • 1 xícara (chá) de leite;
  • 1 litro de caldo de legumes;
  • 1 xícara (chá) de queijo ralado (queijo de minas ou parmesão);
  • sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • salsa bem picada a gosto;
  • cubinhos de torrada, ou os “croutons” feitos com o próprio miolo do pão;
  • 1 pão italiano.

 O preparo da receita não é tão difícil. Comece derretendo a manteiga em uma panela grande para então refogar a cebola, a cenoura e o pimentão. Depois disso, você precisará dissolver a farinha no leite para que fique mais fácil juntá-la ao refogado. Daí é só mexer.

O próximo passo é acrescentar o caldo de legumes aos poucos, mexendo sempre para adicionar o queijo. Use sal e pimenta para temperar e deixe tudo no fogo baixo até que o queijo derreta por completo.

Corte o pão italiano na parte superior em formato circular ou quadrado com uma faca de serra pequena, com cuidado para não furar as laterais nem o fundo. Remova o pedaço e reserve, podendo ser utilizado como “tampa” na hora levar à mesa. Extraia o miolo do interior e utilize-o para fazer os “croutons”. Leve o pão ao forno para que fique aquecido e sequinho.

Para finalizar, é só colocar esse caldo cremoso no pão italiano, acomodá-lo em um prato bem bonito e salpicar salsa e cubinhos de torradas para decorar na hora de servir.

Dicas para montar um buffet de sopas e caldos

Seja para aquecer o corpo ou para matar a fome, as sopas são sempre bem-vindas. E o melhor de tudo é que elas podem ser servidas em qualquer ocasião, seja no almoço ou na janta.

Para variar um pouco o cardápio, que tal servir um buffet de sopas e caldos? Assim, todos podem escolher a sopa que mais combina com seus gostos e preferências. Além disso, é uma ótima opção para quem está de dieta, pois há diversas receitas light e vegetarianas.

Com essas dicas, você já tem tudo o que precisa para preparar um buffet de sopas no seu comércio. A panhoca é o pão ideal para servir a sopa no pão, e boas receitas são o que não faltam em todos os meios. Além disso,  não esqueça de investir na apresentação do buffet. 

Antes de começar a servir, organize tudo na mesa para que fique bonito e convidativo. Isso fará com que seus clientes fiquem mais tempo no seu estabelecimento e, provavelmente, voltem outras vezes!

Gostou das dicas? Confira outras dicas interessantes para servir na padaria durante o inverno.

Fornos de Panificação
Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!