Torta escocesa de manteiga: como aumentar suas vendas com ela

Prática • ago. 08, 2022

Se você assistiu o desenho Pica-Pau, certamente conhece a torta escocesa de manteiga, mesmo que nunca tenha comido ou visto ela sendo vendida em algum lugar. Isso porque a ave mais famosa e amada da televisão era louca por essa sobremesa.

A torta escocesa de manteiga, conhecida também como Butterscotch , é feita com uma massa, geralmente de biscoito, creme de chocolate e o ingrediente principal: caramelo cremoso. A sobremesa leva esse nome, por ser inspirada, justamente, na Escócia.

Apesar do sucesso no desenho Pica-Pau, a torta escocesa de manteiga começou a chamar atenção no Brasil há poucos anos, mas, cada vez mais, está se destacando. Atualmente, é o carro-chefe de diversas docerias, confeitarias e está entre as sobremesas mais pedidas nos restaurantes.

Por que vender torta de manteiga escocesa é uma boa ideia?

Sucesso de vendas nos últimos anos, a torta de manteiga escocesa é uma das mais procuradas em docerias, confeitarias, cafés e restaurantes. Seja para ser consumida na hora ou para delivery.

Além de ser muito vendida, a sobremesa é uma ótima ideia para quem quer aumentar suas vendas e, consequentemente, seu lucro, pois é rápida, fácil e barata de ser feita.

Em média, dependendo da receita, o preparo da torta demora entre 1h30 a 3h, podendo gerar de 6 a 8 pedaços. Os preços costumam variar de R$ 10,00 a R$ 15,00. Devido ao valor acessível, o número de vendas pode ser alto, o que necessita planejamento no momento da produção.

Como fazer uma torta escocesa de manteiga ?

A torta escocesa de manteiga tem diversas receitas, mas todas seguem o padrão de uma massa de bolacha ou cookies, com chocolate e caramelo, entretanto, alguns cuidados são importantes durante o processo.

Outro cuidado importante é com o chocolate. Para evitar que ele passe do ponto, derreta-o de 30 em 30 segundos no micro-ondas. No momento de despejá-lo sobre o caramelo, é necessário atenção para que saia todo o ar do chocolate e ele fique nivelado.

Apesar da receita clássica ser com caramelo coberto com chocolate ao leite ou meio amargo, alguns locais já dão um toque único e especial para a torta de manteiga escocesa. É possível encontrar essa sobremesa com sabores de chocolate branco e até paçoca. 

A produção, se feita em grande escala, pode gerar sobras, mas isso não é problema. A torta pode ser armazenada em geladeiras e freezers. O congelamento da torta é uma possibilidade, permitindo que os descongelamentos sejam realizados de acordo com as demandas.

Quais equipamentos necessários para a produção?

A torta escocesa de manteiga não precisa de muitos equipamentos para ser feita, além dos que já são utilizados no dia a dia de uma cozinha industrial, com forno, fogão, micro-ondas, geladeira e freezer. Vale lembrar que os utensílios de cozinha, obviamente, também são necessários.

O forno é importante para o momento de assar a massa da torta. Quanto mais potente e maior, mais unidades poderão ser feitas de uma única vez. Já o fogão você vai utilizar para cozinhar o caramelo e, também, pode ajudar no derretimento do chocolate.

Entretanto, o micro-ondas profissional é o mais indicado para esse processo de derretimento do chocolate.

O resfriamento da massa, do caramelo e da torta pronta, que necessita do endurecimento do chocolate, pode ser feito utilizando um ultracongelador e você pode também congelar estas tortas inteiras já decoradas nele e mantê-las posteriormente no freezer e retirar conforme a demanda e até vendê-las para que os clientes levem para a casa. O armazenamento da sobremesa deve ser realizado em freezers.

Dicas que te ajudarão no momento de comercializar as tortas

Para entregar uma torta gostosa e de sabor inesquecível, você precisará utilizar produtos de qualidade, mas atenção no preparo do chocolate.

Para que ele fique sequinho, no processo de cobertura da torta , você deve utilizar as técnicas de temperagem ou de cobertura fracionada. Entretanto, para facilitar o trabalho, as marcas já oferecem chocolates que dispensam esta fase do processo.

Já na questão de armazenamento, a torta de manteiga escocesa pode durar até 10 dias, caso guardada em geladeira ou balcão refrigerado (0°C a 5°C). Se você utilizar o ultracongelador para congelar rapidamente o núcleo até -18°C, você poderá armazená-la até por 15 dias. Contudo o ideal é a fabricação semanal uma vez que você pode conseguir excelentes vendas com elas.

Acompanhe a receita da torta escocesa de manteiga

Como dito antes, a torta escocesa de manteiga segue uma receita, mas cada comércio pode e deve dar seu toque especial e único para a sobremesa, além das enormes possibilidades de novos sabores.

Entretanto, separamos a receita clássica para você acompanhar e acrescentar no cardápio do seu estabelecimento.

Os ingredientes para massa são:

  • 60 g de manteiga;
  • 45 g de açúcar refinado;
  • 120 g de farinha de trigo;
  • 30 g de açúcar mascavo; 
  • 20 g de chocolate em pó;
  • 16 g de castanhas trituradas;
  • 1 ovo.

Para o recheio:

  • 90 g de açúcar;
  • 40 g de manteiga;
  • 200 g de creme de leite;
  • 195 g de leite condensado;
  • 5 ml de essência de baunilha.

Para a cobertura:

  • 120 g de chocolate ao leite picado.

Modo de preparo:

Em uma tigela, misture a farinha de trigo, o açúcar refinado e o mascavo, o chocolate em pó e as castanhas. Logo em seguida, coloque a manteiga e continue misturando com as mãos até formar uma farofa.

Em seguida, bata o ovo, acrescente-o na mistura, mexa com as mãos e despeje a massa em uma forma forrada com papel manteiga. Deixe na geladeira por uns 15 minutos, até que o forno aqueça a 150°C . Antes de pôr a massa para assar, fure o fundo da mesma e leve ao forno por 8 a 12 minutos.

Para fazer o caramelo, coloque o açúcar em uma panela em fogo baixo até que ele derreta. Acrescente a manteiga e o creme de leite e, depois, a essência de baunilha e o leite condensado, mexendo até desgrudar da panela.

Coloque o caramelo sobre a massa e leve-a à geladeira ou freezer até que fique firme. Para a cobertura, derreta o chocolate no fogão ou no micro-ondas de 30 em 30 segundos. Quando estiver homogêneo, despeje-o sobre o caramelo e retorne a torta para geladeira ou freezer por 10 a 15 minutos.

Desenforme a torta e, para cortá-la, esquente uma faca em uma jarra de água quente e a seque, para que fique mais fácil de fatiá-la.

Como vimos, a torta escocesa de manteiga está em alta e você pode lucrar muito servindo essa tendência na padaria ou como sobremesa no restaurante. Ao realizar a produção, é importante optar por bons ingredientes para garantir a qualidade do produto final.

Gostou das dicas e que aprender a trabalhar com o chocolate profissional? Confira nosso guia básico sobre o assunto.

pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
MAIS POSTS
Share by: