Mercado: veja 7 dicas para momentos de incertezas no seu negócio

Mercado: veja 7 dicas para momentos de incertezas no seu negócio

mercado

Mercado: veja 7 dicas para momentos de incertezas no seu negócio

Você já parou para pensar quais os fatores compõem o preço de um produto no mercado? São os custos de produção, salários de funcionários, despesas fixas variáveis, lucro que se espera alcançar e valores praticados pela concorrência. Todavia, fatores externos também pesam nesta balança.

Em todo período da História, houve inúmeros momentos em que o quadro geopolítico e social influenciou negativamente a economia. Seja pela escassez de matéria-prima, câmbio ou instabilidades, estes reverteram ou na falta de produtos nas prateleiras ou a redução do consumo devido aos preços.

Por sua vez, estes fatores não são controláveis por pessoas ou instituições, por se tratar de variáveis macro que dependem de toda uma cadeia. Dessa forma, cabe ao empreendedor intervir dentro de seu próprio negócio para controlar os efeitos de um quadro global.

Com o intuito de auxiliar o empresário nesta tarefa, preparamos esta postagem com dicas para se garantir a sobrevivência do seu negócio em um cenário imprevisível.

Revisão de portfólio

Primeiramente, em momentos de indefinições, quando não se sabe a disponibilidade de determinados insumos e seu preço no mercado, a primeira alternativa é revisar toda lista de produtos. Considere o que pode ser retirado e substituído.

Principalmente aqueles que tem baixa procura, alto valor, menor margem, demandam muito tempo e complexidade de preparo ou alto índice de descarte.

Invista em produtos indispensáveis e acessíveis, de alta procura e volume de vendas, cujo fornecimento seja local ou facilitado. Privilegie o que é de produção própria e reavalie itens industrializados e de terceiros.

Acompanhe o mercado e faça uma boa gestão de compras

Comprar somente a mais ou menos, pode não ser a melhor alternativa. As compras precisam ser feitas de forma estratégica, de modo a contornar possíveis crises por falta de fornecimento ou variações.

A gestão de compras se baseia em atender a produção com o máximo de segurança e por custos sustentáveis. Neste momento de flutuações, a presença de um profissional especializado na área, poderá contribuir para aquisições acertadas.

Gestão de estoques

Além de comprar, é preciso administrar o quê, a quantidade e como tudo está armazenado, se há espaço suficiente, se as condições favorecem a conservação. Ademais, toda a movimentação, da entrada até a saída, tudo deve ser controlado e facilmente auditado.

Uma sugestão é se ter sempre uma área de separação ou pré-pesagem de ingredientes conforme receitas e produção que entregará somente o que será utilizado no dia evitando desperdícios.

Planejamento e controle da produção

Saber o quê, quantidade e como fabricar não é uma decisão aleatória. É preciso um planejamento cuidadoso. Uma boa sugestão é utilizar uma planilha eletrônica para saber a demanda diária média de cada produto conforme as vendas.

Desconsidere desta análise, datas comemorativas, feriados ou dias de vendas excepcionais, uma vez que o objetivo é levantar um patamar padrão em condições normais.

Eliminação de desperdícios

As perdas ocorrem em todas as fases do processo. Por isso, você precisa observar de ponta a ponta de toda a cadeia e ações precisam ser tomadas de imediato para contê-las. Há um belo dito que diz: “Que não se perca um só grão de arroz” e ilustra bem este pensamento.

Algumas perdas são visíveis como a de um produto acabado. Contudo, a maioria é “invisível”. Por exemplo, na panificação, alguém já contabilizou a farinha utilizada na cilindragem e que fica no equipamento e cai no chão? Ou o tempo gasto com operações totalmente manuais ou desnecessárias e movimentações excessivas? Vale a pena refletir.

Tecnologia em processos e métodos

Um dos maiores “ralos” dentro de um empreendimento são os métodos e processos utilizados que podem não ser os que garantam maior produtividade, qualidade e menor consumo de recursos. Além disso, é importante analisar se não existem novos modos de se fazer a mesma coisa de forma mais eficiente e eficaz.

Só para exemplificar, o ultracongelamento de pães ou de refeições, chamado Cook and Chill podem até zerar as perdas se corretamente aplicados. Pode-se buscar consultorias, treinamentos, escolas especializadas, outras ideias e é claro, equipamentos mais modernos como veremos a seguir.

Conheça as tecnologias em equipamentos disponíveis no mercado

Ainda que muitas pessoas acreditem que o investimento em boas máquinas tem valor elevado, ele retorna a curto, médio e longo prazo. Em outras palavras, ele traz produtividade, padronização, qualidade, rendimento e eliminação das perdas. Tanto para panificação, confeitaria quanto a gastronomia, tecnologias adequadas e bem dimensionadas, são essenciais nesse processo.

Só para exemplificar:

Na padaria:

  • Amassadeiras espirais: de bons fabricantes podem garantir até 2% a mais de rendimento por quillo de farinha devido a conformação do eixo espiral com o tacho.
  • Cilindros automáticos: eliminam o trabalho manual com automação via programação do processo de cilindragem e dispensa uso excessivo de farinha trazendo economia.
  • Divisoras: garantem a padronização do peso unitário e maior facilidade de conversão do rendimento da farinha em número de unidades de pães.
  • Grupos automáticos: trazem produtividade, velocidade, padronização, variedade e praticidade centralizando os processos de divisão e modelagem de pães alongados.
  • Fornos com maior automação e sistemas que economizam energia: sejam de convecção, lastro ou rotativos, sistemas mais modernos com programação de receitas e uso racional de energia.

Nos empreendimentos de gastronomia, temos os fornos:

  • Combinados: centralizam as funções de cocção, assar, fritar, grelhar ou gratinar podendo reduzir o uso de diversos outros equipamentos em uma cozinha profissional.
  • Micro-ondas: são mais potentes, rápidos e robustos que os domésticos auxiliando no atendimento rápido dos pedidos.
  • Speed Oven: fazem a finalização rápida dos alimentos favorecendo um serviço mais veloz e eficiente na frente de loja.

Para ambos

  • Ultracongelador: tanto para panificação quanto restaurantes, você pode utilizá-lo para preparar antecipadamente os alimentos. Com isso, o atendimento será sob demanda, facilitando o fornecimento, qualidade e eliminando as perdas, já que só se serve o que é solicitado pelo cliente.

Conclusão

Em suma, em momentos de indefinições do mercado, é fundamental informar, orientar e conscientizar a equipe sobre o quadro em uma visão ampla. Consultar e envolver toda equipe e ouça o que eles têm a dizer. Aproveite novas ideias que possam surgir em grupo. As pessoas podem ajudar a resistir a fases mais difíceis do seu negócio.

Por fim, veja também como promover o aproveitamento integral dos alimentos no seu restaurante e como o ultracongelamento pode ajudar. Continue a leitura.

Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!