fbpx

Eventos de panificação que você não pode perder!

Elas podem ser classificadas como o ponto de encontro dos empreendedores de um segmento. Podem também ser o local de lançamento de produtos e serviços. Mas a melhor definição para as feiras e eventos setoriais é que elas se tornaram ao longo dos anos o mais completo polo de negócios.

No ramo de panificação não é diferente. As feiras e eventos de panificação nacionais e internacionais são visitas obrigatórias para quem quer estar por dentro das principais tendências e novidades do ramo e ter um diferencial.

O post de hoje é especial. Listamos aqui os principais eventos de panificação internacionais, nacionais e alguns dos regionais dos quais você deve participar. Aproveite!

Nacionais

CONGREPAN

O Congresso Brasileiro da Indústria de Panificação e Confeitaria acontece bienalmente e esteve em sua 31ª edição em 2018, com uma temática sobre alimentação saudável aliada à inovação e produtividade. Reunindo inúmeros chefs renomados, jornalistas, artistas, entre outras personalidades de diferentes áreas, o CONGREPAN busca destacar a temática dos produtos panificados como boas opções saudáveis de alimentação.

Por meio de conteúdos técnicos trabalhados em oficinas e aulas-show, na próxima edição, o evento vai abordar também a urgente necessidade de automação nos processos de produção nas padarias e confeitarias.

A última edição do evento foi em setembro de 2018, em Costão do Santinho, Florianópolis, SC. O toque de lazer e entretenimento desse evento de panificação ficou por conta da localização: um resort repleto de opções para descontração e descanso. Esse é o tipo de congresso em que toda a família do empreendedor é muito bem-vinda!

FIPAN

Profissionais do segmento de rotisserias, buffets, padarias, restaurantes e supermercados devem garantir a sua vaga na Feira Internacional da Panificação, Confeitaria e do Varejo Independente de Alimentos. Realizada há 20 anos, ela é considerada um dos eventos de panificação e food service mais expressivos da América Latina. A FIPAN é destaque quando o assunto é efetivação de negócios. Além disso, esse evento é líder no número de visitação de empreendedores do segmento.

Na próxima edição do evento, a FIPAN vai destacar as novidades e as tendências em automação comercial, maquinário e equipamentos diversos, insumos e matérias-primas, embalagens e acessórios. A visita a essa feira pode ser um grande diferencial para quem busca a modernização no negócio. O evento está previsto para acontecer entre os dias 23 e 26 de julho de 2019, no Expo Center Norte, São Paulo, SP.

FISPAL

Nessa feira o público vai decidido a fechar negócios e firmar novas parcerias! Se esse é o seu caso, marque na agenda, pois a próxima edição da Feira Internacional da Alimentação ocorrerá de 11 a 14 de junho de 2019.

Com 35 anos de tradição, a Fispal reúne empreendedores da indústria de bebidas e alimentos. Um dos diferenciais desse evento é o catálogo digital que ele oferece. Por 12 meses, esse catálogo com informações sobre os expositores fica disponível no site, promovendo maior visibilidade para as empresas.

APAS

Atualmente, ela é considerada a maior feira supermercadista do Brasil. Isso faz do evento da Associação Paulista de Supermercados uma feira essencial para quem quer ficar por dentro das inovações desse ramo de negócios. A próxima edição da Apas acontecerá entre os dias 6 e 9 de maio de 2018, na Expo Center Norte, São Paulo, SP.

Representantes supermercadistas e das indústrias ligadas ao setor estão juntos para expor suas soluções, produtos e serviços. No evento há também realizações de congressos ministrados por personalidades nacionais e internacionais do varejo com a emissão de certificados.

Regionais

Além dos eventos nacionais, existem diversos eventos regionais os quais também são fortes e relevantes no ramo da panificação. Para ficar por dentro da agenda desses eventos, o ideal é sempre consultar os sindicatos, cooperativas e associações da sua região.

Algumas das feiras mais conhecidas são:

ACAPS

A Associação Capixaba de Supermercados também realiza feiras e convenções para os supermercadistas e empreendedores do setor de panificação. Com workshops, palestras e mesas redondas, a Super Feira Acaps Panshow busca criar um ambiente para novas parcerias e também promover capacitação e maior qualificação para os profissionais do setor.

A próxima edição desse evento de panificação será em setembro de 2019, em Serra, ES. Vale se programar e aproveitar a oportunidade para se capacitar ainda mais!

Super Rio Exporfood

A próxima edição da Super Rio é em março de 2019. Dá tempo com sobra para se planejar e conferir de perto esse evento realizado no RIOCENTRO, Rio de Janeiro, RJ. E, acredite, há muitos motivos para garantir a sua participação!

A Super Rio Expofood contempla os setores de conveniência, restaurantes, panificação, supermercadista, hotelaria, entre outros. Alguns números demonstram o tamanho da expressão desse evento de panificação no país: são 200 horas de palestras, 48 mil profissionais do setor de alimentação, 500 marcas expositoras, sem falar nas oportunidades de negócios e nos muitos lançamentos exclusivos de produtos e soluções em serviços.

Superminas

A última edição do Superminas também tem números animadores: R$1,86 bilhão em estimativa de volume de negócios! Diante do cenário econômico de crise, esse é um montante expressivo! Participantes de 650 cidades mineiras e de muitos outros estados marcaram presença e firmaram parcerias lucrativas.

Empresários do setor de panificação e supermercadista participaram de aulas show e muitas rodadas de conversas. No evento, a tecnologia teve espaço garantido com lançamentos de software para otimizar os custos do negócio e agilizar processos.

Com tantos atrativos, não deixe de pesquisar mais sobre a Superminas e programar sua participação para as próximas edições do evento!

Internacionais

Europain

Quando o assunto é panificação e confeitaria, se tem um lugar que nos vem à mente é a França, a terra dos pães e cremes. Toda essa tradição não se deu à toa. O setor de panificação e confeitaria francês é tão expressivo que esse país cedia a cada biênio a Europain, que é uma importante feira dedicada a este segmento. O evento é referência em todo continente europeu e atrai profissionais do mundo todo.

Com conteúdos interativos e bem pedagógicos, a Europain oferece aos visitantes e aos participantes uma programação vasta e de muita qualidade. Há intercâmbios entre os profissionais, laboratórios para experimentações, demonstrações, concursos etc. Quem já participou sabe que é uma experiência única!

IBA

Englobando os setores de processamento de alimentos, panificação e embalagens, a feira IBA é muito dedicada ao mercado de assados. Esse evento internacional acontece a cada 3 anos. Em 2018, a edição ocorreu em setembro, em Munique, na Alemanha. Apesar disso, vale muito a pena consultar o que aconteceu no evento.

Na última edição, a IBA apresentou as últimas tecnologias em fornos e equipamentos climatizados. A temática envolvendo matéria-prima também foi contemplada na feira: melhores ingredientes, farinhas, saborizantes e especiarias da panificação e demais assados.

NRA

A Feira de Alimentação e Hotelaria de Chicago, EUA, é um evento internacional que também vale a pena anotar na agenda. Prevista para maio de 2019, a NRA Show (National Restaurant Association) é uma ótima oportunidade para empreendedores do ramo de restaurantes e food service contatar novos fornecedores e trocar ideias sobre tecnologia, segurança de alimentos, inovações, sustentabilidade etc.

NAFEM

A North American Association of Food Equipament Manufactures é uma feira dedicada aos equipamentos do setor alimentício. O que há de mais moderno é lançado nesse evento bienal.

Para marcar na agenda!

É nas feiras setoriais que as lideranças do setor a que se destina se encontram, lançam conceitos, soluções e trocam experiências. Nas feiras também há fóruns, seminários, workshops e congressos sobre temas e questões que se despontam como forte tendência regional ou mundial.

Investir na participação das feiras e demais eventos de panificação deixará você mais bem preparado para conhecer e atender às demandas que surgem diariamente no mercado, e elas são muitas! Por isso, aproveite e anote na agenda esses eventos.

Você também pode ficar de olho nesses calendários para conferir os eventos que acontecem no Brasil: Calendário ABIP e Abrasel.

E deixe também o seu comentário! Queremos saber se você já participou de algum evento de panificação e como foi a sua experiência.

Facebook Comments

Blog Comments

Parabéns e muito obrigado pelas informações

Agradecemos Jefferson o feedback 😀

Deixe um comentário