Cursos de panificação no Brasil: saiba a importância na formação contínua de profissionais

  • Home
  • Panificação
  • Cursos de panificação no Brasil: saiba a importância na formação contínua de profissionais
cursos de panificação no Brasil

Sabe aquele pão quentinho, o bolo macio, os quitutes feitos com zelo e o cheirinho de uma padaria que você sente de longe? Pois bem, esse é o trabalho dos profissionais da panificação, um ofício que necessita de qualificação para oferecer um ótimo alimento que agrade o público. Uma boa empresa sabe que oferecer qualificação aos seus trabalhadores é um investimento. 

Então se você deseja trabalhar nesse ramo ou se é um empreendedor e quer oferecer uma formação para os seus funcionários, confira as melhores opções de cursos de panificação no Brasil que selecionamos especialmente para você.

A importância de investir na profissionalização dos colaboradores

A tecnologia está em constante evolução e, em vista disso, o mercado exige cada vez mais pessoas capacitadas para atuarem em determinadas áreas. Com a panificação não é diferente, pois esse alimento tornou-se popular no Brasil, principalmente a partir da década de 1950, com o aumento da industrialização nesse ramo. 

Contudo, um descuido muito comum de pessoas que começam a trabalhar na área da panificação é não ter conhecimentos sobre o mercado ou de boas práticas profissionais. 

Para contornar esse problema, é fundamental escolher um bom curso de panificação e, assim, o profissional estará apto para oferecer os melhores produtos  aos clientes e terá a agilidade necessária para produzir com eficiência e sem desperdício de alimentos.

Benefícios de fazer um curso de panificação

Ao se especializar nessa área, os colaboradores e a sua empresa adquirem várias vantagens:

  • maior segurança no processo de produção e diminuição dos riscos;
  • redução de custos e do desperdício de alimentos;
  • maior qualidade nos produtos;
  • aumento das chances de atrair a clientela e ganhar destaque no mercado.

Em geral, veja o que os cursos oferecem

Os cursos técnicos em panificação ou de padeiro profissional proporcionam os saberes necessários para uma boa atuação profissional. Se você tem interesse em um curso de panificação no Brasil, confira alguns saberes que normalmente estão inclusos nesses cursos:

  • trabalho em equipe;
  • uso dos equipamentos;
  • como fazer uma pesquisa de mercado;
  • controle de qualidade e testes laboratoriais;
  • organização da área de trabalho;
  • seleção da matéria-prima;
  • manipulação correta dos alimentos;
  • controle de estoques, custos e consumo;
  • contato com distribuidores e clientes;
  • instruções sobre aroma, textura e sabor;
  • conhecimento sobre as regulamentações acerca da higienização, saúde, qualidade do produto e respeito ao meio ambiente.

Sua equipe irá aprender o passo a passo com as dosagens corretas, o tamanho adequado de cada tipo de alimento e tudo que você precisa para gerar o resultado esperado.

Enfim, ao saber sobre todas as etapas do processo, a pessoa terá capacidade de atuar em diversos lugares, como padarias e indústrias, e terá formação técnica para a produção artesanal e industrial, de modo que os produtos sejam variados, visto que a diversidade é atrativa para o público. Veja a seguir opções de cursos nessa área.

Cursos brasileiros de panificação que valem a pena investir.

Os bons cursos profissionalizantes desse ramo alimentício oferecem a teoria e a prática de forma contextualizada, ou seja, relacionadas à realidade. É importante investir em um curso reconhecido e que, portanto, tenha certificado. Sendo assim, conheça três empresas que oferecem a formação como técnico em panificação ou padeiro profissional.

Levain Escola de Panificação e Confeitaria

A Levain oferta vários cursos nessa área e é, com certeza, a empresa mais conceituada da lista quando o assunto é panificação, além de intimamente ligada ao nome de seu fundador, Rogério Shimura, mestre de panificação condecorado internacionalmente. De acordo com o site oficial, os cursos oferecidos são divididos em três categorias: Panificação caseira, Panificação profissional e Padeiro master.

Powered by Rock Convert

A maioria têm matérias em comum, como higiene, segurança e uso de equipamentos. Os níveis variam do básico ao avançado e os pré-requisitos também são variados. Esses cursos preparam o profissional para atuar em vários ramos, como a produção de pães para hambúrgueres, festival italiano, pães orientais, oficina de donuts e cookies, panificação alemã e panetones, entre muitos outros.

Senai

Segundo o site oficial do Senai, o requisito mínimo para fazer o curso de Padeiro é ter o 6º ano do ensino fundamental. Já para o curso de Técnico em panificação, é necessário estar cursando ou ter concluído o ensino médio. 

A grade curricular comum entre os dois cursos inclui conteúdos como higiene e conservação de alimentos, panificação e confeitaria, conhecimento acerca das máquinas, equipamentos e utensílios, matérias-primas, processos de formação do alimento e embalagens.

O principal diferencial é que o técnico de panificação terá formação acerca do planejamento e controle do processo e sobre gestão e criação de produtos.

Senac

Conforme o site oficial do Senac, os cursos de Padeiro e de Formação básica em panificação têm como requisito a idade mínima de 16 anos e os anos iniciais do ensino fundamental completos. 

A formação básica em panificação tem o objetivo de proporcionar conhecimento sobre como criar recheios, a história da panificação, práticas de higiene pessoal, tipos de massas e formas de preparo, equipamentos e utensílios, dentre outros.

Além disso, é fundamental estudar sobre a legislação sanitária para ambos os cursos. No Senac, o estudante estará apto a buscar os melhores resultados com um ponto de vista crítico, colaborativo e preocupado com a sustentabilidade.

O compromisso com a instrução técnico-científica e, além disso, com a formação humana é um diferencial dessa empresa. São muitas opções e a principal vantagem é a formação específica nas áreas citadas como exemplo.

Considerações finais

Como você viu nesse post, é preciso ter mão de obra qualificada para garantir não somente a qualidade da produção, como também a excelência do atendimento aos consumidores.

Por isso, os cursos de panificação no Brasil são muito importantes para que o profissional atue com responsabilidade e se destaque nesse setor.Esse tipo de investimento aos colaboradores garante mais qualidade e agilidade na sua produção e, portanto, traz muitos benefícios, como vimos ao longo do artigo.

Confira também este conteúdo que explica a importância de oferecer treinamento online na sua empresa e ofereça uma formação completa, sua empresa só tem a ganhar!

Fornos de PanificaçãoPowered by Rock Convert

Facebook Comments

Deixe um comentário