fbpx

Ultracongelador: 5 motivos para investir em um!

Não é de hoje que os alimentos congelados se tornaram grandes aliados na agitada rotina dos consumidores. Afinal, a praticidade de adquirir um produto que vá direto do congelador para o micro-ondas conquista as pessoas que não têm tempo para cozinhar ou simplesmente não abrem mão de contar com mais facilidade no dia a dia.

Ainda que durante muito tempo a comida congelada tenha sido sinônimo de baixa qualidade, tanto em termos de sabor quanto de valores nutricionais, essa realidade já mudou. E um dos grandes responsáveis por essa transformação na forma de produzir alimentos congelados é a tecnologia dos equipamentos.

No post de hoje, vamos apresentar uma solução indispensável a qualquer negócio do ramo gastronômico. Estamos falando do ultracongelador — fundamental para garantir a qualidade dos alimentos e gerar ainda mais receita para o empreendedor.

Ficou interessado? Então, continue a leitura até o final e saiba como o ultracongelador pode colocar o seu negócio em outro patamar de competitividade!

O que é o ultracongelador

O ultracongelador é um equipamento de alta tecnologia que permite congelar alimentos de forma extremamente rápida e eficiente. Para se ter uma ideia, o aparelho permite que um alimento ainda quente tenha sua temperatura reduzida de forma brusca, chegando à temperatura de -18°C no núcleo em menos de 1 hora!

Freezer x ultracongelador

Em um primeiro momento, pode parecer que o ultracongelador se diferencia do freezer apenas pela rapidez em congelar os alimentos. No entanto, o maior ganho em utilizar esse equipamento é o resultado final dos produtos congelados.

No freezer, a temperatura dos alimentos é reduzida de forma gradativa, e isso faz com que, em alguns casos, seja necessário aguardar mais de 24 horas para se obter o congelamento completo.

A lentidão desse processo resulta em um grande problema: os líquidos e vapores de água presentes no alimento vão se transformando em cristais de gelo, que alteram a estrutura molecular dos alimentos. Isso impacta negativamente na textura, no sabor e, principalmente, na qualidade do produto congelado.

Ao descongelar um alimento que passou por esse processo, o excesso de líquido resultante do degelo leva embora parte do sabor, da cor e dos nutrientes do alimento. Outra grande desvantagem é que, em um congelamento lento, o crescimento bacteriano e as reações químicas e enzimáticas podem continuar acontecendo no alimento por um tempo, o que coloca em risco a saúde do consumidor final.

No processo de ultracongelamento, a água contida nos alimentos se transforma em microcristais — muito menores quando comparados ao congelamento comum. Essa tecnologia garante um alto padrão de qualidade aos produtos, uma vez que preserva a textura, os nutrientes e o sabor.

Além disso, o ultracongelador inibe de forma quase imediata o crescimento bacteriano e as reações químicas, preservando as características originais do alimento sem a necessidade de utilizar conservantes ou aditivos químicos.

Tendências do mercado de congelados

De acordo com o estudo Consumer Watch Express Shopper, 33% dos consumidores latino-americanos optam pelo consumo de produtos congelados, enquanto no Brasil esse número sobre para 61% dos compradores. Seguindo a mesma direção, dados divulgados pelo Sebrae indicam que o aumento na venda de pratos congelados entre 2013 e 2019 será de 85,4%.

Conveniência, praticidade e valores nutricionais são o que boa parte desse público consumidor tem buscado. Segundo a pesquisa Brasil Food Trends 2020, 34% dos consumidores brasileiros trabalham em período integral e dispõem de pouco tempo para cuidar da casa, dos filhos e da alimentação da família.

Tendo em vista esse cenário, fica fácil concluir que o mercado de alimentos congelados é promissor e só tende a crescer. Mas, para se destacar em um campo com alta concorrência, é necessário que o gestor invista em tecnologia, a fim de oferecer um produto congelado de alta qualidade.

5 motivos para investir em um ultracongelador

Como você viu até aqui, são inúmeras as vantagens do ultracongelador em comparação a um freezer ou congelador comum. A seguir, confira outros 5 motivos para você investir agora mesmo nessa tecnologia!

1. Saia na frente da concorrência

O ultracongelador tem se tornado uma ferramenta indispensável para a cadeia produtiva do congelado, uma vez que garante a produção de alimentos muito mais saborosos e nutritivos. No Brasil, seu uso vem crescendo exponencialmente em todo tipo de empreendimento voltado à indústria de alimentos, tornando-o fundamental para um negócio que deseja se manter competitivo.

2. Fique em conformidade com as normas de segurança

Como o ultracongelador interrompe quase que imediatamente o crescimento bacteriano e as reações químicas dos alimentos, ele se torna um grande aliado na garantia da segurança alimentar e qualidade dos produtos disponibilizados ao consumidor final.

3. Reduza os custos de produção

Por congelar os alimentos de forma extremamente rápida e eficiente, o ultracongelador proporciona grande economia de eletricidade, espaço, mão de obra e muito mais. Para potencializar os ganhos com o equipamento, mantenha a sua equipe treinada e desenvolva uma boa logística entre cozinha e setor de distribuição.

4. Inove os processos do seu restaurante

O ultracongelador pode ser utilizado também nos processos da cozinha, e não apenas para fornecer alimentos congelados ao consumidor final. Aproveite ao máximo o equipamento adiantando preparos do dia a dia. Dessa forma, a sua equipe consegue ganhar tempo durante o serviço e atender o cliente de forma muito mais eficiente.

5. Desenvolva produtos diferenciados

Devido à sua alta tecnologia, o ultacongelador dispensa o uso de conservantes e outros aditivos químicos. Essa pode ser uma grande oportunidade de oferecer alimentos congelados com um conceito fit, orgânico e gourmet.

Conheça as soluções da Prática

A Prática é uma empresa que desenvolve tecnologia de ponta para atender às necessidades crescentes dos clientes e os requisitos legais exigidos pelos órgãos de vigilância. Com equipamentos e prestação de serviço de alta qualidade, é uma excelente opção para você que busca adquirir um ultracongelador com baixo custo energético, segurança e robustez.

Como você viu, o ultracongelador já consolidou como um equipamento essencial para os empreendimento que desejam oferecer produtos de alto nível e se manter competitivos no mercado. Além disso, são um grande aliado na redução de custos e garantia de atendimento às normas de segurança alimentar.

Gostou deste texto e quer seguir acompanhando outros conteúdos relevantes para a sua área de atuação? Então, assine nossa newsletter e receba diretamente em sua caixa de e-mail muitas novidades!

Facebook Comments

Deixe um comentário