fbpx

Experiência do cliente em padaria: saiba como aprimorar a sua

Você se preocupa com a experiência do cliente em sua padaria? Se não, saiba que esse é um fator fundamental para melhorar a fidelização dos frequentadores e fazer com que eles se tornem promotores do seu negócio. Além disso, é uma forma mais humanizada de atuar no mercado e gerar um excelente retorno financeiro.

Quer entender melhor como a experiência do consumidor influencia nos resultados da sua empresa e o que fazer para utilizar isso a seu favor? Confira os detalhes, neste artigo!

Por que se preocupar com a experiência do consumidor?

A primeira pergunta que deve ter rondado a sua cabeça foi: mas, afinal, por que eu devo me preocupar com a experiência do cliente? Bom, a resposta é bem simples: porque as pessoas podem encontrar os mesmos produtos que você vende em qualquer padaria da cidade se não se sentirem bem atendidas no seu estabelecimento.

Preço e qualidade já não são mais o suficiente para gerar um diferencial. Os clientes querem perceber que o lugar se preocupa com eles e que preza por seu bem-estar, conforto e necessidades. Ofereça uma boa experiência e receba diversos benefícios em troca, como os que destacamos abaixo.

Aumenta a fidelização dos clientes

Todo mundo já passou por situações desagradáveis ao comprar algo. Quando o assunto é padaria, estamos falando de uma necessidade muito importante do ser humano, que é de saciar sua fome. Passar algum tipo de raiva nesse momento é ainda pior.

Do contrário, quando entramos em um estabelecimento e temos uma experiência positiva, a nossa percepção sobre o local muda completamente. Temos vontade de voltar mais vezes e até de comprar mais produtos do que o planejado. Dificilmente deixaremos de ir nessa padaria para ir em outra.

Atrai novos consumidores

Clientes satisfeitos e fidelizados atraem novos clientes. Eles falam bem da sua empresa todos os conhecidos e a notícia vai se espalhando boca a boca. Amigos, parentes e colegas de trabalho ficam curiosos para conhecer o estabelecimento e, na primeira oportunidade, fazem uma visita. Nesse momento, quando eles comprovam a qualidade do atendimento e todas as vantagens oferecidas, tornam-se novos fãs.

Cria um diferencial

Outro ponto de destaque é que a diferenciação no mercado está cada vez mais difícil de ser alcançada. As pessoas estão cansadas de serem tratadas como apenas mais um cliente, querem ser vistas como seres individuais. Quando nos preocupamos com a experiência do consumidor, a nossa forma de interagir com ele é bem diferente.

Como já foi dito, seus clientes podem encontrar os mesmo produtos que você vende em qualquer padaria da cidade, mas eles precisam ter um motivo satisfatório para escolher o seu estabelecimento. Se ele tem sempre uma boa experiência, os demais requisitos ficam em segundo plano, e sua marca ganha um importante diferencial frente à concorrência.

Como aprimorar a experiência do cliente em uma padaria?

Já entendemos por que a experiência do cliente é tão importante e quais benefícios que proporciona para o seu negócio. Agora, vamos aprender algumas formas de aprimorar esse quesito e obter ainda mais vantagens em sua padaria.

Torne a higiene prioridade e deixe que o cliente saiba disso

A higiene deve ser a prioridade número um de toda sua equipe. Não se trata apenas de cumprir as normas da Vigilância Sanitária, e sim de ter uma preocupação genuína com a segurança alimentar do local. E isso deve ser um hábito bastante transparente para os clientes. Eles devem notar, logo que entram, que existe esse cuidado.

Exija o uso de luvas, toucas e demais equipamentos de proteção dos funcionários, espalhe avisos pelo local informando as normas de limpeza e higienização e mantenha uma equipe específica para cuidar da manutenção das áreas comuns. Faça com que os consumidores percebem tudo isso de forma natural.

Invista na excelência do atendimento

O atendimento de excelência não é uma questão de dar bom dia e ser educado. Isso é o básico esperado por qualquer pessoa e sequer será notado. O diferencial vem quando sua equipe está preparada para ouvir e atender às necessidades dos clientes. Para isso, é fundamental que ela esteja motivada e engajada.

Lugares com um bom clima, no qual os funcionários se mostram felizes e satisfeitos, ganham muitos pontos na experiência positiva dos clientes. Invista em treinamentos, ofereça boas condições de trabalho e garanta que o seu time esteja pronto para transformar a sua padaria na melhor de toda a cidade.

Ofereça conforto e comodidade

O conforto é uma necessidade que, quando atendida, gera uma sensação muito boa nas pessoas. Em uma padaria, ele está relacionado à ocupação do espaço físico de forma geral. Isso inclui a quantidade e localização dos guichês, o dimensionamento dos caixas, a reserva de espaços para filas, entre outras questões.

Cuide para que os clientes possam se movimentar sem dificuldades no interior da loja, que eles sejam atendidos em um tempo razoável e que tenham um estacionamento acessível para utilizar enquanto fazem suas compras. Não se esqueça de contar com formas de pagamento variadas, como cartões de crédito, débito e vale-refeição, pois isso faz muita diferença para boa parte da população.

Mantenha variedade

Além das opções mais tradicionais, como o pão francês e alguns doces, invista em novidades e acompanhe as tendências do mercado.

Faça testes com seu público e procure verificar a aceitação de produtos diferenciados, como pães artesanais, por exemplo. Essa é uma excelente forma de entender os gostos e preferências dos seus consumidores, ao mesmo tempo em que não deixa seu negócio estagnar e perder a atratividade.

Existem diversas outras maneiras de aprimorar a experiência do cliente em uma padaria, mas, seguindo as dicas deste post, os resultados já serão bastante positivos.

Então, não perca mais tempo e comece a implementar algumas mudanças a partir de hoje. Pouco a pouco, você consquistará mais espaço no mercado e se tornará um empresário de sucesso!

Se esse é o seu objetivo, mas ainda tem muitas dúvidas e quer aprofundar seus conhecimentos no ramos de alimentação, conte com a nossa ajuda! Assine nossa newsletter e receba conteúdos relevantes como este em seu e-mail.

Facebook Comments

Deixe um comentário