Fornos turbo: como os produtos da Prática podem te ajudar?

Forno Turbo

O mercado de food service vem crescendo a passos largos, muito por conta das inovações tecnológicas em equipamentos e do desenvolvimento de novas técnicas de produção, o que desemboca em margens de lucro atrativas e maior capacidade de fidelização nos estabelecimentos. Um exemplo desse processo evolutivo é a comparação entre os fornos tradicionais e o mais moderno, conhecido como forno turbo.

Você ainda não trabalha com esse tipo de equipamento em sua padaria, bar, lanchonete ou restaurante? Então descubra a seguir como essa tecnologia pode fazer a diferença em seus resultados!

Já ouviu falar em forno turbo?

Forno turbo é o nome conferido ao forno dotado de uma turbina para distribuição homogênea do ar quente dentro de sua câmara, facilitando o processo de transmissão de calor ao alimento.

A convecção térmica, ou simplesmente convecção, é o processo de transmissão de calor por um meio. Por isso, os fornos turbo são classificados como um fornos de “convecção forçada” enquanto os fornos normais são de “convecção natural” e lenta.

Além da turbina, esse equipamento também se diferencia dos fornos tradicionais pelo controle de temperatura de alta performance, eliminando variações que afetam a qualidade dos produtos.

O resultado dessa tecnologia é a melhor distribuição do calor dentro da câmara, favorecendo a coloração uniforme dos produtos e possibilitando a colocação de mais assadeiras sobrepostas, o que significa aumento de produtividade e economia de energia.

Mas não se trata apenas de velocidade. A diferença de qualidade entre um produto feito em um forno tradicional e um por convecção forçada, por exemplo, é nítida. A disseminação homogênea de vapor quente na câmara faz com que o alimento seja assado uniformemente: é o fim daquela frustração de ter que entregar ao cliente algo mal assado.

É importante lembrar, aliás, que um forno tradicional faz o assamento ou cozimento por transmissão de calor lenta do meio para o produto e com variações em algumas partes como as mais próximas da fonte de calor. Isso significa que, ao longo do preparo, o profissional terá que abrir o forno várias vezes para virar o produto, o que, por si só, já compromete a qualidade do assamento já que ocorre também a troca de temperatura com o ambiente externo.

Destaca-se também que o forno turbo tem uma amplitude de temperatura mais extensa e precisa (uso de sensores), enquanto um forno convencional as vezes não consegue atingir ou a temperatura que se acredita estar, não é a verdadeira.

A estabilidade termostática permite também que o alimento seja preparado a temperaturas menores, evitando queima, o que representa preservação de sua composição molecular, e ,por consequência, de suas propriedades nutricionais.

É por toda essa eficiência que os profissionais de bares, padarias, lanchonetes e restaurantes líderes de mercado preferem trabalhar com assamento ou cozimento por convecção forçada, essencial para quem não abre mão de bons equipamentos para panificadoras e demais empreendimentos.

O que pode ser preparado no forno turbo?

Por terem melhor desempenho na distribuição de temperatura e possibilitarem mais assadeiras sobrepostas, além de serem menores e mais potentes que os fornos convencionais, ocupam menos espaço e a tecnologia avançada desses equipamentos promovem grande versatilidade.

Toda linha de produtos de padaria e confeitaria podem ser feitos nestes fornos com produtividade e qualidade muito maiores! Os tamanhos variam desde fornos pequenos de balcão até fornos abastecidos por carros. 

O bom e velho pão francês, por sua vez, sai da câmara com casca crocante e dourada, miolo branco e macio, aroma suave e sabor inconfundível, virtudes que explicam por que esse tipo de equipamento se tornou essencial no mercado de panificação.

Quais as principais diferenças entre os modelos Miniconv Tradicional e Classic Programável da Prática?

Engana-se quem acha que fornos profissionais de alta performance só existem maiores e destinados a grandes empreendimentos.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Os fornos de convecção Miniconv Tradicional e Classic Programável, da Prática (referência nacional em equipamentos para produção de alimentos), são exemplos de fornos turbo de convecção forçada compactos. Estão entre os mais modernos do mundo em seu setor. Para entender as diferenças entre eles, entretanto, é preciso, primeiramente, conhecer as semelhanças.

Similaridades

Uma das semelhanças entre esses dois tipos de forno de convecção de alta tecnologia é que ambos ocupam pouco espaço, o que faz diferença no mercado de alimentação, fortemente afetado pelos altos custos do aluguel e pela necessidade de aumentar a produção, reduzindo espaço.

Os dois modelos também são voltados a padarias, cafés, lanchonetes, lojas de conveniência e apoio em restaurantes e instalações que se destinam a servir a todo momento. Além disso, ambos têm:

  • capacidade para 4 assadeiras 35x35cm;
  • isolamento de alta performance (sem perda de calor, o consumo energético é drasticamente reduzido);
  • construção 100% em aço inoxidável (não apenas as partes externas);
  • aquecimento por resistências de alto desempenho;
  • tecnologia de ponta em controle e monitoramento automático de temperatura;
  • empilhável: máximo 1 equipamento (1 + 1);
  • uso eficiente de energia;
  • funcionamento elétrico e não a gás (que impõe riscos com emissão de monóxido de carbono em locais fechados e exige homologação do Corpo de Bombeiros);
  • 1 ano de garantia para peças e mão de obra (exceto itens de desgaste natural).

Diferenças

Ok, mas e as diferenças? Como saber qual modelo é ideal às características do meu estabelecimento? A lista abaixo vai ajudar você a encontrar as respostas.

Controle de temperatura

A amplitude de temperatura do Miniconv Tradicional vai de 0°C a 210°C. Já o Miniconv Classic Programável tem controle de temperatura variando entre 30°C e 230°C.

Armazenamento de receitas

Diferentemente do Miniconv Tradicional, o Classic Programável Prática Br consegue armazenar até 100 receitas com até 4 passos cada + 1 passo de pré-aquecimento (o modelo programável dispõe também de conexão USB para importação e exportação de receitas).

Enquanto o Miniconv Tradicional permite apenas a programação prévia do tempo e da temperatura, a versão programável dá mais automação ao processo produtivo.

Você programa primeiro a temperatura de pré-aquecimento do forno, depois ajusta a temperatura de assamento e pode ainda programar uma parada da turbina. Uma vez que toda essa configuração esteja gravada, você pode reutilizá-la sempre que voltar a trabalhar com uma mesma receita. Basta digitar seu número!

Versões

O Miniconv Tradicional é comercializado apenas na versão inox, enquanto o forno de convecção programável traz versão Inox e Black. Este último modelo também tem iluminação interna, ajudando na apresentação dos produtos ao cliente já durante o preparo.

Como esse tipo de forno ajudará seu negócio?

O forno Miniconv foi projetado especialmente para ser, ao mesmo tempo, compacto e com interessante capacidade de produção (as 4 assadeiras possíveis já indicam esse caminho).

Produtos como browniessuspiros, pães de queijomacarons, pães-de-ló finos, massas folhadas, cupcakes, esfirraspetit four e bem-casados ficam perfeitos nele!

Tanto pelo design arrojado quanto pela sofisticação no acabamento, esses aparelhos modernos são ideais para frente de loja, para produção contínua de pequenas quantidades ou para locais onde não se produz, e você só assa o que recebe — congelado, pré-assado ou fermentado e assado no local.

Embora racionalizem ao máximo o espaço interno, tais fornos são mais adequados a quem tem produtividade diária não muito intensa. Para grandes estabelecimentos, com demanda mais volumosa, é recomendável ter um forno  para a frente de loja e outro maior para o trabalho na área de produção.

No entanto, um forno automatizado, como um Miniconv Classic Programável, oferece uma variedade de recursos. Assim, se seu estabelecimento está mais para uma boulangerie do que para uma panificadora de grande porte, um equipamento de de ponta é o que você precisa para otimizar e qualificar seu atendimento na frente da loja.

Um exemplo da versatilidade do modelo de convecção programável pode ser visto no trabalho com produtos finos e doces delicados, como macarons e bem-casados. A possibilidade de programação de desligamento da turbina permite que você trabalhe com excelência no preparo de itens de confeitaria mais frágeis, evitando a formação de superfície ressecada em um suspiro, por exemplo.

Quer dar um upgrade na qualidade de sua produção, reduzir custos com energia e tornar seu estabelecimento mais atrativo (com produtos quentinhos sendo feitos na frente de loja)? Então entre agora em contato conosco e conheça toda linha de fornos e outros equipamentos de ponta para produção de alimentos!

Fornos de PanificaçãoPowered by Rock Convert

Facebook Comments

Blog Comments
Avatar

Boa tarde,
Para montar um Delivery para fornecermos refeições simples e saudáveis, fazer um pão caseiro hora ou outra e poder congelar, quanto seria o investimento. E se posso também adquirir esses equipamentos usados que sei que vocês tem para vender pois entram na troca de produtos novos, ou se tem a opção de aluguel desses equipamentos, necessito dessas informações para poder avaliar custo benefício e saber o que melhor atende nessa atual situação de mercado.
Att,
Pedro

Prática

Olá, tudo bem? Entre em contato conosco através do e-mail sac@praticabr.com ou no whatsapp 35 3449-1213 . Aguardamos seu retorno 🙂

Deixe um comentário